NFL Buffalo Bills Miami Dolphins New England Patriots New York Jets Baltimore Ravens Cincinnati Bengals Cleveland Browns Pittsburgh Steelers Houston Texans Indianapolis Colts Jacksonville Jaguars Tennessee Titans Denver Broncos Kansas City Chiefs Oakland Raiders San Diego Chargers Dallas Cowboys New York Giants Philadelphia Eagles Washington Redskins Chicago Bears Detroit Lions Green Bay Packers Minnesota Vikings Atlanta Falcons Carolina Panthers New Orleans Saints Tampa Bay Buccaneers Arizona Cardinals St. Louis Rams San Francisco 49ers Seattle Seahawks
Notícias Agora :

[NCAA] Heisman Trophy 101

>> Por CG


Com certeza você já ouviu falar no "Heisman". Aproveitando que se trata de um tema universitário, adicionei 101 no nome do texto (que é o código de "Teoria Geral" nas disciplinas das faculs americanas).


Em qualquer liga esportiva existem prêmios para os melhores jogadores . No college football não seria diferente. Muitos troféus são dados nessa categoria, como o Walter Camp Award e o Maxwell Award, porém, nenhum deles é tão cobiçado e tão respeitado quanto o Heisman Trophy. 


Com nome oriundo do ex homem de linha ofensiva e Head Coach de tradicionais escolas como Auburn, Clemson e Georgia Tech, John William Heisman tem seu nome fincado na história dos esportes americanos por ser um dos poucos treinadores com êxito na tríade esportiva colegial, angariando vitórias no football, baseball and basketball.


O jogador que obtém esse prêmio, indiretamente, dá um renome maior para a sua universidade. Com 7 prêmios cada, Ohio State, ( que teve o único bicampeão do troféu em 74 e 75, com o RB Archie Griffin), Notre Dame e USC vinham empatadas na liderança, entretanto, USC caiu na disputa devido ao caso Reggie Bush ( que conseguiu a vitória mais unânime da história do Heismann Trophy com 2.541 votos ), que teve seu prêmio caçado por quebra de regras colegiais. 


Com 11,3 kg e 34,3 cm, o tradicional prêmio moldado a bronze é dado desde 1935 antes da série de Bowls começar, tendo uma eleição entre membros e comentaristas para decidir o vencedor, e tende sempre premiar jogadores ofensivos e experientes, principalmente quarterbacks e running backs. Entretanto, de tempos para cá, essa história vem mudando.


Em 1997, o até então cornerback de Michigan Charles Woodson foi o primeiro e até hoje unico defensor a vencer o prêmio, tendo uma temporada fantástica como retornador de kickoffs, recebendo snaps como wide receiver e um ótimo trabalho na secundária. Woodson é considerado um dos jogadores mais completos da história do futebol universário.


Já em 2007, o quarterback de Florida Tim Tebow quebrou mais uma marca, sendo o primeiro sophomore ( segundo anista ) a conquistar o prêmio. Depois dele, Sam Bradford ( QB – Oklahoma ), Mark Ingram ( RB – Alabama ) e Cam Newton ( QB – Auburn ) .


Atualmente, a disputa para o prêmio dessa temporada esquentou com o final da temporada. O QB de Stanford Andrew Luck parecia que teria uma vitória unânime, entretanto, na reta final, o RB de Alabama Trent Richardson aproximou nas parciais e pode conseguir o título graças a possibilidade dos Crimson Tides chegarem ao BCS. Por fora, correm o trojan Matt Barkley, que pode repetir seu parceiro de USC Matt Leinart, que ganhou o prêmio e preferiu se manter na faculdade e Robert Griffin III, que vem tendo uma temporada fantástica, com dois upsets históricos para Baylor, vencendo Penn State e Oklahoma na ultima jogada. 


Agora, é esperar para ver quem vencerá nessa temporada, tendo a certeza que a vitória não diz nada sobre o que será o jogador na liga profissional.



The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que 
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL 
até curiosidades históricas das mesmas.
Compartilhe este Artigo :
 

© Copyright BACKUP The Concussion 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com .