NFL Buffalo Bills Miami Dolphins New England Patriots New York Jets Baltimore Ravens Cincinnati Bengals Cleveland Browns Pittsburgh Steelers Houston Texans Indianapolis Colts Jacksonville Jaguars Tennessee Titans Denver Broncos Kansas City Chiefs Oakland Raiders San Diego Chargers Dallas Cowboys New York Giants Philadelphia Eagles Washington Redskins Chicago Bears Detroit Lions Green Bay Packers Minnesota Vikings Atlanta Falcons Carolina Panthers New Orleans Saints Tampa Bay Buccaneers Arizona Cardinals St. Louis Rams San Francisco 49ers Seattle Seahawks
Notícias Agora :

[DOC NFL] Futebol Americano e Cigarros, unha e carne.

>> Por AC, Editor Chefe The Concussion.

>>Pode parecer que eu fiquei mais maluco do que nunca ao começar a escrever este texto. Mas não. Falarei de uma coisa que não existe mais: a conexão entre FA e um Marlboro.

Começo, primeiramente, pedindo desculpa ao fumante que me lê neste momento. Provavelmente ele ficou cooptado a pegar um marlborinho e fumar enquanto varre os olhos entre minhas palavras. Mas... por quê? Ora, pelo simples fato de eu ter mencionado o nome da marca, que fez com quê o leitor fumante imediatamente materializasse a sua própria imagem fumando, sentindo o gosto da fumaça e o calor na garganta.

Propaganda no antigo Foxboro Stadium
Aí você me pergunta: ok, o que isso tem a ver com Futebol Americano? Simples. Por algum motivo você começou a fumar, certo? Sim. Muitos dos homens fumantes acabam por começar a fumar pelo fato disso transparecer virilidade, independência - o que convenhamos, é uma bobagem transmitida por publicidade. E o melhor método, nos EUA, durante anos, para conseguir passar essa imagem de Cigarros = Virilidade foi através do Futebol Americano durante anos.

Não havia sequer um único estádio da terra do Tio Sam que não tivesse uma placa de publicidade com uma marca de cigarro. E qual cigarro estaria presente lá? Ah, obviamente, Marlboro.

A marca da Phillip Morris associou seu nome, durante anos de propaganda permitida legalmente (o que hoje soa como absurdo), a homens viris, a cowboys. E, sim, ao Futebol Americano. Afinal de contas, que esporte mais viril que este? Onde o objetivo maior, o ganho de território - semelhante a uma guerra, se dá a partir de inteligência e força física aliadas?

Scoreboard do Candlestick Park na década de 1980

Era a fórmula perfeita. Para combinar, o cigarro acaba por esquentar o fumante. Quantas franquias de Futebol Americano em terras gélidas dos EUA você conhece? Eu conheço umas 20 pelo menos. Além disso, o FA tem como característica os momentos decisivos, as partidas apertadas. Sabe que imagem foi mostrada antes do "The Catch" de Montana/Clark no NFC Championship Game de 1981? Joe Montana conversando com Bill Walsh. E, ao fundo, uma enorme propaganda de Marlboro no scoreboard. Aí, novamente, você fala: e daí?

Ora, quando um fumante está nervoso, o quê ele faz? Simples: fuma. Quando seu time está a 15 jardas de ir ao Super Bowl, você é compelido pela imagem da marca - que, possivelmente te fez começar a fumar anteriormente - a fumar um cigarrinho. A ir ao mundo deles, mesmo sabendo que é uma viagem sem volta.

No Brasil a coisa foi semelhante. Em tese. Sai o Futebol Americano e entra a McLaren de Ayrton Senna, nas mesmas cores daqueles anúncios: vermelha e branca em forma de bandeira de festa junina - ou seria de uma pintura de Volpi? Só que não é só isso. Assista o comercial abaixo dos Cigarros Hollywood:



Felizmente o ser humano acaba por evoluir. O Estado, percebendo os efeitos nocivos da publicidade tabagista acabou por meio de leis, nos EUA e no Brasil, a proibir as propagandas de cigarro, sobretudo em eventos esportivos. A redução de fumantes adolescentes, de lá para cá, foi drástica. E

Detesto cigarros. Todos nós sabemos que ele faz mal. Famílias se desfazem por causa dele. Mortes agonizantes ocorrem. Agora, ao leitor fumante com quem travo esta prosa desde o início do artigo: Lembra aquele cigarro que você acendeu? Apague. Faça ser seu último. :)


The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que 
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL 
até curiosidades históricas das mesmas.
Compartilhe este Artigo :
 

© Copyright BACKUP The Concussion 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com .