>> Por RM
Mais um #MNF e desta vez clássico da NFC norte: Green Bay Packers e MinnesotaVikings. Os empacotadores são os invictos do ano: 8-0 e vão para os playoffscomo favoritos. Já os Vikings não querem mais nada neste ano. Não lutam porplayoff e nem tem uma boa perspectiva para o futuro. Claro, seu QB ChristianPonder parece ter futuro. Mas, para hoje, o que se tem é apenas uma equipe quetem no jogo corrido sua única saída.
As duas franquias tem umaestatística interessante no quesito Super Bowl: Minnesota já foi quatro vezesao superbowl e saiu derrotada de lá todas as vezes. Enquanto isso, Green Bay jáesteve presente no maior evento esportivo do mundo cinco vezes e ganhou quatro.
Falando mais um pouco destahistórica rivalidade, temos que seus primeiros registros se deram no ano de1961. E estamos falando de uma das maiores rivalidades da NFL, pois as duasequipes são muito próximas: Muitos jogos, muitas decisões de conferência... E,sobretudo, a rivalidade entre os estados Minnesota e Wisconsin que abrigam asduas franquias e duelam em todos esportes americanos! Os números gerais doconfronto mostram: 52 vitórias dos Packers e 48 dos Vikings. O equilíbrio reina!
Ano passado, os Vikings vinham de uma boasequência de vitórias contra os Packers, porém, acabaram perdendo num jogoemocionante. Brett Favre, vestindo a camisa dos Vikings, sofreu três interceptaçõesdurante o jogo e faltando 57 segundos para o fim do jogo lançou Percy Harvin,no que parecia ser um TD. Porém, arevisão mostrou um pé de Harvin fora do campo, anulando o TD e dando a vitóriaaos Packers: 28-24. Todos sabem como os empacotadores terminaram essatemporada...
Vamos então ao Monday Night Footballda week 10:
E de início a bola saiu com osVikings que não avançaram nada e foram para o punt. E enquanto Rodgers sepreparava para entrar em campo, Randall Cobb agarrou o punt e retornou até aEndzone. Frustrou a preparação de Rodgers e abriu o placar. Logo depois, outroTD dos Packers: A-Rod para Jennings num passe de 24 jardas. Enquanto isso, dolado dos Vickings muitas tentativas de jogo corrido, o que é previsível. JaredAllen foi o destaque, com um sack e vários tackles pontuais.
![]() |
| Clay Matthews comemorando sack efetuado |
E no segundo tempo, será quehaveria espaço para uma melhora dos Vikings? Até existiu. Os Packers pisaramum pouco no freio e deixaram alguns espaços para Ponder e companhia. Para a tristezados torcedores dos Vikings este espaço foi ocupado com turnovers e faltas.Christian Ponder até melhorou seu jogo e superou as 100 jardas, mas foi muitopouco efetivo. Ainda por cima, sofreu uma interceptação ridícula. Os Packersforam administrando e conseguiram um FG de 25 yds.
No fim das contas os Vikings atéterminaram a primeira parte com mais jardas, mas foram pouco efetivos: Como jádito, faltas e turnovers. Além do mais foram quase 20 tentativas de corrida sóno primeiro tempo, para os Vikings. Em situações limites, fica óbvio que afranquia de Minnesota apelará para o jogo corrido.
O terceiro quatro começou assimcomo o primeiro: Pressão dos empacotadores. 4ª descidas, fugidas do pocket, playactions... Tudo que se tem direito! Rodgers para Nelson e 24x0 e menos de 5minutos! Para não se tornaram maçantes, os Packers resolveram cometer umturnover: Cobb, que havia corrido 80 yds para TD, sofreu um fumble próximo asua Endzone ao retornar um punt. Adrian Peterson não perdoou: Touchdown. Logoem seguida, Aaron Rodgers não gostou nadinha de ter sofrido um TD e entrou emcampo raivoso, levando os Packers de forma fácil e simples a outro TD. Destavez foi um passe para John Kuhn, o full back. Até então, Rodgers já haviapassado para 8 recebedores diferentes, 229 jardas e 3 TDs. A verdadeiradefinição da palavra massacre.
![]() |
| John Kuhn comemorando entrada na Endzone |
O último tempo não foi diferente dos demais:Packers atropelando! A-Rod para Jordy Nelson e mais um TD, o quarto de Rodgers!38x7. A situação estava tão fácil que A-Rod foi movido para reserva. E o nossoleitor pode pensar “aí os Packers pararam, não?”. Não. Matt Flynn levou seutime para a Endzone, correndo e passando! Outro TD e já eram 45x7.
Fim das contas: Temos muito mais que umfavorito, temos um novo dream team. Os Packers vão indo bem em todos ossetores. Até mesmo a corrida, que era apontada como ponto fraco vem seacertando, aos poucos. Lions, Bears e Vikings lutam por wild card e só. Pelolado de Minnesota muitos defeitos: Secundária fraca, não consegue exercerpressão no QB, jogo aéreo fraco, STs fracos, excesso de turnovers e excesso defaltas. Porém, o principal problema a se resolver é a falta de opções. Sóexiste o jogo corrido para o time de Wisconsin. Assim fica fácil para o adversárioprever as jogadas! De um lado o show-team e de outro o run-team.
>> Equipe da Rodada: Green Bay Packers
>> Quarterback da Rodada: Tom Brady
>> RB/FB da Rodada: DeMarco Murray
>> WR/TE da Rodada: Rob Gronkowski
>> Equipe Fênix da Rodada: Seattle Seahawks
>> Defensor da Rodada: Terence Newman
>> Equipe Fail da Rodada: Philadelphia Eagles
>> Quarterback Fail da Rodada: Matthew Sttaford
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.

