Pois bem senhores, chegamos a penúltima semana de futebol. Após o fim desta rodada saberemos exatamente quem é que pode sonhar com os playoffs e quem pode sonhar com a primeira escolha do draft. A parte mais emocionante da liga está por chegar!
Analisando esta liga como um todo, ao longo do ano, noto um fator importante: Foi o ano dos quarterbacks. Sim! Parem para pensar nisto um pouco. Temos cinco QBs com mais de 4500 jardas! A NFL nunca viu uma perfomance destas. E enquanto aos rookies? Cam Newton e Andy Dalton tiveram um ano excelente. E os jogos de Aaron Rodgers? Foram maravilhosos! Favorito ao prêmio de MVP. Outro rapaz não pode ser esquecido: Tim Tebow e Tebowmania. As viradas mais emocionantes que eu já presenciei. Os passes longos de Eli Manning também foram lindos de se ver.
Talvez, num ano distante, quando lembrarmos da temporada de 2011, iremos nos referir como o ano dos quarterbacks.
Você deve estar achando eu não ter citado um nome, ao falar dos QBs, não? Sim, leitores, o mais nobre QB deste ano é Drew Brees! Segunda-feira ele quebrou o recorde de Dan Marino e atingiu 5000 jardas na temporada regular. Este recorde já perdurava por 27 anos e Brees o quebrou. Simplesmente maravilhoso poder presenciar isto.
![]() |
Três dos vários QBs destaques este ano |
Bom, sem mais delongas, vamos aos jogos!
Os já classificados Baltimore Ravens encararam o Cleveland Browns e pra quem pensou que eles iriam se poupar... Negativo. Com sangue nos olhos, a trupe de Flacco foi pra cima da defesa dos Browns. Aliás, Joe Flacco não foi tão bem. Foram apenas 132 jardas. O que realmente ajudou foram as faltas de Cleveland e Ray Rice. O RB foi o melhor corredor e o melhor recebedor para Baltimore.Pelo lado dos Browns Peyton Hills fez ótimo jogo. Aliás, se Hills fosse mais constante durante a temporada a franquia de Cleveland teria menos dificuldade. Enfim, fim de ano para os Browns que irão cumprir tabela na semana que vem e playoffs para os Ravens.
Tebow, agora era a hora certa para seus milagres! Pena que não ocorreu. Atropelamento dos Bills. Em Denver, nem ao menos conseguiram anotar a placa. C.J. Spiller foi o responsável pela vitória, com corridas importantes e decisivas. Fitzpatrick fez um ótimo passe de 55 jardas e só. A má fase ainda continua. E para dizer a verdade a vocês, leitores, os Broncos tem um sério problema com QB. Tebow foi muito mal. Com 10 corridas ele não conseguiu nada. No quesito passe, ele também não conseguiu resolver. Denver deve ir aos playoffs, vamos ver como Tebow se comporta lá. Os Bills já estão fora.
Cam Newton! É isto que tenho a dizer a vocês sobre o jogo entre Panthers e Buccaneers. 3 TDs, 65 jardas correndo e mais de 70% de passes completos! Newton ultrapassou o recorde de Peyton Manning, de jardas por passe para um rookie. Além disso DeAngelo Williams voltou a jogar bem e Brandon LaFell completou um TD de 91 jardas, recorde da franquia. Ano que vem os Panthers vão dar trabalho! Mesmo porque estão bem posicionados para o draft. Enquanto a equipe de Tampa Bay tem um dos piores times da NFL e perspectiva de futuro 0.
Como a AFC norte é forte, não? Ravens, Steelers.. E Bengals na briga! Sim, com a vitória desta rodada sobre os Cardinals, a equipe de Cincinnati ainda almeja uma vaga nos POs. O trio ofensivo laranja fez a diferença! Andy Dalton, Cedric Benson e Jerome Simpson fizeram um ótimo jogo e deixaram os Benglas ainda respirando. Os Cardinals já não lutam por nada e precisam reformular o corpo defensivo, urgentemente.
Os rivais Raiders e Chiefs jogaram pela sobrevivência. Num jogo emocionante decidido no overtime os Raiders se mantiveram vivos e acabaram com as chances da inconstante franquia de Kansas. Porém, no duelo pessoal entre Orton e Palmer, o QB dos Chiefs saiu vencedor. Foram 300 jardas, 1 TD e um belo jogo. Os Chiefs vão se arrumando para o ano que vem, enquanto isso os Raiders esperam uma derrota dos Broncos na semana que vem, para este mesmo Chiefs. Se isto acontecer, e os Raiders ganharem a vaga dos POs vai para Oakland.
![]() |
O TD de Jerome Simpson foi destaque em todos noticiários |
Quem acompanhou Dolphins contra Patriots desde o começo pensou que veria um verdadeiro atropelo do time de Matt Moore, afinal, ao fim do segundo quarto o placar era de 17X0. Mas, Tom Brady ainda estava vivo e empatou a partida em apenas um tempo. Depois de uma interceptação e um fumble de Matt Moore as coisas ficaram equilibradas. Outra pessoa acordou no segundo tempo, o melhor WR da NFL este ano, sem dúvidas: Wes Welker! Recebeu mais de 100 jardas depois do half time e trouxe a vitória pra New England. Com isto, Bye na primeira rodada dos POs para os Patriots e fim de linh para os Dolphins. Com uma pequena ressalva, os Dolphins melhoraram muito neste fim de temporada e ficará longe da primeira escolha do draft. A franquia de Miami é uma das que mais necessita de um QB como Andrew Luck.
Na batalha de NY os Blues saíram vencedores. Com uma apresentação de gala de Victor Cruz e seu TD de 99 jardas, os Giants seguraram a liderança da NFC leste. Partida regular de Eli Manning que estava sem dois de seus principais recebedores: Ballard e Manningham. Além disso, Hakeem Nicks está em péssima fase, dropando todos os passes que recebe. Pelo lado dos Jatos, Sanchez não conseguiu resolver, novamente. Quando a equipe mais precisava dele, acabou sofrendo um safety. Claro, a linha ofensiva tem sua culpa, mas é inegável que a maior parcela de culpa vai cair sobre o QB. Jets e Giants ainda estão na briga, o time verde precisa de uma grande combinação de resultados enquanto os Giants precisa apenas vencer os Cowboys.
O massacre da rodada aconteceu no jogo entre Steelers e Rams. A franquia de St. Louis não conseguiu ao menos um ponto, no jogo que os QBs reservas estrelaram. Bradford e Big Ben machucados ficaram de fora dando lugar a Kellen Clemens e Charlie Batch. Óbviamente as coisas estava mais fáceis para Batch, afinal o time é bem melhor. Mendenhall foi a estrela da partida correndo para mais de 100 jardas! Aliás, o jogo corrido foi a estrela da noite. Todos TDs da partida vieram de correria, e neste quesito os Steelers são imensamente superiores. Excelente partida de Lawrence Timmons também, que mais parecia um paredão. Os Steelers já nos POs enquanto os Rams estão na luta pela 1st pick. Luck junto de Bradford? Em breve o TC vai abordar este assunto.
E estrelando os jogos mais chatos da rodada temos: Jaguars X Titans e Vikings X Redskins. O primeiro teve Jared Cook como maior estrela: 169 jardas recebidas. O melhor alvo de Hasselbeck durante a temporada. Jones-Drew também foi bem, mas com Blaine Gabbert liderando a equipe dificilmente conseguirão algo. Os Titans ainda tem uma pequena chance de POs, os Jaguars não almejam mais nada. No segundo jogo, os Vikings conseguiram superar as perdas de Adrian Peterson e Christian Ponder e saíram vitoriosos. Tudo bem, do outro lado estava Rex Grossman, mas mesmo assim foi uma vitória surpreendente! Destaque para Toby Gerhart, que ao substituir Adrian Peterson, fez um ótimo jogo e passou das 100 jardas terrestres. Até ano que vem para Redskins e Vikings, que só devem chamar a atenção agora no draft.
E os Lions alcançaram seu lugar ao sol! Desde 1999 isto não ocorria. A equipe de Detroit conseguiu superar seu problema com as faltas e Matthew Stafford superar seu problema de interceptações. E novamente Megatron foi decisivo. Recebendo para mais de 100 jardas em lances decisivos, Calvin Johnson foi um dos principais nomes da partida. Muita felicidade em Detroit contrastando com a infelicidade em Sandiego. Com um ano pra se esquecer, Rivers até fez um bom jogo, sua defesa é que não ajudou. É o segundo ano consecutivo que os Chargers não vão para os playoffs, o que é desanimador, pois nos seis anos anteriores a franquia de Sandiego esteve lá por cinco vezes.
Em um jogo que incrivelmente não valeu nada, os Eagles venceram os Cowboys. Aí o nobre leitor pergunta, como não valeu nada? Afinal, no começo da rodada, os dois lutavam por playoffs. Explico: Com a vitória dos Giants, os Eagles estão eliminados e com esta derrota os Cowboys precisam apenas vencer os Giants, na última rodada. Não será tarefa fácil, afinal, Tony Romo e Felix Jones se machucaram e só iremos saber de suas condições para a próxima partida no decorrer da semana. A partida em si foi fácil para os Eagles, show de Vick, Jackson e Maclin. A expectativa de POs na NFC leste vai durar até os últimos minutos!
Os 49ers ganharam mais uma, desta vez sobre os Seahawks e com 4 field goals de David Akers! Uma vitória apertada, diga-se. 19-17! O jogo estava muito equilibrado e no fim das contas foi decidido por um fumble sofrido por Tarvaris Jackson e forçado por Larry Grant. A seed 2 deve ficar com os 49ers, que vem com tudo para a post season. Os Seahawks tem muito a rever nestas férias, afinal, depender apenas Marshawn Lynch para conseguir seus firstdowns não é uma boa estratégia.
![]() |
Jermichael Finley numa recepção fantástica |
E no Sunday Night Football, nada novo. Apenas outra partida incomum de Aaron Rodgers, o extra-terrestre. CINCO touchdowns de A-Rod, que estraçalhou com qualquer perspectiva defensiva dos Bears. O jogo foi 35-21 para os cabeças de queijo e podia ser mais. Dois TDs para Jordy nelson, outros dois para James Jones e um último para Jermichael Finley... Uma verdadeira festa. Os Bears perderam quaisquer chances de playoffs assim que ficaram sem Forte e Cutler, ontem isto só ficou oficial. Com esta vitória, os Packers garantiram a vantagem de jogar em casa todas as partidas também. Os favoritos vão com tudo!
Já no Monday Night Football o jogo em si ficou em segundo plano, frente o recorde de Brees. Afinal, Falcons e Saints já entraram classificados e mesmo sendo rivais, o jogo não seria o mesmo caso as duas equipes estivessem lutando por uma vaga. 45-16 foi o resultado do jogo. Mas vamos ao que realmente interessa: Brees é o novo recordista de jardas na NFL. Agora, e durante muito tempo creio eu, quando nos referirmos a muitas jardas certamente falaremos de Brees. Seu nome que já estava na história da NFL agora ganha lugar de destaque. E nós somos felizardos de poder assistir tudo isso em tempo real. Parabéns ao QB dos Saints e seus torcedores.
>> Se você quiser escrever um texto e quer que ele seja publicado, mande para gente em contato@theconcussion.com !
>> Participe do único e exclusivo Fórum sobre NFL no Facebook: http:// www.facebook.com/groups/ 288334057875424/
>> Não esqueça de participar de nossa promoção no Twitter, o prêmio é uma camiseta do New York Jets! Segue o regulamento: http:// www.theconcussion.com/2011/12/ off-regulamento-da-promocao-con cussion.html
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.
>> Se você quiser escrever um texto e quer que ele seja publicado, mande para gente em contato@theconcussion.com !
>> Participe do único e exclusivo Fórum sobre NFL no Facebook: http://
>> Não esqueça de participar de nossa promoção no Twitter, o prêmio é uma camiseta do New York Jets! Segue o regulamento: http://