NFL Buffalo Bills Miami Dolphins New England Patriots New York Jets Baltimore Ravens Cincinnati Bengals Cleveland Browns Pittsburgh Steelers Houston Texans Indianapolis Colts Jacksonville Jaguars Tennessee Titans Denver Broncos Kansas City Chiefs Oakland Raiders San Diego Chargers Dallas Cowboys New York Giants Philadelphia Eagles Washington Redskins Chicago Bears Detroit Lions Green Bay Packers Minnesota Vikings Atlanta Falcons Carolina Panthers New Orleans Saints Tampa Bay Buccaneers Arizona Cardinals St. Louis Rams San Francisco 49ers Seattle Seahawks
Notícias Agora :

[NCAA] Joe Paterno está sendo desrespeitado?

Por MD >>>


E que comece, pois, nossa coluna sobre a NCAA. Aguarde grandes textos sobre o College em TC!


Joe Paterno é, sem dúvidas, um dos maiores treinadores da história dos esportes americanos, ficando em 13° lugar em uma eleição da SportsNews de 2009. Com 409 vitórias na carreira é o maior treinador da história do college football, estando inclusive no College Football Hall of Fame. Head coach da Universidade de Penn State há 46 anos, Paterno foi a 37 bowls e ganhou 24 destes, sendo dois deles o campeonato nacional (Durante muito tempo, alguns bowls revezavam no posto de National Bowl, este que agora é representado pelo BCS National Bowl), além de sair vencedor da Big10 por 2 vezes desde 1993, quando a equipe passou a integrar essa divisão. Ainda, terminou a temporada no top 10 nacional em 29 temporadas. 


Pois bem, Jerry Sandusky foi coordenador defensivo da Penn State entre 1969 e 1999 e, veja, foi preso e acusado em 40 processos por pedofilia e outros crimes. Porém essa história não era segredo para todos, voltando um pouco mais atrás... em março 2002, Mike McQueary foi a sala de Paterno dizer que havia visto Sandusky abusar de um garoto de 10 anos no chuveiro do vestiário dos times de futebol. Joe por sua vez, repassou ao diretor da atlética e vice presidente da faculdade Tim Curley a história que chegou até ele. E a história parou por aí até que em 2009 o pai de uma vítima de Sandusky foi a justiça contar sobre a violência contra o filho e as investigações que culminariam com a demissão de Paterno começaram a ganhar fôlego. 


Nem Paterno, nem Curley, nem McQueary disse nada a polícia, por quê? Será que Paterno fez tudo que estava ao seu alcance e não era seu papel relatar a polícia? Ou será que Joe tentou proteger seu amigo e colocou pano quente sobre o assunto?


E assim começou uma guerra de opiniões sobre o ato de Paterno e, sobretudo, a sensação de que Paterno preferiu proteger seu amigo e a Penn State de sérios problemas ao invés de cuidar do problema de uma criança. Em 8 de novembro, estudantes se reuniram na frente da casa de Joe para mostrar seu apoio ao treinador. Mas mesmo perante essa demonstração de carinho e confiança no treinador por parte dos torcedores, Paterno decidiu, no dia seguinte, se aposentar no fim da temporada corrente. Porém para o conselho administrativo da Penn State essa atitude não foi suficiente para conter a opinião pública e temendo que a imagem da universidade fosse ainda mais prejudicada o demitiu imediatamente, e pasmem, por telefone e ele se juntou a Curly e Schultz que também se demitiram (ou foram demitidos) por conta do caso Sandusky. Na mesma noite Tom Bradley (sucessor de Sandusky como coordenador defensivo) foi escolhido como head coach interino até o fim desse ano.

A notícia da demissão de Paterno causou uma onda de violência dentro do campus de Penn State, quando vans de emissoras foram destruídas e o conselho de administração da faculdade foi imensamente criticado por cerca de 10 mil torcedores, principalmente, por demitir o lendário treinador por telefone, ato que foi considerado de extremo anti-profissionalismo. 


E como tudo que está ruim pode piorar, foi noticiado que Joe está com um câncer de pulmão curável, mas neste momento o que podemos dizer do futuro de Paterno? E assim, parece acabar a carreira de um dos mais celebres treinadores da história do college football. Com acusações e não com vitórias. Com visitas a juizes e não a ex-jogadores. A pergunta que fica no ar é: Este caso, pode acabar com a historia que Joe Paterno construiu?





The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que 
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL 
até curiosidades históricas das mesmas.


Compartilhe este Artigo :
 

© Copyright BACKUP The Concussion 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com .