Quantas vezes você já não se pegou xingando o quarterback do seu time? Mesmo porque aquele passe parecia tão fácil! E quantas outras vezes você já não se referiu de maneira pejorativa ao QB do seu time? Afinal, aquele lance era para o jogo corrido e não para um play action. Definitivamente todos nós que torcemos por alguma franquia na NFL já tivemos este tipo de reação. Futebol americano é emoção e a irracionalidade também faz parte da torcida. Hoje porém vamos abordar aqui aqueles jogos em que o quarterback foi pífio, ridículo e afundou sua equipe. Vamos falar dos jogos em que os QBs obtiveram rating zero.
Trata-se na verdade do quarterback rating. É uma equação matemática que visa expor o desempenho do QB através de números. Os dados que são coletados para essa equação são:
• Passes completos
• Tentativas de passe
• As jardas alcançadas
• As jardas por tentativa
• O número de touchdowns
• O numero de interceptações
Com esses dados e uma conta complicada é calculado o quarterback rating que todos conhecem. Vejam que estes dados são aqueles fundamentais para a avaliação do desempenho do quarterback no jogo. Claro, são apenas números! Muitas vezes apenas um passe decide um jogo ou um campeonato e isto o rating não consegue pontuar. É um ranking puramente objetivo.
Rating 0 é a menor classificação oficial possível. O maioré o famoso 158.3. E para um QB conseguir a “façanha” de alcançar o zero é preciso cinco fatores que enumeraremos a seguir:
• No mínimo 10 tentativas de passe
• 0 Touchdowns
• Completar 30% ou menos dos passes
• Média de menos de três jardas por tentativa
• Porcentagem de interceptação maior que 9%
O leitor deve estar se perguntando: Será que um QB já conseguiu fazer tanta besteira num só jogo? Sim, e não foi só uma vez. Os registros oficiais da NFL contam 65 vezes em que um quarterback obteve rating 0. Mesmo assim, em sete oportunidades as equipes com o QB de rating 0 conseguiram sair vencedoras.
O pioneiro em zerar o rating é Tommy Thompson, na época jogador dos Eagles. Ele alcançou o “feito” em 1948. Para qualificar o feito, foi na final da NFL. Foram 2 passes completos, 12 tentativas, 7 jardas e 2 interceptações. E pasmem, mesmo assim a equipe de Philadelphia saiu vencedora por um placar de 7x0. A derrotada foi a franquia do Cardinals (à época ainda em Chicago), que certamente até hoje não imaginam como perderam este jogo.
| Não é de hoje que o Bears tem problemas under center... |
Existem ainda os quarterbacks que conseguiram zerar o rating mais de uma vez. São eles Cotton Davidson dos Raiders (1962) e Dick Wood uma vez pelos Raiders (1965) e uma vez pelos Dolphins (1966).
Agora, um nome desta lista merece destaque dos demais, Gary Keithley. À época, era QB do antigo St. Louis Cardinals (1973) e em seu jogo de estréia já conseguiu rating 0. Não contente, no segundo jogo, seguido ao de estréia, repetiu a marca e alcançou rating 0. Obviamente, Gary não durou muito na NFL e em 1975 foi dispensado de St. Louis e não conseguiu outra franquia para jogar.
Por fim, vamos ver os casos recentes. E antes de começar, quero relembrar a você leitor, o caso contrário de rating 0, que é o rating de 158,3! O maior possível. Vários QBs já alcançaram este feito, entre eles Eli Manning. E o mesmo Eli já conseguiu rating 0, em 2004, contra os Ravens quando ainda era calouro. Aliás, este mal deve vir de família, pois o pai do QB dos blues, Archie Manning também já havia conquistado a marca do rating 0, em 1974 pela franquia de New Orleans.
Outro caso recente é o de Rex Grossman. Quando ainda jogava pelos Bears, em 2006, Sexy Rex conseguiu alcançar o rating 0 em apenas um tempo. Lançando 3 interceptações, ele só fez com que o ódio que o torcedor de Chicago sente por ele se potencializasse. A última vez que um QB alcançou rating 0 foi em 2007, Chris Redman pelos Falcons.
Conseguindo completar apenas 4 passes ao longo jogo inteiro, Redman conclui sua pior atuação da carreira.
Lembra no início do texto quando lembramos as situações em que você xingou o quarterback do seu time? Bom, acho que ele não foi tão mal...
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.