NFL Buffalo Bills Miami Dolphins New England Patriots New York Jets Baltimore Ravens Cincinnati Bengals Cleveland Browns Pittsburgh Steelers Houston Texans Indianapolis Colts Jacksonville Jaguars Tennessee Titans Denver Broncos Kansas City Chiefs Oakland Raiders San Diego Chargers Dallas Cowboys New York Giants Philadelphia Eagles Washington Redskins Chicago Bears Detroit Lions Green Bay Packers Minnesota Vikings Atlanta Falcons Carolina Panthers New Orleans Saints Tampa Bay Buccaneers Arizona Cardinals St. Louis Rams San Francisco 49ers Seattle Seahawks
Notícias Agora :

[DOC NFL] WRs da NFL: Cada vez maiores.

>> Por RM


>>Nobres leitores, vocês já notaram o quanto a NFL vem ficando forte? Sim, forte. A cada temporada que se passa o peso e a altura dos jogadores tem aumentado. E a conseqüência disto não é a perda de velocidade - pelo contrário! O jogo vem ficando mais rápido ano a ano. Querem um exemplo? A NFL já divulgou que a média de peso dos defensive tackles é próxima das 300 libras, ou seja, 136 quilos.


Em épocas passadas os wide receivers pesavam menos e tinham como característica fundamental agilidade e velocidade. Hoje o peso aumentou e, conseqüentemente, a força! E como já dissemos, a velocidade não diminuiu em nada. É por isso que as jogadas do tipo catch-and-run tem aumentado tanto, os WRs recebem a bola numa posição anterior e tem de correr um maior percurso, enfrentando os tackles adversários numa busca de Yards After Catch.


O jogador molde para estes novos tipos de WRs é Jerry Rice. Com 1,88m e aproximadamente 91 quilos, Rice quando tinha o estereótipo de WR lento. Ledo engano! Foi o melhor de toda a história, alcançando quase 23000 jardas recebidas. Surgia aí um novo modelo de jogador que todas as franquias iriam copiar. Uma verdadeira revolução para a NFL.




Isso tem imediata consequência nos colleges, que abastecem a NFL. Os olheiros tendem a buscar jogadores de porte físico mais avançado, montando um ciclo onde os recebedores menos avantajados têm perdido espaço. Isso tudo ainda gera outra outra consequência: Os cornerbacks teriam de aumentar também. Porém, isto ainda não aconteceu, nos dias de hoje a média de altura de CBs é de cerca de 1,80m e o peso de 85 quilos. Provavelmente o que poderemos ver no futuro é um aumento desta média, para que o combate a recepção seja mais intenso.


Outro fator importante e que contribui com wide receivers são as regras de combate ao recebedor. O contato entre CB e WR só pode ocorrer nas primeiras 5 jardas após a linha de onde a bola sai. Com esta regra os recebedores maximizaram seu poder de recepção e possuir grandes WRs tornou-se essencial para qualquer ataque.


O gerente geral dos Titans, Floyd Reese já percebeu essa situação dos CBs e pronunciou-se: “Wide receivers são atletas muito melhores do que eram anos atrás. As posições da defesa realmente ficaram menores. É por isso que treinadores de faculdade tem de tomar alguns de seu melhores atletas e fazê-los corners. É preciso encontrar uma maneira de se igualar a eles.”.


Com toda essa evolução, ficou muito mais difícil ler o ataque adversário. Não é incomum formações com 4 WRs, afinal eles jogam de running back tranquilamente. Forma-se uma verdadeira confusão na defesa adversária e o espetáculo ganha mais brilho, com excelentes lançamentos!


Vamos agora expor dados objetivos. Veremos então, altura e peso de grandes WRs do passado:


· Henry Ellard - 1,79m e 81 quilos


· Charlie Joiner - 1,79m e 85 quilos


· Dom Maynard - 1,80m e 81 quilos


· Steve Largent - 1,79m e 84 quilos


· Isaac Bruce - 1,82m e 85 quilos


· Marvin Harrison - 1,82 e 79 quilos


E agora, a título de comparação, vamos agora elencar grandes WRs ainda em atividade:


·Calvin Johnson – Detroit Lions – 1,96m e 107 quilos


·Andre Johnson – Houston Texans – 1,91m e 102 quilos


·Vincent Jackson – Sandiego Chargers – 1,96m e 104 quilos


·Dez Bryant – Dallas Cowboys – 1,88m e 99 quilos


·Roddy White – Atlanta Falcons – 1,84m e 96 quilos


·Dwayne Bowe – Kansas City Chiefs – 1,88m e 100 quilos


·Larry Fitzgerald – Arizona Cardinals – 1,91m e 99 quilos


Nitidamente, o padrão NFL para WR já mudou. É necessário um WR alto e forte! E se estes recebedores tem espaço hoje, muito se deve a Jerry Rice.



The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que 
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL 
até curiosidades históricas das mesmas.
Compartilhe este Artigo :
 

© Copyright BACKUP The Concussion 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com .