>> Por RM
Talvez ao ler o título deste texto, passe pela cabeça do leitor: “Ah!Apenas mais uma rivalidade!”. Longe disso. Vamos tratar aqui da maiorrivalidade da NFL. Aliás, é muito mais que isso! Vamos expor uma das maioresrivalidades do esporte, como um todo. Proponho uma análise superficial destasduas equipes, separadamente, para que tenhamos uma breve noção do quão grandeeste jogo é:
Os Cowboys são o time com maior número de torcedores nos EUA. Já foramaos Superbowl oito vezes e destas venceram cinco: 1972, 1978, 1993, 1994 e1996. Os vaqueiros ainda venceram a NFC por oito vezes. Seu hall da fama temvários nomes lendários no futebol americano como Emmit Smith, Troy Aikman, etc.
Já os Redskins foram ao superbowl por cinco vezes vencendo três destasoportunidades: XVII, XXII e XXVI. Ainda venceram sua conferência em seisoportunidades. A franquia de Maryland não fica atrás quando o assunto é grandesjogadores, afinal, Charley Taylor, Art Monk, etc. fizeram história por lá.

Essa rivalidade tem início em 1961, quando os Cowboys passama fazer parte da mesma divisão dos Redskins. Mas o começo desta história émuito mais interessante e polêmico...
Texas e Dallas foram centros petroleiros dos EUA durante a década de 50 e 60, epor lá havia um grande empresário que adorava futebol americano, ClintMurchison Jr. Entre 1955 e 1958 este magnata do petróleo tentou inúmeras vezestrazer uma franquia para Dallas, e não conseguiu. Até que em meados de 1958começava a circular a notícia que o dono dos Washington Redskins, GeorgePreston Marshall, pretendia vender sua franquia. Murchison ficou sabendo donegócio e procurou Marshall. Os dois sentaram numa mesa e juntos formaram umacordo. Porém... Uma rivalidade não começaria com uma linda história destas,sem nem mesmo um probleminha, não é? Pois bem, o então dono dos Redskins,depois do negócio acordado chamou Murchison para uma mudança de termos, omagnata do petróleo não gostou nada da ideia e o acordo foi desfeito. Começavaaí uma briga que perdura até os dias de hoje.
| Aikman entregando a bola para Smith |
Em 1960, Murchison resolveu então montar sua franquia sozinho, apenas com aajuda da “NFL expansion”. E conseguiu!Mesmo com vários problemas a franquia de Dallas surgiu e como um de seuprimeiros atos, contratou Eddie LeBaron, QB dos Redskins! Graças a um problemacontratual com os Washington, LeBaron pode mudar para Dallas. Foi o estopim-morpara que as franquias se odiassem.
O primeiro jogo entre estas duas franquias acontece em nove de outubro de 1960.A equipe dos Vaqueiros ainda era iniciante e foi alvo fácil dos Redskins quefizeram 26x14. Logo no ano seguinte, os Cowboys foram movidos para a divisãodos Redskins e a coisa começou a esquentar, pois aí eles já duelavam duas vezespor temporada no mínimo.
Recentemente esta rivalidade vem sendo questionada – Devido a má fase da equipede Washington. Sobre isso, o técnico de Dallas foi incisivo dizendo que aindase trata da maior rivalidade da NFL sim. Esta questão só surgiu pois nosúltimos dez anos os Cowboys tiveram quatorze vitórias e os Redskins apenasseis. Outro ponto, é que os matchups raramente têm implicações em play-offs,estes só aconteceram duas vezes com um 2-0 para os Redskins. Garret disse aindaque esta recente superioridade dos Cowboys não diminui a rivalidade, afinal,todas as equipes tem más e boas fases. O coach ainda fez referencia aos anos 90,onde as duas equipes compuseram bons times e fizeram ótimos duelos. É bomlembrar que Garret conhece muito sobre o duelo, tanto dentro como fora decampo, afinal ele já foi QB de Dallas também, conhecendo a fundo os vestiários.
Até mesmo o contestado Rex Grossman deu sua opinião sobre o duelo, dizendo quecontinua sendo a maior rivalidade do football. Certamente Rex não contribui emnada para a rivalidade não é? Nem ao menos os Redskins ele conseguecontribuir...
Vamos então a dois jogos incríveis destas franquias, uma vitória inesquecívelde cada lado que todo torcedor deve lembrar-se!
O primeiro game que vamos lembrar ocorreu em 1972, quando os Redskins foramvencedores da NFC East e os Cowboys foram aos playoffs com o wild card. Nosplayoffs divisionais os Cowboys bateram o decadente 49ers enquanto os Redskinsatropelaram os Packers, os rivais se enfrentariam então no ConferenceChampionship Game. E os torcedores dos Redskins certamente não esquecem estejogo, afinal, vitória por 26 a 3 e vaga no superbowl! Billy Kilmer e CharleyTaylor eram os destaques dos Redskins e Staubach a estrela dos Cowboys. A ponteKilmer-Taylor deu certo o jogo todo e resultou em dois touchdowns. Os Vaqueirosnada puderam fazer! Claro, o decorrer desta história não é incrível para osRedskins que perderam o SB para o incrível Dolphins, que fez uma temporadaperfeita.
![]() |
| Recepção de Charley Taylor para os Redskins |
O jogo inesquecível para Dallas aconteceu no dia seguinte ao natal de 1993. Eraa segunda partida da temporada, sendo que a primeira havia sido vencida pelos PelesVermelhas na abertura da temporada. Porém a equipe de Dallas já havia embaladoe viria pra este jogo com sangue nos olhos. Resultado: 38 a 3 para os Cowboys ea maior goleada da história do confronto. Que chocolate! Os já referidos TroyAikman e Emmit Smith compunham o roster dos Cowboys e faziam uma temporadasensacional. Este jogo foi o estopim para arrancada de Dallas rumo ao título doSB enquanto os Redskins finalizavam um 4-12 com uma das piores temporadas desua história.
Talvez essa rivalidade seja prejudicada pela recente má fase dos Redskins, masela é passageira. As coisas na NFL se reconstroem rapidamente! E quem sabe numfuturo próximo não acompanhemos estas duas equipes degladiando-se num playoff?Seria sensacional e a festa das torcidas seria linda. É esperar e torcer.
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.
