Enquanto os Cardinals vinham em uma temporada de “Cinderella” e almejavam seu primeiro título de Super Bowl, os Steelers vinham pra reconquistar o que fora seu em 2005, o Vince Lombardi Trophy.
E o favoritismo não estava tão grande do lado do Steelers por já ter cinco troféus de Super Bowl não: Os Cardinals tinham a fênix, o QB Kurt Warner e, apesar da equipe ter fechado a Regular Season com 9-7, nos playoffs mostraram uma equipe com potencial para estar onde estava: vitórias contundentes e uma grande exibição contra o fortíssimo Eagles no NFCCG.
Os Steelers também não ficavam atrás: 12-4 na temporada regular e exibições ainda melhores nos jogos seguintes, culminando com uma vitória sobre o grande rival Ravens no AFCCG e exibições mágicas de seu quarterback Ben Roethlisberger, o que dava um leve favoritismo para os Steelers.
No estádio, antes de começar o jogo, a expectativa era grande, mas muito maior por parte dos torcedores do Cardinals, já que a equipe almejava como já citado nesse texto, seu primeiro Super Bowl. A maioria dos torcedores, como geralmente ocorre em Super Bowls, era do Steelers com suas terrible towels. Destaque também para a equipe da ESPN Brasil, pela primeira vez cobrindo uma partida in loco.
E começava o jogo. Os Steelers recebiam a bola primeiro e, logo no primeiro drive, levaram a bola a linha de uma jarda. Após dois falhos downs, Roethlisberger mesmo resolveu correr e...touchdown! Mas o challenge, sempre ele, estava lá para atrapalhar, e dessa vez não foi diferente: o Touchdown foi anulado e os Steelers chutaram um field goal para abrirem o placar e ter a vantagem no inicio.
A posse da bola vai para os Cardinals. Após um punt e um drive bem liderado por Big Ben, os Steelers marcam um touchdown com Gary Russell correndo para uma jarda e com o extra point, a equipe abre 10-0.
Bola dos Cardinals novamente. Kurt Warner lança para Anquan Boldin e consegue 45 jardas. Pouco tempo depois, TD dos Cardinals. Após vários punts, a bola ficou com Roethlisberger novamente. Passe longo e... INTERCEPTAÇÃO! Bola dos Cardinals novamente que levam a bola até a 1 yard line restando 14 segundos para o fim do primeiro quarto. Warner pro passe, pra end zone... INTERCEPTADO TAMBÉM! Harrison corre 100 jardas (não, você não leu errado, ele correu 100 JARDAS) para fazer uma das maiores jogadas da história do Super Bowl e marca o TD no estouro do cronômetro. 17-7 e promessa de um segundo tempo ainda melhor.
E ficou só na promessa mesmo no terceiro quarto. Apenas um field goal dos Steelers e ainda a promessa de muita emoção. E enquanto alguns torcedores mais exaltados dos Steelers já comemoravam vitória, nem o mais pessimista duvidaria dos Cardinals.
E começava o último quarto da temporada 2008-09 da NFL. Warner lidera um bom drive e faz um TD para os Cardinals. 20-14 para os Steelers que receberiam a bola. Um pouco depois, um bom punt dos Cardinals deixou os Steelers na 1 yard line. Após duas tentativas falhadas de passe, Roethlisberger acerta um passe de 20 jardas para Santonio Holmes - mas houve uma falta na jogada: um holding de 10 jardas. Como estavam na linha de uma jarda e o passe é anulado, houve um safety, ou seja, bola dos Cardinals e 20-16.
Após o retorno do punt, Warner recebe a bola e acerta um passe para Fitzgerald, que corre para TD. Os Cardinals estavam na frente! Restavam menos de três minutos e o estádio estava explodindo de felicidade da equipe vermelha. Mas o jogo não havia acabado e Big Ben era quem teria a bola...
O que se viu a partir de então, foi um show de qualidade de uma equipe para ganhar um Super Bowl. Os Steelers retornaram para a linha de 22 jardas, e logo de inicio foram penalizados com um holding. 1st & 20 e Roethlisberger acerta 2 passes para Holmes, com um ganho total de 27 jardas. Recepção de 11 jardas e corrida... Até que o gênio aparece. É nessas horas em que se vê quem é um quarterback bom e quem é um quarterback ótimo! É aí que se nota se o QB é grande ou é um gigante, se tem culhão ou não.
Big Ben pega a bola e lança para 40 jardas. Lá estava Santonio Holmes para levar a bola a linha de 6 jardas dos Cardinals restando pouco menos de um minuto. Após 2 passes incompletos, Roeths lança para Holmes, que pega a bola de forma sensacional, estando muito perto de sair do campo. TD Steelers e 27-23 para a equipe de Pittsburgh!
E então, a jogada que decidiu o jogo. Kurt Warner se prepara para um Hail Mary, mas o linebacker LaMarr Woodley força um fumble, recupera a bola e garante a vitória.
Big Ben abaixa e finaliza o jogo. A comemoração no estádio é geral, ainda com um pouco de surpresa devido ao fim magnifico. É claro, os torcedores do Cardinals ficaram extremamente decepcionados, e não seria diferente com qualquer outra equipe. Assim é a NFL e essa é sua beleza.
E assim termina um dos melhores Super Bowls da história. Vitória dos Steelers por 27-23 e o sexto título da equipe.
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.
>> Participe do único e exclusivo Fórum sobre NFL no Facebook: http://www.facebook.com/groups/288334057875424/
>> Não esqueça de participar de nossa promoção no Twitter, o prêmio é uma camiseta do New York Jets! Segue o regulamento: http://www.theconcussion.com/2011/12/off-regulamento-da-promocao-concussion.html
