Por >>GB
Você mede o nível de importância de um jogador para qualquer esporte, por uma série de fatores. No caso de Lawrence Taylor, tema do [BIO] de hoje, o modo como as defesas – e os ataques – passaram a jogar mudou graças a ele, explicitando sua importância para o futebol americano.
Lawrence Julius Taylor nasceu em Williamsburg, Virginia, no dia 4 de fevereiro de 1959. Segundo filho dos três do Casal Clerence e Iris Taylor. Seu pai trabalhava como expedidor em Newport News. Sua família era de origem humilde, como milhares de outras famílias de outros jogadores de futebol americano.
Quando criança, Taylor tinha o baseball como esporte predileto. Ele só começou a jogar futebol americano com quinze anos, ainda na escola. E ninguém poderia prever que ele iria chegar aonde chegou.
![]() |
| Taylor com o 2º uniforme dos Giants |
E tudo isso começou quando L.T. terminou o colégioem 1977 e foi para a University of North Carolina. Lá, ele jogou com a camisa98 e era o capitão do time. Porém, jogava como Defensive End, assim como JuliusPeppers atualmente. Apenas em 1979 que L.T. foi colocado como linebacker. Ofutebol americano via o nascimento de um monstro da defesa! Nessa posição,Lawrence conseguiu 16 sacks no último ano de College e quebrou inúmerosrecordes defensivos.
No Draft de 1981, a primeira escolha era do NewOrleans Saints. Em uma pesquisa feita pela NFL, com os GM’s das 28 equipes (naépoca, apenas 28 times), 26 deles disseram que escolheriam Taylor na primeirarodada. Mas o GM dos Saints preferiu George Rogers, RB da South CarolinaUniversity. E ele deve estar arrependido até hoje... Na segunda escolha do primeiro round, osGiants selecionaram Lawrence Taylor. Ele escolheu a camisa 56 em homenagem aThomas Henderson, LB dos Cowboys e ídolo de L.T.
No seu primeiro ano como jogador L.T. simplesmentefoi fantástico. Foi o primeiro e único rookie a receber o prêmio de Jogador defensivodo ano, e junto com a defesa de NY, cedeu apenas 257 pontos na temporada. Alémdisso, naquele ano, Lawrence foi o responsável por uma das lesões mais gravesda história da NFL. Ele, acidentalmente, fraturou a perna do lendário QB dosRedskins, Joe Theismann num Monday Night Football.
A partir dali, L.T começou a fazer história. Nassuas primeiras nove temporadas, foi eleito para o All-Pro Team da liga em todasessas ocasiões. E, em 1986, com 20.5 sacks, Lawrence Julius Taylor foi eleitoMVP da liga. Foi a primeira vez, desde 1971 com Alan Page, que um jogador dedefesa foi eleito o melhor jogador da temporada.
Taylor ficara famoso não só pelos recordesquebrados e enorme talento. Soma-se a isso a entrega e uma dedicação ímpar emcampo! Contagiava todos os outros companheiros de equipe. O maior exemplo distoaconteceu em 1988, quando L.T. deslocou o ombro conta os Saints. Mesmomachucado, Taylor jogou com apenas um braço e conseguiu 7 tackles, 3 sacks e 2 fumblesforçados. Era o grande líder da “Big Blue Wrecking Crew”, alcunha dada a defesados Giants nos anos 80, e ajudou os nova iorquinos a vencer dois Super Bowls, oXXI e XXV.
Após a sua aposentadoria, em 1994, os Giantsaposentaram a camisa 56 em homenagem ao grande jogador.
Porém, Lawrence Taylor se envolveu em problemas com drogas. Em 1987 um teste deu positivo para o uso de cocaína e LT foi suspenso por 30 dias na temporada de 1988. Este incidente contribui veementemente para que Taylor parasse com o futebol. E após encerrar a carreira, Lawrence se envolveu em inúmeros casos de uso de drogas, estupro e problemas com o álcool. Hoje, LT se diz recuperado.
Para a liga, a contribuição desse jogador foi fantástica, entrando para a história como um dos melhores jogadores que esse esporte já teve. Em 1999, foi para o Hall da Fama. E, ano passado, foi eleito o terceiro melhor jogador da história.
Agradecimentos ao Leitor Ícaro pelas informações prestadas a nós para que o texto ficasse no nível que o leitor preza e que é marca The Concussison.
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.

