NFL Buffalo Bills Miami Dolphins New England Patriots New York Jets Baltimore Ravens Cincinnati Bengals Cleveland Browns Pittsburgh Steelers Houston Texans Indianapolis Colts Jacksonville Jaguars Tennessee Titans Denver Broncos Kansas City Chiefs Oakland Raiders San Diego Chargers Dallas Cowboys New York Giants Philadelphia Eagles Washington Redskins Chicago Bears Detroit Lions Green Bay Packers Minnesota Vikings Atlanta Falcons Carolina Panthers New Orleans Saints Tampa Bay Buccaneers Arizona Cardinals St. Louis Rams San Francisco 49ers Seattle Seahawks
Notícias Agora :

[NCAA] Guerra no Gridiron: Navy vs Army

>> Por MD

>> Como imaginar que as forças armadas podem ter times disputando ligas “profissionais”? Pois é, na NCAA a United States Military Academy e United States Naval Academy tem suas equipes em campo disputando a temporada regular como independentes, ou seja, eles não estão vinculados a nenhuma conferencia - mas disputam normalmente a temporada.

Mesmo sem muita tradição esportiva, essas duas equipes protagonizam uma das maiores rivalidades da NCAA e desde 1930, Army Black Knights e Navy Midshipmen disputam anualmente o Army-Navy. Um jogo que vale a Thompson Cup e ultrapassa as quatro linhas que delimitam o campo de batalha do football. O jogo encarna o espírito de rivalidade latente entre as Forças Armadas Americanas. A rivalidade é tão grande que até a escolha do local do jogo é alvo de disputa, portanto, ele é tradicionalmente disputado na Filadélfia, um local que é equidistante as duas academias.

Hoje o jogo perdeu grande parte de sua capacidade esportiva devido a vários fatores, os dois maiores dele, talvez, seja o fato de o nível da NCAA melhorou muito nos últimos 30 ou 40 anos, isso em boa parte alimentado pelo interesse dos jogadores de escolher uma faculdade que o capacite exclusivamente a jogar na NFL. Mas as duas academias também tem sua parte nessa situação, pois elas passaram a exigir mais dos garotos para serem admitidos em seus programas acadêmicos, além dos limites de altura e peso impostos, o que impõe problemas em várias posições do jogo. 


Isso é verificado no fato que desde 1963 o confronto só viu as duas equipes em campo com temporadas vencedoras em 1996 e 2010. A Marinha, porém, tem um histórico melhor, de 2003 a 2010 foi a um bowl na pós-temporada, o que significa que teve temporadas vencedoras. Mas não foi sempre assim, o passado desse confronto é grandioso com muitos jogos decidindo importantes lugares no campeonato nacional. O Exercito foi a um bowl em 2010, mas não tem muitas temporadas vitoriosas em sua história. O jogo foi disputado 112 vezes, sendo 56 vitórias para Navy, 49 para o Exercito e 7 empates. 


Para a grande maioria destes jogadores o fato de o jogo ser televisionado todo ano representa a chance de brilhar em rede nacional, já que eles dificilmente seguirão a carreira profissional no football, devido a compromissos com as forças armadas após a formatura. Isso faz dos atletas, pessoas apaixonadas pelo jogo e sem nenhum interesse maior que defender sua faculdade, se divertir junto com seus amigos e manter a lembrança de seus companheiros que estão servindo os EUA pelo mundo. O jogo é ainda mais especial para os “first classmen”, pois esse será o ultimo jogo competitivo que disputarão em sua carreira.


No final do jogo um ritual é seguido há muito tempo. É entoado o hino das duas academias, primeiro o da escolha perdedora e logo após, o da vencedora. As duas equipes ficam lado a lado e a vencedora fica virada para a escolha perdedora demonstrando o respeito mútuo e a solidariedade entre as duas escolhas. 


Pouquíssimos jogadores destas duas universidades chegaram a NFL, os destaques são: Roger Staubach (Navy, 1965) que jogou pelo Dallas Cowboys, sendo inclusive MVP do SuperBowl VI e integrante do hall da fama. O WR Phil McConkey (Navy, 1979) jogou nos Giants e foi campeão do SuperBowl XXI. Além destes, Napoleon McCallum (Navy, 1985) jogou nos Los Angeles Raiders, enquanto ainda servia na Marinha acumulando as duas funções até se formar. 


A rivalidade Army-Navy é intensa assim como a história e o peso das duas academias, o jogo que desde 2008 é disputado no segundo sábado de dezembro e é uma atração da temporada da NCAA.




The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que 
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL 
até curiosidades históricas das mesmas.

>> Se você quiser escrever um texto e quer que ele seja publicado, mande para gente em contato@theconcussion.com !

>> Participe do único e exclusivo Fórum sobre NFL no Facebook: http://www.facebook.com/groups/288334057875424/

>> Não esqueça de participar de nossa promoção no Twitter, o prêmio é uma camiseta do New York Jets!  Segue o regulamento: http://www.theconcussion.com/2011/12/off-regulamento-da-promocao-concussion.html
Compartilhe este Artigo :
 

© Copyright BACKUP The Concussion 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com .