NFL Buffalo Bills Miami Dolphins New England Patriots New York Jets Baltimore Ravens Cincinnati Bengals Cleveland Browns Pittsburgh Steelers Houston Texans Indianapolis Colts Jacksonville Jaguars Tennessee Titans Denver Broncos Kansas City Chiefs Oakland Raiders San Diego Chargers Dallas Cowboys New York Giants Philadelphia Eagles Washington Redskins Chicago Bears Detroit Lions Green Bay Packers Minnesota Vikings Atlanta Falcons Carolina Panthers New Orleans Saints Tampa Bay Buccaneers Arizona Cardinals St. Louis Rams San Francisco 49ers Seattle Seahawks
Notícias Agora :

[BIO] Jerry Rice

>> Por BS

>>Caro leitor, você que é fã de futebol americano, com certeza não estranha quando ouve o seguinte nome: Jerry Rice.

E ele, que é considerado o melhor jogador da história pela NFL.com, é o tema do BIO de hoje. Você verá o porque do título agora.

Jerry Lee Rice nasceu no dia 13 de Outubro de 1962, em Starkville, cidade do estado de Mississippi. Filho de um pedreiro, Jerry ajudava o pai a pegar os tijolos na construção. Com isso, adquiriu mãos fortes capazes de segurar a bola oval com mais facilidade - e sim, é sério.

O garoto, filho de pedreiro, brilhou no High School. Sua velocidade já chamava atenção nauquela época.  Seu talento, inquestionável. Nos anos de college jogou pela pequena Mississippi Valley State University, e lá colecionou recordes. No período entre 1980 e 1984 - anos em que esteve na universidade - ele jogou tão bem que ganhou o apelido de 'Mundo', porque não havia bola no mundo onde Rice não alcançaria. No seu último ano, Jerry simplesmente onseguiu 301 recepções para 4,693 jardas e CINQUENTA touchdowns. Esse recorde de TD's em uma temporada da NCAA foi quebrado apenas em 2006, com David Ball conseguindo 51. Mesmo com esses números impressionantes, terminou em nono lugar na indicação ao Heisman Trophy. Estava na hora de Rice ir a NFL.

Todos esses números registrados no college chamaram a atençãode muitos times da NFL, incluindo Packers, Cowboys e os 49ers. E foi o time de São Francisco que levou o jogador, após uma troca com o New England Patriots, onde conseguiram a décima sexta escolha (os 49ers teriam a última escolha da primeira rodada, por terem sido campeões do Super Bowl). Nela, escolheram Rice. Algum torcedor arrependido?

Na sua temporada de rookie, como um bom estreante, Rice 'dropou' muitos passes, mas fez uma boa estreia na liga, com 49 recepções para mais de 900 jardas, totalizando 18.9 jardas por recepção, números que deram a ele o prêmio de NFC Rookie of the Year (o NFL RoY foi para Eddie Brown).
No ano seguinte, Rice só melhorou. Conseguiu 86 recepções para 1,570 jardas - que lideraram a liga - e 15 TD's. Era a primeira das 6 vezes na carreira que Rice lideraria a liga em touchdowns e recepções.

Aí veio 1987. Com atuações memoráveis, Rice foi nomeado pela Newspaper Enterprise Association MVP da temporada. Rice conseguiu 1,078 jardas e 22 touchdowns, um recorde. Tudo isso em 10 jogos, porque naquele ano, um acordo trabalhista demorado fez a temporada ser diminuída para 12 jogos. Esse recorde de TD's só viria a ser quebrado em 2006 por Randy Moss, disputando 16 jogos.

Faltava um anel no dedo de Rice. E ele veio em 1988, quando em mais uma temporada fantástica - onde ele obteve seu recorde de jardas por recepção, 20.4 - Rice teve a melhor atuação de sua carreira, como muitos especialistas consideram. E ela veio no Super Bowl XXIII, contra os Bengals. Ele conseguiu 11 recepções para 215 jardas e 1 TD, na vitória apertada por 20-16. Era o terceiro WR da história a receber o prêmio de MVP do Big Game.

No ano seguinte, nova aparição dos 49ers no Super Bowl, e mais uma grande temporada de Rice. Junto com Joe Montana, QB lendário de San Fran, os 49ers chegaram a final e lá atropelaram os Broncos pelo placar de 55-10. Rice conseguiu 3 recepções para touchdown no jogo, um recorde.

Mesmo com boas atuações nas temporadas de 1990, 1991,1992 e1993 os 49ers não ganharam o tão sonhado título. Mas ele veio em 1994, onde Rice teve sua melhor temporada da carreira no quesito recepções, com 112 para 1,499 jardas.

Aí, com Terrell Owens aparecendo nos 49ers e a necessidade de diminuir a folha salarial da equipe, Rice deixou San Francisco e rumou para Oakland, para assinar com os Raiders. Lá, o grande destaque foi quando em 2002 Rice, com uma boa temporada, ajudou os Raiders a irem ao Super Bowl. Porém, a derrota para os Buccaneers foi iminente. O destaque do jogo ficou coma recepção de Rice para TD, que resultou num recorde. Era o primeiro jogador na história a notar TD's em 4 Super Bowls diferentes.

Só que... O grande recorde que Rice iria quebrar com a camisa dos Raiders veio naquela temporada anteriormente, contra o Denver Broncos. Rice conseguiu seu TD de número 200 e ultrapassou Walter Payton em jardas totais.

Após uma temporada ruim em 2003, Rice pediu para ser trocado, e foi para o Seahawks jogar sua última temporada como profissional.

Jerry Lee Rice e o ataque dos 49ers encantaram os fãs de futebol americano inovando na 'West Coast Offense', estilo de jogo que busca passes curtos e rápidos, com boas rotas dos WR's - com destaque a yards after catch. E Jerry Rice era completo. Corria as rotas com perfeição, raramente deixava um passe cair, e sua velocidade permitia ultrapassar até os mais rápidos defensores.

Com tantas qualidades, Rice conseguiu quebrar inúmeros recordes, alguns que duram até hoje, como o de touchdowns (200). Conseguiu ir a 13 Pro Bowls, e a camisa 80 em San Francisco está aposentada em homenagem ao grande WR que já passou por lá.

No ano de 2010, seu primeiro como elegível para o Hall da Fama, Rice foi eleito para o seleto grupo de jogadores imortalizados. No mesmo ano de 2010, Rice foi eleito pela NFL Network o melhor jogador da história. Eu não duvidaria. E você, leitor?


The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que 
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL 
até curiosidades históricas das mesmas.
Compartilhe este Artigo :
 

© Copyright BACKUP The Concussion 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com .