Crônica de Hoje: Ganhando Dinheiro Com Futebol Americano no Brasil
Primeiramente, perdão por não termos postado texto algum hoje. Não tem outra desculpa senão a preguiça mesmo. Infelizmente o The Concussion não é a única atividade de nossos escritores, tampouco ganhamos algum dinheiro com isso.
Aliás, falando nisso, hoje há quatro formas de fazer dinheiro com Futebol Americano no Brasil. Vamos a elas.
I) Trazendo produtos da NFL para o Brasil
A NFL (burramente) não licencia seus produtos para venda no Brasil. Isso quer dizer que, ao invés de você poder comprar uma camiseta do Chargers na Decathlon você terá que procurar nos Mercado Livres da vida algum vendedor.
Isso, frise-se, acaba por ser um pouco perigoso, uma vez que não sabemos a idoneidade desses vendedores. Pode muito bem acontecer de você fazer um depósito e o cara não entregar. Aí você fica a ver navios - faz parte.
Frise-se, também, que essa atividade é crime de acordo com o Código Penal - o chamado descaminho, já que, pela definição do Direito Tributário, ocorre uma evasão na medida que o Imposto de Importação não é pago pelo sujeito passivo.
II) Sendo narrador/comentarista de Futebol Americano no Brasil
Bom, comecemos este tópico lembrando que nesta categoria se encaixam apenas 5 seres humanos no país. E, destarte, o jornalismo infelizmente não é tão bem remunerado como deveria. Além disso, lembremos que o trabalho parece o melhor do mundo. Mas não é.
Pouca gente sabe a logística que está por trás de uma transmissão. Decorar o nome/número de vários jogadores, pesquisar curiosidades sobre as equipes... Nós aqui fizemos uma micro-transmissão. E deu um belo trabalho.
Tiro o chapéu para os profissionais da área.
III) Sendo Árbitro/Técnico em algumas equipes
Já ouvi dizer que os árbitros estão ganhando bem no Brasil. Nada mais justo. Há alguns anos atrás a arbitragem era amadora - os juízes eram membros de equipes que disputavam o mesmo campeonato. Com dinheiro envolvido, a coisa fica mais séria.
Ademais, com Coaches remunerados, a situação fica bem mais interessante para aqueles que buscam se dedicar ao esporte. Com o nível semi-pro, todos ganham.
De toda sorte, esse dinheiro acaba por ser uma quantia irrisória.
IV) Sendo Americano e recebendo salário para jogar em alguma equipe
Recebi informações que há atletas no Brasil que recebem para jogar. Em sua maioria eles são americanos e tem um ótimo conhecimento do jogo. Não preciso dizer que você não se encontra nesta categoria, né?
Ué, mas e fazer um site e colocar os anúncios que você está vendo a sua direita?
Ah, nobre leitor, quem dera! Mídias de Futebol Americano não são tão relevantes assim. Portanto, o que sobra? Google Ads.
E eles são uns malditos. Eu acreditava que eles davam retorno por visualização de página. Enganei-me. Eles dão retorno quando o visitante clica neles. E só quando clica.
Aí você fala: beleza, e se eu clicar vocês vão ganhar dinheiro. Sim, em tese. Mas esse não é nosso objetivo. Até porque qualquer dinheiro que entrasse teria que ser dividido entre os 7 escritores de The Concussion - portanto, mesmo que esses ads dessem 10 reais por mês (coisa que, acredite, não dá), cada um ficaria com 2 conto. Seria irrisório perto do nosso trabalho.
Assim sendo decidimos que qualquer verba que entrar para o site com propaganda será revertido para o crescimento dele mesmo através da compra de produtos de Futebol Americano para sortearmos. A meta é comprar uma bola ano que vem... Mas sabe Deus se conseguiremos.
De todo modo, assim é mais gostoso: lutar, aos trancos e barrancos, fazendo texto às nove da noite para promover o crescimento do esporte de algum modo. É o que escolhemos para nós.
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.
>> Participe do único e exclusivo Fórum sobre NFL no Facebook: http://www.facebook.com/groups/288334057875424/
>> Não esqueça de participar de nossa promoção no Twitter, o prêmio é uma camiseta do New York Jets! Segue o regulamento: http://www.theconcussion.com/2011/12/off-regulamento-da-promocao-concussion.html
