NFL Buffalo Bills Miami Dolphins New England Patriots New York Jets Baltimore Ravens Cincinnati Bengals Cleveland Browns Pittsburgh Steelers Houston Texans Indianapolis Colts Jacksonville Jaguars Tennessee Titans Denver Broncos Kansas City Chiefs Oakland Raiders San Diego Chargers Dallas Cowboys New York Giants Philadelphia Eagles Washington Redskins Chicago Bears Detroit Lions Green Bay Packers Minnesota Vikings Atlanta Falcons Carolina Panthers New Orleans Saints Tampa Bay Buccaneers Arizona Cardinals St. Louis Rams San Francisco 49ers Seattle Seahawks
Notícias Agora :

[TC OPINA] Lions e Texans: Como chegaram aos Playoffs?

|Por RM| >>


Certamente aqueles que começaram a acompanhar a NFL este ano não entendem o motivo deste texto. Afinal, qual o problema de Lions e Texans estarem nos playoffs? É simples, senhores, é uma surpresa das grandes estas duas equipes terem chegado tão longe porque... elas nunca chegaram nos últimos anos. Proponho analisarmos os últimos 5 anos destas duas equipes para que possamos ter ao menos um panorama geral do passado recente destas franquias e assim concluirmos o quão grande é essa conquista para essas franquias.

Vamos então começar por 2006. Os Lions estreavam novo treinador, Rod Marinelli. E com a mudança de head coach tudo muda e um tempo de adaptação é necessário. Assim, a temporada dos Lions foi péssima com apenas 3 vitórias e a segunda pior campanha da NFL, sendo apenas melhor que o Oakland Raiders. Já os Texans tinham tudo pra começar o ano bem, pois tinham a primeira escolha do draft e um elenco que já se conhecia bem. Nada disso funcionou, com apenas 6 vitórias eles ficaram na última posição da AFC South. Péssimo ano - para as duas equipes.

Em 2007 tivemos uma melhora expressiva das duas equipes, a começar pelo draft onde os Lions trouxeram Calvin Johnson e os Texans Amobi Okoye. Na temporada regular, os Texans conseguiram um 8-8, até então recorde da franquia. Porém isto ainda não os tirou da última posição de sua divisão. Enquanto isso, os Lions alcançaram um 7-9 e também permaneceram em último.

Com a evidente melhora no ano anterior, a perspectiva era de playoffs em 2008 para as duas equipes! Ainda mais com a excelente pre-season onde a franquia de Detroit conseguiu vencer todos os jogos e ser declarada a “campeã da pre-season” e a franquia de Houston vencer dois dos quatro jogos. Doce ilusão... Nada disso ocorreu e as expectativas foram reduzidas a pó. Os Lions não venceram um mísero jogo na temporada regular e terminaram com um 0-16, já os Texanos ao menos mantiveram a campanha do ano passado terminando novamente com um 8-8. Temporada fracassada novamente para as duas equipes, os playoffs ficaram longe.

Com o desastre do ano passado, os torcedores já não sabiam o que esperar em 2009. Claro, a torcida dos Texans já estava mais esperançosa, pois apesar de não conseguirem chegar aos playoffs, ao menos tinham mantido a campanha. Os Lions reformularam tudo, novamente. Novo head coach, novo coordenador ofensivo e novo coordenador defensivo. Obviamente, os resultados demorariam a chegar... E demorou mesmo, para as duas equipes. Outro ano perdido. Os Lions apesar de boas escolhas no draft como Matthew Stafford e Derrick Williams ficaram com apenas 2 vitórias. Os Texans tiveram sua melhor temporada da história, 9-7 e segunda colocação. O WC ficou muito perto.

Ano passado as duas equipes tiveram temporadas falhas. E terminaram posicionadas da mesma maneira, com 6 vitórias e 10 derrotas cada uma. Apesar de não terem conseguido alcançar os playoffs este foi um ano de consolidação. Os Lions alcançavam uma temporada minimamente digna enquanto os Texans consolidava uma equipe que garantia ao menos 6 vitórias em uma temporada.

O que quero lhes dizer, nobres leitores, é que o passado destas equipes é desastroso. Os Lions montando péssimos times e os Texans com um azar incrível. Para que vocês se posicionem no tempo a última vez que os Lions apareceram nos playoffs foi em 1999! E os Texans, como todos sabem, foi fundado em 2002 e até hoje nunca jogou os playoffs. Portanto senhores, estamos sim diante de duas surpresas. Com isto, podemos supor alguns fatores que levaram essas equipes aos playoffs de 2011. Elegemos 3 fatores principais, que iremos elencar a diante.

A) Os Drafts passados
Com tantas colocações ruins, estas duas franquias conseguiram boas escolhas no draft, na sequência de todos estes anos. Estes jogadores, que chegam jovens e imaturos, adquirem experiência e ao decorrer do tempo vão mostrando suas habilidades. Por isso, talvez no início eles não façam a diferença, mas com a diferença de algumas temporadas a maioria deles acabam se tornando decisivos. Os exemplos são muitos e nas duas equipes: Ben Tate, Andre Johnson, Brian Cushing, Megatron, Stafford, Suh, etc.

B) Os concorrentes
Este quesito é principalmente em referência ao Texans. Seus concorrentes este ano foram fraquíssimos! Colts sem Manning, Jaguars com um QB rookie ainda perdido e os Titans com inúmeros problemas de lesão. A situação ficou mais fácil e os playoffs ficaram mais próximos, mesmo com uma performance nem tão boa.
Os Lions tem concorrentes de grande porte como Bears e Packers, porém, os Bears sofreram muito com lesões e concorrentes ao WC como Giants, Cowboys, Eagles ou Seahawks foram extremamente inconstantes durante a temporada. Facilitou a missão dos Lions também. Não, esse não foi o único fator que fez com eles chegassem aos Playoffs. Mas ajudou, né?

C) As estrelas
Pois bem, leitores, os jogadores que deviam decidir, decidiram! Proponho elegermos um de cada lado como exemplo de estrela, que foi decisiva no momento certo. Vamos a elas.
Pelo lado dos Texans, Arian Foster. Quando Schaub se machucou na week 10 todos acreditavam que a franquia de Houston não conseguiria chegar aos playoffs outra temporada. Quando o QB reserva se machucou e foram obrigados a utilizar o 3º reserva todos já tinham certeza que a trupe de Schaub ficaria de fora do POs. Porém, Foster tomou a responsabilidade pra si e desde a ausência do QB titular ele correu para mais de 100 jardas em três de cinco oportunidades. E não só correu, ele recebeu muito bem e fez 4 touchdowns. Se existe uma estrela nos Texans responsável por esta classificação aos POs ela se chama Arian Foster.
Já pelo lado dos Lions o nome do cara é Calvin Johnson. Com mais de 1400 jardas recebidas, Megatron foi o principal alvo de Stafford durante a temporada. E o momento em que mais se duvidou dos Lions foi após as derrotas para os Packers e para os Saints. Neste momento os Lions já eram descartados da luta pelos playoffs. Porém, Johnson apareceu e nos últimos 3 jogos foram 345 jardas! É a típica atuação que merece o rótulo “Agarrou tudo!”. Essa média de 115 jardas por partida e outros 3 TDs foram efetivamente decisivos para a arrancada final dos Lions.

Após tudo isso, fica claro porque Lions e Texans estão nos playoffs. O que esperar daqui pra frente? Difícil imaginar. Os Texans tem uma pequena desvantagem por não contar com dois de seus QBs, o titular e o reserva. Houston joga neste sábado às 19:30 em casa contra o Bengals. Detroit, por sua vez, também joga no sábado - às 11:00 da noite. Ambas as partidas serão transmitidas na ESPN.

O que se sobressai de toda esta história é o sistema americano de esportes. Com toda esta história do draft e de como se forma a tabela da equipe na temporada regular, a NFL permite que uma equipe fadada ao fracasso em um determinado ano possa se reerguer. E isto sim, é fator preponderante para Lions e Texans estarem em 2011 nos playoffs.



The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que 
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL 
até curiosidades históricas das mesmas.

 
>> Se você quiser escrever um texto e quer que ele seja publicado, mande para gente em contato@theconcussion.com !
 
>> Participe do único e exclusivo Fórum sobre NFL no Facebook: www.facebook.com/groups/288334057875424/
 
>> Não esqueça de participar de nossa promoção no Twitter, o prêmio é uma camiseta do New York Jets!  Segue o regulamento: www.theconcussion.com/2011/12/off-regulamento-da-promocao-concussion.html
Compartilhe este Artigo :
 

© Copyright BACKUP The Concussion 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com .