>>Mais um Super Bowl; desta vez um mais recente. O jogo de hoje ocorreu no dia 20 de janeiro de 2000 no Georgia Dome, casa dos Falcons, e marcou o duelo entre o St. Louis Rams, com seu tradicional uniforme azul e amarelo, e o recém re-criado Tennessee Titans, que até a temporada de 96 era conhecido como Houston Oilers.
Em 98 os Rams terminaram com um recorde pífio de 4-12, algo que hoje em dia estamos acostumados a ver com o time do Missouri, mas em 99 a equipe chocou a todos terminando com 13 vitórias e apenas 3 derrotas, ficando em primeiro lugar na NFC West e garantindo uma rodada de folga nos playoffs. No caminho para a pós temporada os carneiros derrotaram Ravens, Falcons 2x (à época do Falcons fazia parte da NFC West, creia ou não), Bengals, 49ers 2x, Browns, Panthers 2x, Saints 2x, Bears e Giants, tendo perdido apenas para os Titans, Eagles e os Lions, ficando invictos em casa desde a temporada de 1973. Aquele ataque de St Louis, que ficou conhecido como “The greatest show on turf” (Maior espetáculo sobre a grama, Trocadilho com "The Greatest Show on Earth) e liderou a NFL em jardas totais, 6639, pontos, 526, e em passes para TD’s, 42. A defesa também somou números impressionantes, cedeu apenas 1189 jardas terrestres e apenas 4 TD’s terrestres, menores marcas da liga, tendo cedido apenas 242 pontos ao final da temporada, além de conseguir muitos sacks e turnovers. Nos offs os Rams venceram os Vikings e no NFCCG ganharam dos Bucs por 11 a 7.
No lado mais, digamos, country da final (se não entendeu, procure Nashville no Google), os Titans terminaram com o mesmo número de vitórias e derrotas dos Rams, 13-3. Porém, ficaram em 2º na antiga AFC Central, atual AFC North, ficando atrás dos Jaguars e conseguindo uma vaga nos playoffs como Wild Card. No caminho até os playoffs o time azul se sobrepôs a Bengals 2x, Browns 2x, Steelers 2x, Jaguars 2x, os próprios Rams, Saints, Ravens, Raiders e Falcons, saindo derrotado de campo apenas para Ravens, Dolphins e 49ers. Nos jogo de Wild Card outra partida que poderíamos muito bem escrever sobre, e quem sabe não o façamos: o Music City Miracle. Com 16 segundos para o fim do jogo, os Bills anotaram um field goal longo e pularam a frente por 16 a 15, mas no retorno o TE Frank Wycheck fez um passe lateral por todo o campo para o WR Kevin Dyson (guarde este nome, ele será novamente importante no fim do texto) que retornou 75 jardas para TD, esta jogada foi eleita uma das 10 mais controversas da história da NFL. Os Titans então avançaram e bateram também os Colts, do jovem Peyton Manning, e a zebra felina Jaguars e chegaram à final.
Durante a semana do grande jogo, duas tempestades de gelo acertaram Atlanta, mas como a partida seria disputada em um domo, não haveria problema com as condições de tempo. O jogo foi transmitido pela ABC e foi o primeiro Super Bowl a ser transmitido em HD e com som Dolby 5.1. Antes do kickoff uma velha conhecida nossa da NBC contou o hino nacional: Faith Hill.
Então o jogo começou.
Em seguida foi a vez de Steve McNair, QB dos Titans que liderou sua equipe até a linha de 29 jardas do campo de ataque e novamente a defesa se sobressaiu sobre o ataque em uma terceira descida. Outro field goal, e novamente a equipe saiu sem nada devido ao kicker Al Del Greco errar um chute de 47 jardas. Nas 4 posses seguintes dos Rams, em todas eles chegaram à red zone adversária, e em todas a defesa segurou o potente ataque de St Louis, fazendo o kicker Jeff Wilkins acertar 3 dos 4 chutes que tentou. Em contrapartida, os Titans foram obrigados a chutar um punt em todas as suas posses até o intervalo.
No intervalo, que contou com os shows de Phil Collins, Aguilera, Enrique Iglesias e Toni Braxton, os Rams somavam 294 jardas contra apenas 89 dos Titans.
Na volta do intervalo, os Titans avançaram até a linha de 29 jardas do campo adversário, mas continuaram zerados após um chute de 47 jardas de Del Greco ser bloqueado. Em seguida, Warner conduziu sua equipe com passes precisos e finalizou a campanha com um passe de 9 jardas para um TD de Torry Holt, mas essa campanha foi marcada por um momento dramático.
Blaine Bishop fez um tackle sobre Ernie Conwell e sofreu uma lesão na espinha e deixou o jogo, o que atrasou o jogo muitos minutos enquanto ele era atendido. Pareceu então que a lesão de Bishop acordou os Titans, que começaram com um bom retorno e terminaram anotando seus primeiros pontos em uma corrida de 1 jarda de Eddie George, na tentativa dos dois pontos, a conversão fracassou e os Rams estavam 16-6 na frente apenas. Após um punt de St Louis, os Titans conseguiram mais um TD em uma campanha de 79 jardas finalizada com outra corrida de George, 2 jardas, e o jogo estava 16-13.
A defesa estava jogando pelo seu colega lesionado e forçou um 3 and out dos Rams e os Titans podiam virar o jogo, mas foram obrigados a tentar um chute de 41 jardas de Del Greco, que acertou desta vez, empatando o jogo com 2:12 por jogar. 16 pontos foi a maior diferença já recuperada na história dos Super Bowls. Mas na primeira jogada da próxima campanha de St Louis, Warner acertou um passe de 73 jardas para levar a diferença para 23-16. Logo no kickoff, um holding fez os Titans começarem de sua própria linha de 12 jardas com 1:48 no relógio. McNair então comandou sua equipe com um mix de corridas suas e passes, até chegar a linha de 10 jardas dos Rams com 6 segundos para o final e gastar seu último pedido de tempo. Então veio a jogada mais espetacular da partida.
A jogada estava muito bem desenhada. O WR Wycheck iria correr para a lateral, atraindo a atenção do LB Mike Jones, enquanto que Dyson (não falei que ele seria importante?) correria um slant, rota na diagonal para dentro, direto até a end zone. Quando o snap ocorreu, parecia que tudo iria dar certo, Jones foi atrás do TE e Dyson estava livre no meio, McBriar então acertou o passe para Dyson quando este estava na linha de 5 jardas, mas assim que McBriar começou o passe, Jones se virou contra Dyson e o alcançou quando ele estava a 2 jardas e meia da linha de gol, agarrando as pernas do recebedor. Dyson então foi jogado sobre Jones, que estava rolando no chão, ele então esticou todo o seu corpo, tentando fazer com que a bola ultrapassasse o plano de gol para pontuar e ficar a apenas um extra point da primeira prorrogação da história do SB, mas enquanto rolava sobre Jones, a bola ficou a alguns centímetros da end zone, não sendo suficiente para pontuar, quando o movimento do giro no chão acabou com Dyson caindo no gramado, o jogo acabou.
A imagem de Dyson se esticando todo para alcançar a end zone com Jones segurando suas pernas ficou marcada como o símbolo daquela final. Como Ray Lewis disse, defesas ganham campeonatos, mas neste jogo essa frase foi levada ao extremo.
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.
