Chegou a hora, finalmente, de começarmos nosso duelo de titãs em The Concussion. O que aconteceria se dois campeões de épocas diferentes se enfrentassem?
Pois bem, começemos com duas das melhores defesas da história da NFL: O Chicago Bears de 1985 e o Baltimore Ravens de 2000. Vamos ao panorama de ambas.
O Bears tinha uma defesa fortíssima que trabalhava o jogo inteiro colocando pressão no Quarterback, com a inovação da época, o 46. O 46 era um sistema defensivo que trabalhava de modo semelhante ao 3-4: o quarterback nunca sabia quem vinha pra Blitz, uma vez que parecia que todos vinham para ela. Ademais, o Safety se posicionava no box (junto dos LBs). Chicago terminou aquela temporada vencendo o Patriots no Super Bowl - com massacre.
Baltimore recepcionava uma nova equipe oriunda de Cleveland. Quatro anos depois de sua chegada, o Ravens mostrou uma defesa liderada por Ray Lewis, Siragusa e McAlister, respectivamente MLB, DL e DB. Embora seja considerada uma das mais dominantes defesas da NFL, em sentido contrário temos que o schedule do Ravens foi tosquíssimo àquele ano: Browns e Bengals com QBs terríveis (duas vezes), Cowboys capega com clima de fim-de-dinastia e Cardinals mais capenga ainda. Daquele Schedule só respeito o Titans, numa partida que a equipe de Maryland penou para vencer por 24 a 23.
Sem mais delongas, vamos ao que seria da partida. Sem sombra de dúvidas o que pesaria a favor do Bears seria Walter Payton. Payton conseguiria correr pelo outside com facilidade e, ao menos um TD faria. O que pesa contra o Bears é seu sistema defensivo, o 46. Contra uma equipe de 2000 o 46 estaria já obsoleto. Slants e Screens venceriam o sistema (como o Dolphins em 1985 deu a única derrota de Chicago no ano, carimbando a faixa do 15-1).
Inúmeros punts no primeiro e no segundo tempo. Também veríamos a defesa do Ravens conseguindo parar o QB de Chicago, McMahon, em 3rd and Medium. McMahon não tinha boas opções de Tight End - e isso prejudicaria bastante a equipe contra um box forte que tinha Baltimore.
No fim, o que aconteceria? Muitos Field Goals para ambos os lados, a defesa do Bears invencível na redzone (sem tomar nenhum TD) e no último quarto, devido às constantes blitzes do time do norte, uma interceptação no horrível Trent Dilfer - o pior QB que já vencera um Super Bowl.
Final de jogo: Chicago Bears 17 vs 06 Baltimore Ravens.
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.
