>>Em todos os esportes, tivemos certos times que marcaram época. No nosso amado futebol americano não foi diferente. Diversos times – não importando o motivo – marcaram a história desse esporte. E o St. Louis Rams, no período de 1999 até 2001 foi um deles.
 |
| Lendária equipe de St. Louis em ação |
Tom Brady é um dos maiores QB’s que a liga já teve. Isso é inegável. E qual a semelhança entre Brady e Kurt Warner, o QB dos Rams nesses três anos? Simples. Os dois surgiram no cenário da NFL após contusões dos titulares das suas equipes. No caso de Brady, foi Drew Bledsoe o machucado. Com Warner, foi Trent Green que se machucou num jogo da pré-temporada contra os Chargers. A oportunidade surgia.
Agora, a pergunta: O que tinha de absurdo nesse ataque? E a resposta é simples: Talento, muito talento, velocidade e explosão. Era o segredo do time de St. Louis
Warner contava com um corpo de grandes WR’s. O rookie Torry Holt, Isaac Bruce, Az-Zahir Hakim e o veterano Ricky Proehl. E o RB da equipe era nada mais nada menos que Marshall Faulk, MVP da temporada de 2000 e que integra o Hall da Fama. Não tinha como esse time não brilhar.
Inicialmente, esse ataque não era conhecido pela alcunha usada hoje em dia. O apelido dado nas primeiras semanas de 2000 (sim, o apelido surgiu em 2000) era “The Warner Brothers”, uma brincadeira com o estúdio da “Warner Bros.”. Só mais tarde que “The Greatest Show on Turf” fora usado.
E o que justifica esse apelido é a grande quantidade de recordes que essa equipe quebrou. Além de ser o único time a marcar mais de 500 pontos por três temporadas seguidas, lideraram as jardas aéreas da temporada de 1999 (4,580), jardas por tentativa de passe (8.64), passes para TD (41) e total de jardas ofensivas (6,639).
Em 2000, lideraram a NFL em jardas totais de novo (7,335), passes completos (380), jardas aéreas (5,492), jardas por tentativa (9,36), passes para TD (37), TD’s corridos (26) e jardas por carregada (4,87). E finalmente em 2001, lideraram novamente a liga em jardas totais (6,930), passes completos (379), jardas aéreas (4,903), jardas por tentativa de passe (8.90), passes para TD (37) e TD’s terrestres (20). Simplesmente sensacional.
 |
Torry Holt comemorando TD
E um ataque como esse não poderia ter ficado sem um título. Em 1999, os Rams foram ao Super Bowl e nele enfrentaram o Titans, do QB Steve McNair. E venceram por 23x16, no jogo que ficou conhecido pelo “One Yard Short”, onde o WR de Tennessee Kevin Dyson foi tackleado pelo LB dos Rams, Mike Jones, a uma jarda da endzone e do provável empate do jogo. Título para St. Louis. |
Em 2000, os Rams registraram 10-6 na temporada regular e caíram no wild-card game para os Saints, graças a ruim defesa que o time de St. Louis tinha.
Em 2001, com Kurt Warner no melhor de seu futebol, os Rams chegaram ao Super Bowl de novo, e enfrentaram nele os Patriots de Tom Brady. Vitória dos Patriotas com um Field Goal de Adam Vinatieri não restando nada no cronômetro. Acabava naquele Field Goal a era de um dos melhores ataques que essa liga já viu.
Muitos, claros, são os segredos dessa equipe. Mas, por mais que Kurt Warner fosse, à época, praticamente um rookie, não o era. Turf em inglês é algo como tapete/piso dos estádios de futebol americano que eram cobertos - e que, por isso, não tinham grama. A "Astroturf" foi a primeira alternativa à grama. Seu nome é oriundo do primeiro ginásio onde foi utilizada, o Astrodome em Houston. Tá, mas o quê isso tem a ver com Kurt Warner? Lembra-se que ele jogou na Arena Football League? Então, lá o ambiente era o mesmo. Ginásios, aquele mesmo piso, pouco espaço para passes. Foi o que Warner encontrou com o Rams em 1999.
O legado deixado por esse time dura até hoje, com o estilo de jogo que o coordenador ofensivo da equipe em 1999 e Head Coach em 2000/2001, Mike Martz (hoje no Bears) utilizava. E os atletas que criaram esse magnífico grupo marcaram história e serão sempre lembrados e entraram para a história da liga.
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.