NFL Buffalo Bills Miami Dolphins New England Patriots New York Jets Baltimore Ravens Cincinnati Bengals Cleveland Browns Pittsburgh Steelers Houston Texans Indianapolis Colts Jacksonville Jaguars Tennessee Titans Denver Broncos Kansas City Chiefs Oakland Raiders San Diego Chargers Dallas Cowboys New York Giants Philadelphia Eagles Washington Redskins Chicago Bears Detroit Lions Green Bay Packers Minnesota Vikings Atlanta Falcons Carolina Panthers New Orleans Saints Tampa Bay Buccaneers Arizona Cardinals St. Louis Rams San Francisco 49ers Seattle Seahawks
Notícias Agora :

[GREATEST GAMES] The Fumble: 1987 AFC Championship Game

O [GREATEST GAMES] de hoje não é um Super Bowl, muito menos um jogo de abertura de temporada que terminou 100 a 99, ou de um jogo que marcou a volta de uma equipe a sua casa. Falaremos hoje de um jogo bem popular no folclore da NFL. O jogo que falamos é o AFC Championship Game da temporada 1987. Para que você se situe, falemos um pouco das equipes antes.

Os Broncos ainda jogavam de laranja e azul claro - e tinham under center o QB John Elway, que havia sido 1st pick no draft da NFL há curtos quatro anos antes - lembrando que ele havia sido draftado originalmente pelo Colts.

‘“Peraí!” Eu já vi esse texto aqui no The Concussion antes! É aquele AFCCG entre Broncos e Browns que teve aquele drive do Elway pra ganhar o jogo!’ Você provavelmente deve ter pensado isso, mas estaria errado. O jogo que falaremos hoje é sim um AFCCG entre Broncos e Browns, mas diferentemente de 86, este jogo foi disputado na casa dos Broncos e teve um final quase idêntico. Eu disse quase.



Os Broncos tinham o já citado QB John Elway comandando um ataque poderoso, capaz de marcar mais de 21 pontos em pelo menos 11 dos 15 jogos. Eu disse 15 jogos? Isso mesmo. Em 1987 uma greve dos jogadores que durou apenas 24 dias no meio da temporada reduziu a mesma de 16 para 15 jogos. O jogo que os Broncos teve cancelado seria justamente um Monday Night contra o Cleveland Browns. (Alguém já reparou que em muitos [GREATEST GAMES] os dois times do jogo em si se enfretaram na temporada regular?) A defesa de Denver, ao contrário do ataque, não era as mil maravilhas (Patriots de 2011?), ela tinha uma média de 19,2 pontos cedidos por partida, totalizando 288 ao final da temporada regular, não é um número tão alto, mas não parecia ser a defesa dos sonhos do HC Dan Reeves. Mesmo com os problemas, os Broncos terminaram a temporada com 10 vitórias, 4 derrotas e 1 empate contra Green Bay.

Os Browns tinham como QB o bom Bernie Kosar, que mais tarde seria campeão com os Cowboys. Cleveland tinha um ataque consistente e tão potente quanto dos rivais do Colorado, anotando uma média de 26 pontos por partida nos 15 jogos. O time de Ohio só pareceu ser o time que conhecemos hoje em um jogo contra Indianápolis, em que o time só conseguiu anotar um TD e perdeu o jogo por 9 a 7. Muito emocionante, hein? No caminho até a pós temporada o time marrom e laranja venceu Steelers 2x, Bengals 2x, Patriots, Falcons, Bills, Houston Oilers e os 2 times de Los Angeles: os Rams e os Raiders. Na outra via perdeu para os Colts, Saints, Oilers, Chargers e 49ers.

Tanto os Browns como os Broncos garantiram uma folga na primeira rodada dos playoffs.

O time de Denver recebeu no Mile High Stadium o time dos Oilers e ganhou por 34 a 10. Os Browns receberam os Colts e passaram muito longe daquele fraco jogo na temporada regular, Cleveland saiu com a vitória por 38 a 21 e o jogo pelo qual você leu este texto até aqui finalmente chegou.

Logo no começo os Browns “ajudaram” os Broncos a conseguirem uma vantagem de 14-0. Primeiro em um retorno de kickoff o retornador Gerald McNeil foi derrubado em sua linha de 12 jardas e após um sack de Denver, Kosar tentou um passe que passou entre as mãos do recebedor de Cleveland, Webster Slaughter e caiu no colo do LB Freddie Gilbert. Na primeira jogada da campanha, Elway acertou um passe de 8 jardas para TD. Na campanha seguinte dos Browns o FB Kevin Mack sofreu um fumble que foi recuperado pelo time do Colorado, que conseguiu mais um TD em uma campanha que ficou marcada por uma bela corrida de Gene Lang de 42 jardas - a maior corrida durante toda a temporada havia sido de 29 jardas. 

Então Kosar tentou fazer o que pôde, acertando passes precisos e importantes, como em uma 3rd and 17 em que ele achou Clarence Weathers para 19 jardas, a campanha terminou com um chute de 29 jardas para reduzir a diferença para 14-3. Mas Elway conduziu sua equipe 80 jardas pelo gramado e conseguiu mais um TD deixando o jogo 21-3. Novamente os Browns não fizeram nada, pior: perderam um fumble. Mas a defesa finalmente apareceu e forçou um 3 and out de Denver, este foi o primeiro punt de Denver no jogo, faltando poucos segundos para o intervalo. Kosar acertou um passe de 24 jardas e posicionou seu kicker para uma tentativa de 45 jardas, que saiu muito a direita e os times foram para o intervalo com Denver na frente.

Na volta dos vestiários parecia que os Browns haviam acordado e resolvido jogar. Logo na primeira campanha dos Broncos, Elway foi interceptado por Felix Wright, DE (WTF?!), o que possibilitou o primeiro TD de Cleveland em um passe de 18 jardas de Kosar para Reggie Langhorne. Elway então achou o WR Mark Jackson em um passe curto, mas Jackson quebrou 2 tackles e anotou um TD de 80 jardas, a maior jogada da história de Denver nos playoffs. Novamente o time laranja e azul estava na frente por 18 pontos. Kosar também conduziu sua equipe muito bem e anotou um TD com um passe de 32 jardas. Logo no kickoff, o retornador de Denver Ken Bell deixou a bola cair, mas a recuperou, ficando em sua própria linha de 10 jardas. Novo 3 and out dos Broncos, um bom retorno dos Browns, 4 passes completados consecutivamente por Kosar e um TD corrido de 4 jardas por Byner deixaram o jogo 28-24, mas Elway conduziu sua equipe a um field goal para deixar os Broncos com uma vantagem de 7 pontos ao final do terceiro período. No último período, Kosar liderou sua equipe campo abaixo por 87 jardas para empatar o jogo com um TD de 4 jardas em um passe para Slaughter, Elway respondeu com um TD em um passe de 20 jardas para Sammy Winder faltando 4 minutos por jogar. Começando em sua própria linha de 25 jardas, Cleveland precisava marchar 75 jardas para empatar o jogo e forçar a prorrogação, e em apenas 6 jogadas eles haviam avançado a bola 67 jardas em 2:41 minutos. Então a jogada pela qual este jogo se tornou um dos maiores da história.

Earnest Byner recebeu o handoff de Kosar e aparentemente tinha um caminho livre até a end zone para anotar o TD de empate, aparentemente. Jeremiah Castillo,  o pegou na linha de 3 jardas e forçou um fumble, que foi recuperado pelo próprio Castillo. Os Broncos então cederam um safety intencional e venceram o jogo por 38 a 33.

Como eu disse, no AFCCG de 86, a última campanha terminou em um TD dos Broncos para chegar até o Super Bowl e perder para os Giants. Neste AFCCG, a última campanha terminou com um fumble.


The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que 

abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL 

até curiosidades históricas das mesmas.


Por GO.
>> Se você quiser escrever um texto e quer que ele seja publicado, mande para gente em contato@theconcussion.com !

>> Participe do único e exclusivo Fórum sobre NFL no Facebook: http://www.facebook.com/groups/288334057875424/

>> Não esqueça de participar de nossa promoção no Twitter, o prêmio é uma camiseta do New York Jets!  Segue o regulamento: http://www.theconcussion.com/2011/12/off-regulamento-da-promocao-concussion.html




Compartilhe este Artigo :
 

© Copyright BACKUP The Concussion 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com .