NFL Buffalo Bills Miami Dolphins New England Patriots New York Jets Baltimore Ravens Cincinnati Bengals Cleveland Browns Pittsburgh Steelers Houston Texans Indianapolis Colts Jacksonville Jaguars Tennessee Titans Denver Broncos Kansas City Chiefs Oakland Raiders San Diego Chargers Dallas Cowboys New York Giants Philadelphia Eagles Washington Redskins Chicago Bears Detroit Lions Green Bay Packers Minnesota Vikings Atlanta Falcons Carolina Panthers New Orleans Saints Tampa Bay Buccaneers Arizona Cardinals St. Louis Rams San Francisco 49ers Seattle Seahawks
Notícias Agora :

[BIO] Donovan McNabb

>> Por GC


‎>> 17 de Abril de 1999. O Draft da NFL estava prestes a começar. Todos que se faziam presentes, só sabiam falar um nome: Ricky Williams. O até então running back do Texas era considerado o jogador mais talentoso da classe. Porém, o Philadelphia Eagles necessitava de um franchise QB e abdicou de reforçar seu backfield com um Longhorn e escolheu Donovan McNabb, a estrela brilhante da crítica pessoal. Nesse momento, uma das carreiras mais conturbadas da ultima década estava começando.





E começava com polêmica e constrangimento. 


O recordista de Touchdowns da história da Big East foi intensamente vaiado ao receber a camisa do seu novo time. E essas vaias tinham fundamento. Por melhor que tenham sido seus números em Syracuse, nenhum quarterback negro tinha se concretizado na liga (com a rara exceção de Warren Moon). Além disso, o camisa 5 tinha nítidos problemas de footwork. Mesmo assim era um grande prospect e visto por muitos como a solução para os verdes de Philly. 


McNabb teve o azar de começar na NFL ao mesmo tempo do crescimento da internet. A cada dia, novos sites sobre futebol americano eram criados, com bases distintas. Porém, o ex-orange era o foco nas férias da bola oval norte americana. Todos tinham expectativas e receio. McNabb entrou na história antes de entrar em campo. Ninguém sabia se era por causa do seu talento, ou da sua raça, mas era notório que um legado estava começando.


E esse legado começou numa derrota humilhante dentro de casa, onde Donovan conectou seu primeiro touchdown para Chad Lewis. A primeira temporada não foi das melhores para um promissor calouro, que só teve a oportunidade de começar 6 jogos - se machucando na week 16. As críticas voltaram a aparecer, mas ele estava pronto para eliminá-las. Já em 2000, tudo deu certo para McNabb. Fazendo uma temporada fantástica, McNabb levou o Eagles para os playoffs depois de 5 anos, conseguindo uma vitória e sendo eleito o segundo jogador mais valioso da temporada - liderando a marca de Touchdowns passados no ano.


Um ano depois o Eagles chegou à final da NFC, sobre a batuta do criticado. Após perder alguns jogos com problemas no tornozelo, o camisa 5 viu a oportunidade de chegar ao superbowl escapar contra a forte Tampa 2. Um ano depois, McNabb teria mais uma chance. Entretanto, um forte tackle o tirou da final da divisão e o sonho do superbowl caiu por água abaixo mais uma vez.


Com 3 temporadas fantásticas consecutivas alcançando o status de Pro-Bowler, McNabb recebeu uma das críticas mais pesadas já feitas pela ESPN, oriundas do comentarista Rush Limbaugh, que o definiu como superestimado e que todos os elogios ao quarterback era devido a preocupação social que a NFL tinha por ele ser negro.


McNabb sempre teve o poder de sair do céu e chegar no inferno durante um snap. E em 2004, não seria diferente. Na melhor temporada de sua carreira, o compacto jogador de 1,88m e 109kg, conseguiu liderar sua franquia a uma inédita ida ao Super Bowl, onde fariam frente a Tom Brady, Bill Belichick e a dinastia Patriota. Num fantástico jogo, os Patriots conseguiram a vitória com todos os méritos, mas a culpa caiu sobre o quarterback logo após o jogo, pois Terrell Owens, que tinha um grande entrosamento com Donovan dentro de campo e problemas pessoais fora, revelou que Donovan teve problemas para comandar o drive decisivo, pois estava nervoso e não conseguia chamar as jogadas, que foram orquestradas pelo lendário camisa 81 no two minute drill.


Essa revelação fez que toda a offseason fosse ornamentada de criticas para o franchise player de Phily, que teve um tumor que o fez perder metade da temporada de 2005. Já em 2006, como de praxe, mais uma lesão, agora na week 11, onde os ligamentos cruzados do seu joelho se romperam e mais um final de temporada foi perdido, deixando o Eagles com 5-4.


Com todos esses problemas físico-psicológicos, a resposta do Eagles se chamou Kevin Kolb. O quarterback formado pelo ineficiente esquema de Houston foi draftado para ser o titular da posição, pois ninguém sabia do futuro que melhor quarterback negro da história da liga, que pediu um time a sua altura para a temporada de 2008, pelo seu blog. E com esses playmakers, e nitidamente mais forte fisicamente, McNabb chegou a sua quinta final de conferência nacional provando que tinha renascido das cinzas, entretanto, obteve sua quarta derrota, dessa vez para o ataque sensação liderado por Kurt Warner, em Arizona.
Após mais uma derrota, as críticas voltaram em peso, e junto disso, Michael Vick recebeu mais uma chance para a vida, pelo Eagles. Com isso, Donovan percebia que estava perdendo espaço e pediu mais um voto de confiança, que foi concedido, mas rapidamente tirado após a derrota para o grande rival no wildcard de 2009. Essa derrota parecia ser o fim da linha para o ex Syracuse em Philadelphia.


Parecia e foi. McNabb foi trocado para o maior rival, Washington Redskins. Uma temporada depois, foi parar no Vikings. Hoje, está parado em casa. Não preciso comentar sobre o trágico final do melhor quarterback que o Eagles já teve, mas sim, que sua carreira sempre foi marcada por criticas e por um pesado ostracismo de elogios, abaixando ainda mais sua auto-estima e motivação, que foi o seu maior problema desde o college. McNabb está marcado na história da NFL, não pelo que fez dentro de campo, e sim, por absorver (e sofrer na pele) a nova forma de como os jogadores começaram a ser cobertos.



The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que 
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL 
até curiosidades históricas das mesmas.
Compartilhe este Artigo :
 

© Copyright BACKUP The Concussion 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com .