Quando se fala em Atlanta Falcons hoje em dia,basicamente 3 nomes vem à cabeça: Roddy White, Michael Turner e Matt Ryan. Esseúltimo, o quarterback que usa a camisa número 2 dos falcões de Atlanta,possivelmente veio para resolver um problema que assolava a equipe praticamentedesde sua fundação, em 1966: a posição de quarterback.Mas como assim problema na posição mais importantedo time? Vamos explicar.
Desde sua fundação em 66, o Atlanta Falcons jáselecionou, no draft, 24 quarterbacks diferentes. A título de comparação, o NewEngland Patriots que foi fundado 6 anos antes, selecionou ao todo 20quarterbacks. Isso dá uma média de 1 QB novo a cada 1,875 anos.
Da temporada de 1966 até a temporada de 1971,Atlanta havia começado os jogos com 7 QB’s diferentes: Randy Johnson, DennisClaridge, Terry Nofsinger, Steve Sloan, Bob Berry, Bruce Lemmerman e DickShiner. Somente em 1972, Bob Berry jogou todos os jogos da temporada regular.De 73 a 79 novamente uma lista de nomes diferentes: Bob Lee, Pat Sullivan, KimMcQuilken, Steve Bartowski, Scott Hunter e June Jones. Por fim, Steve Bartowskiconseguiu engrenar 3 temporadas como titular absoluto! Ele também foi oprimeiro QB dos Falcons a ser escolhido para ir ao Pro-bowl, uma vez em 1980 eoutra em 81.
De 83 até 2001 foram nada menos do que 22 nomes diferentes!Lembrando que nem todos os QB de Atlanta vieram do draft, alguns foramcontratados. Isso dá uma média de um QB novo comçando uma partida a cada 10meses, uma média muito alta!
Então, chega o draft de 2001. Atlanta consegue a1st pick de San Diego e seleciona aquele que parecia ser o homem com a respostaa este problema: O ágil QB de Virginia Tech, Michael Vick. Porém, ele sofre comalgumas contusões e não joga todos os jogos das temporadas de 2001, 02, 03, 04e 05. Conseguindo jogar a temporada completa somente em 2006. Ele também foi oQB que mais vezes foi selecionado ao Pro-bowl enquanto vestia as cores vermelhoe preto, um total de 3 (02, 04 e 05). Então veio o problema com a briga decachorros e tudo mais que você já conferiu no [BIO] Michael Vick.
Então surgiu um vácuo: Atlanta não tinha outrofranchise QB em seu elenco, por isso em 2007 utilizou Joey Harrington, ChrisRedman e Byron Leftwich. Nenhum dos 3 conseguiu fazer algo de relevante.
No draft de 2008, Atlanta utilizou sua 3rd pickpara selecionar o QB Matt Ryan, de Boston College. Ryan se tornou o primeirorookie na história dos Falcons a jogar todos os jogos da temporada regular de2008, levando sua equipe e um recorde de 11-5. Em 2009 Ryan jogou 14 jogos,perdendo 2 por conta de uma lesão em um dedo do pé (esta foi a única temporadaaté hoje em que Ryan não jogou todos os 16 jogos), durante estes 2 jogos, ChrisRedman o substituiu nas derrotas contra Saints e Eagles. Desde que retornou desua lesão, Ryan não ficou de fora mais nenhum jogo pelos Falcons.
Ainda pode ser cedo, mas Ryan parece finalmenteter dado aos torcedores de Atlanta algum nome para aclamar pelas vitórias,alguém a quem culpar pelas derrotas. E tudo isso sem ter que ficar anotando onome daquele jogador que recebe os snaps durante a partida e que provavelmentenão estará lá de novo na semana que vem.
Atlanta parece ter finalmente encontrado seufranchise QB.
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.
