NFL Buffalo Bills Miami Dolphins New England Patriots New York Jets Baltimore Ravens Cincinnati Bengals Cleveland Browns Pittsburgh Steelers Houston Texans Indianapolis Colts Jacksonville Jaguars Tennessee Titans Denver Broncos Kansas City Chiefs Oakland Raiders San Diego Chargers Dallas Cowboys New York Giants Philadelphia Eagles Washington Redskins Chicago Bears Detroit Lions Green Bay Packers Minnesota Vikings Atlanta Falcons Carolina Panthers New Orleans Saints Tampa Bay Buccaneers Arizona Cardinals St. Louis Rams San Francisco 49ers Seattle Seahawks
Notícias Agora :

[DOC NFL] Desmistificando o Ravens de 2000

Algumas pessoas consideram o Baltimore Ravens de 2000 como uma das melhores defesas de todos os tempos. Uma das dez melhores é, com certeza. Mas a melhor? Não. Vou provar o porquê.

Primeiro de tudo: não, eu não torço para o Steelers. (risos). O que quero neste texto é provar que aquela defesa era boa - mas nem tanto como pregam.

Para você que pegou o bonde andando: Aquela defesa de Baltimore é uma das melhores defesas de todos os tempos. Eddie George, um dos melhores running backs da época assim a definiu:

"Para jogar contra o Ravens você tinha que usar mais proteção, mais equipamentos. Isso diz tudo".

A essência daquela defesa estava num 4-3 matador. Matador de ball carriers, isso porque o miolo da DL contava com o hoje comentarista da FOX, Tony Siragusa. Ademais, o MLB daquele time você bem conhece: Ray Lewis.

Isso simplesmente faz com que essa defesa seja, sim, uma das melhores. Sobretudo no que diz respeito a parar o jogo corrido. Que HB em sã consciência colocaria seu corpo em risco (e a bola também, por que não) ali no meio? A defesa era dura. E era solidária. Via-se vários gang tackles. Quer números? Essa defesa tem dois records:

  • Menos pontos cedidos numa temporada com 16 jogos.
  • Menos jardas cedidas pelo chão numa temporada com 16 jogos.
Aí, quando o time não consegue correr o que acontece? Ele passa a bola. E quando você passa a bola e tem Rod Woodson como FS e Chris McAlister como CB na secundária, a coisa complica. É aí que o Ravens vencia as partidas no início da década. Mais do que isso, é com a defesa que o Ravens vencia as partidas àquela época. 

Isso porque houve cinco jogos seguidos nos quais o ataque não marcou um touchdown que seja. Nesses, o Ravens venceu dois. Como é possível um negócio desses? Sua defesa consegue superar o ataque adversário e o seu próprio ataque. Nos playoffs, pois, a defesa de Ray Lewis mostrou sua real força. Durante todos os playoffs, Baltimore cedeu 23 pontos. Somados. E apenas um touchdown. No Super Bowl XXXV, a consagração: 0 TDs, 4 Sacks e 5 turnovers, liderados pelo MVP da temporada - Ray Lewis - a esmagar o Giants.

Os dois trunfos dessa defesa são:

- Shutouts na temporada regular, apenas 23 pontos durante todos os jogos de Playoff, Record de menos pontos e menos jardas cedidas pelo chão
- Levar Trent Dilfer (pééééssimo QB) ao Super Bowl.

Mas, acima de tudo, devemos - como diz o título deste artigo, olhar por trás da cortina de fumaça. E por que digo isso?

Porque os Quarterbacks que o Ravens enfrentou naquela temporada estão entre os piores de todos os tempos. Do Browns, o rookie Spergon Wynn. Do Chargers o ABSURDAMENTE HORRÍVEL Ryan Leaf. Kent Graham com o Steelers. Doug Peterson com o Browns novamente e outro bust épico, Akili Smith. Sobretudo, o Ravens não enfrentou nenhum QB All-Pro na temporada regular. 

Assim sendo, o Ravens de 2000 é sensacional. É uma das melhores defesas de todos os tempos. Mas nunca será melhor que o Steelers da década de 1970, que o Packers da década de 1960 e, mais do que todos, do Bears de 1985.

>> AC, Editor Chefe The Concussion

The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que 

abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL 

até curiosidades históricas das mesmas.

 
>> Se você quiser escrever um texto e quer que ele seja publicado, mande para gente em contato@theconcussion.com !
 
>> Participe do único e exclusivo Fórum sobre NFL no Facebook: www.facebook.com/groups/288334057875424/
 
>> Não esqueça de participar de nossa promoção no Twitter, o prêmio é uma camiseta do New York Jets!  Segue o regulamento: www.theconcussion.com/2011/12/off-regulamento-da-promocao-concussion.html


Compartilhe este Artigo :
 

© Copyright BACKUP The Concussion 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com .