NFL Buffalo Bills Miami Dolphins New England Patriots New York Jets Baltimore Ravens Cincinnati Bengals Cleveland Browns Pittsburgh Steelers Houston Texans Indianapolis Colts Jacksonville Jaguars Tennessee Titans Denver Broncos Kansas City Chiefs Oakland Raiders San Diego Chargers Dallas Cowboys New York Giants Philadelphia Eagles Washington Redskins Chicago Bears Detroit Lions Green Bay Packers Minnesota Vikings Atlanta Falcons Carolina Panthers New Orleans Saints Tampa Bay Buccaneers Arizona Cardinals St. Louis Rams San Francisco 49ers Seattle Seahawks
Notícias Agora :

[TC OPINA] O que eu acho de Rômulo Mendonça.

Temos aqui em The Concussion uma linha editorial independente e que não tem o rabo preso. Quando a gente tem que falar algo, a gente fala. 

Fala, inclusive, o que a grande maioria dos outros sites não fala. Isso porque meu trabalho aqui não é só ficar traduzindo notícia de site americano ou dar palpite nos jogos. Foi exatamente essa a postura em janeiro deste ano quando expomos o desrespeito de um narrador X com os telespectadores. Estes foram chamados de anta e, caso não contentes com a transmissão, que fossem ver na internet o jogo.

Não compactuamos com aquilo. Foi por isso que criticamos daquela forma. Os bordões ou a voz nunca foram contestados - até porque não tinha o quê contestar. Falamos o que tinha de ser dito e o que a grande maioria dos fãs de Futebol Americano falavam. Não houve difamação. Houve exposição de fatos. 

Foi a única ideia de foto que eu tive para ilustrar
Esse referido narrador não faz mais parte dos quadros daqueles que narram NFL no Brasil. Com saída do referido canal - que tecnicamente é amador, e todo mundo sabe disso - a ESPN assumiu a cobertura dos jogos da tarde do Domingo e dos Playoffs da NFC.

Com esses jogos a mais veio a necessidade de um back-up para o Everaldo e o Ari Aguiar. Em algumas ocasiões haveria três jogos no mesmo dia - e a impossibilidade de narrar dois jogos seguidos. Eu já brinquei de narrar um jogo junto com o @nfldeboteco e, honestamente, é impossível ficar oito horas no ar falando e entretendo o narrador.

Com isso a pessoa referido no título deste artigo foi alocada a alguns jogos da NFL e da NCAA na ESPN. 

Procurei no Google e não sei da onde o Rômulo veio, qual sua trajetória profissional. Assim, não posso fazer um background quanto a isso. Nessa altura do campeonato você deve achar que eu vou descer a lenha nele como a maioria das pessoas querem e pedem, né?

Não. Como eu disse, a gente tem uma posição independente aqui. Não é porque a maioria dos "Fãs de esporte" estão descendo a lenha no cara que eu vou xingar também. Da mesma forma que eu fiz com aquele outro narrador no início do ano, vou colocar aqui o que é dito do Rômulo no twitter.

"Aquele Rômulo Mendonça é tão chato narrando futebol americano que eu peguei no sono minutos antes do Brees bater o recorde. #fail".

"Rômulo Mendonça narrando? Hora de colocar o audio original em inglês..."

Quero, honestamente, ver uma crítica objetiva e construtiva. Todas que li foram extremamente subjetivas. Em outras palavras, o "ser chato por si mesmo". Ah, ele é chato. Por quê? Porque sim. Ainda não vi - e provavelmente não verei. Sabe por quê? Porque objetivamente não há nada que possa ser dito sobre ele.

I) Quanto à voz dele.

Eu não sou fonoaudiólogo e sou completamente leigo no assunto. Mas o Rômulo tem voz agradável para um narrador. Semelhante a do Cléber Machado, se eu pudesse fazer uma comparação. O que deixa alguns muito puto é que, quando é Touchdown o Rômulo grita e quem está ouvindo TV no volume baixo com a mãe dormindo do lado toma um susto. Mas, convenhamos, né? Narrador serve para isso, serve para dar emoção. Vide o über criticado Galvão Bueno na final da Copa do Mundo de 1994 gritando "É tetra!". 

II) Quanto aos bordões dele.

Eu podia falar o que eu quisesse quanto à falta de profissionalismo daquele outro narrador. Mas os bordões dele eram sensacionais. O mesmo pode ser dito do Silvio Luiz. Este, por exemplo, num cruzamento na grande área exclamava

"tá armado o pagode na cozinha".

Imaginem isso no Futebol Americano na redzone. Com toda certeza o fã deste esporte, que se mostra sempre muito arrogante ao criticar - e cheio de si - ficaria absurdamente inconformado com tal bordão. Algo extremamente criativo - dado o panorama dos últimos acontecimentos na ocupação da reitoria da Universidade de São Paulo - é sempre criticado por quem ouve. 

Narrador que é narrador tem bordão. Isso dá um tempero a mais na transmissão. Galvão tem seu "haja coração". Cléber seu "pro fundo do gooooool". Everaldo tem seu "Come grama". Rômulo tem mais de um - e, sinceramente, o único fraco é o do açougue. Todos os outros dão emoção sim à partida. Aliás, gritar "This is the end.... ZONE" é brilhante porque reflete a essência do Touchdown. Muito mais do que gritar touchdown simplesmente - nada contra com quem o faz. 

Honestamente, caro leitor, Futebol Americano não é uma coisa que paga algo aqui no Brasil não. Quanto você acha que ganha por mês um narrador da ESPN? Com certeza não é o suficiente para aguentar todas as críticas pesadas que são ditas no twitter todas as tardes de domingo. Sabe quanto eu já ganhei com o The Concussion? Nada. Já disse aqui anteriormente que tudo o que entrar vai ser revertido em prêmios que compraremos para sortear para os leitores e fazer o site crescer ainda mais. Isso para mim é hobby e a gente tem que aguentar umas groselhas às vezes. Imagine quem se expõe muito mais?

Devemos, sim, bater palmas para a iniciativa da ESPN de fazer esse contrato com a NFL. Lógico, não é pura benevolência, uma vez que eles são uma empresa e, como empresa tem como objeto o lucro de seus sócios. Mas, ainda sim, é louvável que o espaço vazio deixado nos domingos a tarde sejam preenchidos. Devemos, sim, bater palmas para o Rômulo que se esforça e sempre foi simpático com os telespectadores. Sempre interagiu de uma forma divertida. 

E, mais do que tudo: mesmo com a galera xingando muito no twitter ele nunca perdeu a compostura e nunca desrespeitou o fã. Nunca. Isso, mais do que qualquer outra coisa, é uma atitude madura e louvável. 

Muito provavelmente alguém vai falar que eu estou fazendo este texto para puxar o saco do Rômulo ou algo semelhante. Não, The Concussion não precisa disso. Eu falo o que eu acho que tem que falar. Por mais que alguém não goste, toda unanimidade é burra mesmo... 

Acima de tudo, para demonstrar isso, eu não vou divulgar este texto em lugar nenhum. Podem ver no Twitter se eu me referi alguma vez a este texto depois dele ser finalizado. Não. Para os que acham que eu vou mandar DM para o Rômulo falando sobre este texto, a gente não precisa disso. Aliás ele nem segue a gente no Twitter anyway. 

Eu não escrevo pra fazer barulho, não escrevo para X ou Y ler. Eu escrevo porque sinto-me na necessidade de defender alguém de críticas feitas por Leites com Pera; Para defender alguém que não merece ser feito de Judas todo domingo - por estar fazendo seu trabalho com dignidade. 

É isso.

>> Por AC, Editor Chefe The Concussion

The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que 
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL 
até curiosidades históricas das mesmas.

 
>> Se você quiser escrever um texto e quer que ele seja publicado, mande para gente em contato@theconcussion.com !
 
>> Participe do único e exclusivo Fórum sobre NFL no Facebook: www.facebook.com/groups/
288334057875424/

>> Não esqueça de participar de nossa promoção no Twitter, o prêmio é uma camiseta do New York Jets!  Segue o regulamento: www.theconcussion.com/2011/12/
off-regulamento-da-promocao-concussion.html
Compartilhe este Artigo :
 

© Copyright BACKUP The Concussion 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com .