Você provavelmente já ouviu falar ou já leu em algum lugar alguma coisa sobre a Canadian Football League, ou simplesmente CFL. Como muitos, pensa que é o mesmo jogo da NFL, só que no Canadá, certo? Pois bem, não é.
Alguns estádios nos EUA, como o Qualcomm Field em San Diego e o Sun Life Stadium em Miami, conseguem acomodar as jardas extras na lateral de um campo da CFL; porém as 30 jardas extras nas extremidades fariam com que cerca de 3000 pessoas não pudessem sentar próximos à end zone (Sem Lambeau Leap então?), contudo, o único estádio nos EUA que foi excepcionalmente projetado para receber um jogo da CFL é o Alamodome, TX, casa do San Antonio Texans.
Ao contrário dos 11 jogadores em campo na NFL, na CFL usam-se 12, mas o número de jogadores da linha de scrimmage permance o mesmo: 7. Isso porque o 12º jogador atua em uma posição no backfield, região atrás do QB. Também não existe a posição de TE na maioria das formações canadenses: usa-se um slotback, uma espécie de TE que fica um pouco atrás da LOS. Também a posição de DE foi substituída pela de defensive halfback e apenas um satefy é usado no lugar do SS e do FS da NFL.
A bola praticamente não muda de tamanho e muito menos de formato. Continua sendo aquela bola oval que parece muito um kibe e a variação de circunferência varia entre 3 e 10 milímetros; muitos QB’s profissionais nem notam essa diferença. Uma outra diferença muito fácil de notar é que as bolas canadenses possuem dois círculos brancos completos nas pontas, aquele visual bem vintage que todos nós conhecemos, já as americanas da NFL não possuem esses círculos. O mais próximo disso são os dois semi-círculos na NCAA.
Em cada jogo existem os downs, porém ao invés de 4 como na terra do tio Sam, o pessoal da folha vermelha utiliza apenas 3. Olhe que curioso.
Em ambas as ligas a bola é posicionada na inha de scrimmage e a jogada começa quando o Center passa a bola para o QB por debaixo das pernas, a passagem sob as pernas é regra no Canadá, mas não nos EUA, mesmo asism todos o fazem assim pois é o jeito mais fácil para se preparar para o bloqueio em seguida. A linha defensiva na CFL tem de ficar a 1 jarda de distância da linha ofensiva, por isso que Cameron Wake, OLB dos Dolphins que já jogou na CFL, é tão ágil após o snap. Na NFL essa distância é de apenas 11 polegadas.
Na NFL após um punt, se o retornador julgar que não poderá avançar depois de receber a bola, ele pode sinalizar um fair catch levantando o braço e, assim que ele agarra a bola, a jogada termina e nenhum jogador do time que chutou pode tocá-lo, se o fizer será uma falta de 15 jardas. Os canadenses não possuem a regra do fair catch, ao invés disso, todos os jogadores, exceção ao kicker/ punter e qualquer jogador atrás dele, têm que ficar a pelo menos 5 jardas do retornador, os jogadores supracitados, que estão atrás do kicker na hora do chute, podem recuperar a bola e tentar avançar com ela como um jogo de rugby, mas na maioria dos casos ninguém está atrás do kicker.
Em casos de field goals e punts bloqueados, caso a equipe que iria chutar conseguir recuperar a bola, ela pode optar por tentar repetir o chute ou avançar as jardas que restam para o first down, caso não consiga, é turnover em downs.
Na América apenas um jogador pode estar em movimento na hora do snap, o chamado motion, ao contrário do Canadá que permite que todos os jogadores que não sejam o QB ou da OL estejam em movimento, isso permite que oas WR’s estejam em movimento na hora do snap e cruzem a linha de scrimmage já acelerando, ganhando vantagem sobre os defensores. Eis o motivo de tantas jogadas explosivas na CFL.
Se por um lado temos 3 timeouts por tempo e 40 segundos entre cada jogada na NFL, na CFL os times só tem 1 timeout por tempo e apenas 20 segundos entre as jogadas. Ao invés do two minute warning americano, temos o three minute rather canadense, depois dos quais o tempo pára após cada jogada. Esses fatores do tempo impedem que os placares sejam decididos antes do fim de jogo, pois se podemos queimar 120 segundos (2 minutos) do cronômetro quando o outro time não tem mais timeouts na NFL, na CFL queimamos apenas 40 segundos.
Quando um fumble sai pela sideline, os jogadores da NFL ficam aliviados em manter a posse da bola, já os da CFL esperam para ver quem tocou a bola por último dentro de campo, quem o fez ganha a posse da dita cuja. Na CFL também é permitido chutar a bola “fumbleada” para frente para tentar recuperá-la, mas se você está pensando: “Ah, então é só chutar ela pra fora e tudo bem.”, enganou-se. Isso é uma falta e a bola vai para a equipe adversária, mas se a bola acidentalmente acertou seu pé e saiu, não tem problema.
Sempre que um time executar um punt ou um field goal no Canadá e a bola cair na end zone sem ter tocado nos postes ou ter sido um field goal bem sucedido, é uma bola viva. Se o retornardor não conseguir sair da end zone ou se a bola sair pelo fundo da end zone, o time que chutou marca 1 ponto e o outro time começa a campanha da linha de 35 jardas do campo de defesa ou, se o ponto vier de um field goal errado, o time pode escolher coeçar do último ponto que a bola foi colocada.
Nos EUA não existe esta regra e sempre que um chute passa da end zone ou o retornador simplesmente ajoelha com a bola dentro da mesma, ocorre um touchback e a campanha começa da linha de 20 jardas. O safety existe em ambas as ligas e do mesmo jeito: derrubar o jogador com a bola em sua própria end zone, a diferença é que na terra da coca-cola o time que cedeu os dois pontos chuta um punt de sua linha de 20 jardas, já na terra do hóckey o time que marcou os dois pontos tem a opção de começar a campanha de sua linha de 35 jardas, chutar de sua linha de 35 jardas ou receber um chute da linha de 25 jardas da equipe adversária.
Também igual à NCAA, para uma recepção ser considerada válida no lado norte da fronteira basta que o recebedor tenha um pé dentro de campo, ao contrário dos dois necessários no lado sul da América do Norte. Outra diferença é que uma interferência da defesa pode ser marcada para qualquer passe para a frente, mesmo que o recebedor esteja atrás da linha de scrimmage, o que não ocorre na NFL.
Ufa... acabei. Se você chegou até aqui, parabéns, você tem paciência. Nem tanto quanto eu tive para escrever esse texto, mas você tem bastante. E agora você não irá mais achar que CFL e NFL é o mesmo esporte jogado em países diferentes.
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.
>> Se você quiser escrever um texto e quer que ele seja publicado, mande para gente em contato@theconcussion.com !
>> Participe do único e exclusivo Fórum sobre NFL no Facebook: www.facebook.com/groups/
>> Não esqueça de participar de nossa promoção no Twitter, o prêmio é uma camiseta do New York Jets! Segue o regulamento: www.theconcussion.com/2011/12/