A temporada de 1990 já começou marcada por mudanças na arbitragem. Mudanças que aceleraram o jogo foram implementadas. As equipes aderiram as regras sem maiores problemas ou polêmicas.
Na temporada regular a melhor equipe foi o San Francisco 49ers, com 14 vitórias e 2 derrotas. Porém, os Niners foram seguidos de perto por Giants e Bills, ambos com 13 vitórias. Num geral, a temporada foi boa para as equipes da AFC, que tinha melhores equipes que as da NFC. Foram a post season daquela temporada de 1990: Buffalo Bills, Miami Dolphins, Cincinnati Bengals, Houston Oilers, Los Angeles Raiders, Kansas City Chiefs, New York Giants, Philadelphia Eagles, Washington Redskins, Chicago Bears, San Francisco 49ers e New Orleans Saints. Claro, algumas destas equipes, como vocês já devem ter notado mudaram de local ou de nome.
Ainda na regular season, o ano foi de destaque para alguns jogadores: Joe Montana, Dan Marino, John Elway e Warren Moon conseguiram ultrapassar as 3500 jardas aéreas. Sim, leitores todos estes mitos jogaram numa mesma temporada e infelizmente não estávamos vivos para acompanhar. No jogo corrido o destaque foi Barry Sanders e Thurman Thomas, ambos passando das 1250 jardas terrestres. Randall Cunningham também merece destaque, pois mesmo sendo QB, foi o 9º melhor corredor da liga. Recebendo os destaques foram Jerry Rice e Henry Ellard. Defendendo, vários outros nomes famosos como Derrick Thomas, Joey Browner e Wes Hopkins tiveram um ótimo ano.
Sem mais delongas, vamos aos playoffs. Não tivemos surpresas na rodada do wild card, os favoritos venceram. Com destaque para os Chiefs, que mesmo derrotado não saíram de cabeça baixa, pois perderam por uma diferença de apenas 1 ponto e passaram pra quase 300 jardas aéreas na partida. Passada esta fase, os confrontos se afunilaram de tal forma que as finais de conferência foram: Buffalo Bills X Los Angeles Raiders e N. Y. Giants X 49ers. Chegamos então ao ponto que nos interessa. Os 3 favoritos chegaram longe e dois deles se encontraram na decisão de conferência. Vamos então, dar uma olhada nos rosters de 49ers e Giants que é o nosso foco por hoje.
Pelo lado dos Blues os destaques são Phill Simms, que apesar de não ser uma estrela, também não comprometia. Como nos tempos atuais, os Giants não tinham destaques correndo. E recebendo, o tight end Mark Bavaro foi o principal nome. Na defesa, o grande Lawrence Taylor rouba todas as atenções. Pepper Johnson também fez boa temporada! Já pelo lado dos Niners tínhamos o lendário Joe Montana lançando e alcançando 3944 jardas. E o principal alvo de Montana era Jerry Rice. Brent Jones também foi fantástico. Charles Haley e Kevin Fagan foram os destaques na hora de defender.
Obviamente, pelos nomes aqui expostos, é de se imaginar que o favoritismo estava do lado de San Francisco. Aliás, outra semelhança, os Giants assim como nos dia de hoje eram os azarões. A história dos Blues está repleta de campanhas vitoriosas assim, vide 2007.
Vamos então ao jogo, que aconteceu no Candlestick Park e teve quase 67000 pessoas assistindo ao vivo. E o jogo começou muito mais equilibrado do que se imaginava, nenhum touchdown nos dois primeiros quartos. As defesas imperaram e bloquearam os avanços do ataque. Porém, meus amigos, a figura de Joe Montana não iria passar em branco neste jogo... No terceiro quarto Joe lançou um TD de 61 jardas para John Taylor. Parecia o fim para os Giants! Porém, não houve desespero por parte da equipe de NY que continuou equilibrada. E a história deste confronto poderia ser diferente se Montana não tivesse sofrido um sack explosivo de Leonard Marshall que o deixou meia bomba para o restante do jogo.
O jogo estava acirrado e o placar marcava 13 a 9 para Sanfran. A posse era dos Giants que numa 3rd and 1 não conseguiu a descida. E a bola voltaria para os Niners... Se não fosse um fake punt! A jogada engraçadinha cedeu muitas jardas aos Giants que com Gary Reason chegou numa boa posição para o FG. E o FG ocorreu e os Blues encostaram no placar.
Com 13 a 12 a tensão era total. Mas a posse era dos 49ers! Que avançaram muito bem até que o RB Roger Craig sofreu um fumble, forçado e recuperado por Lawrence Taylor. Era tudo que a nação azul precisava! O time avançou até a linha de 25 jardas e lá converteu outro FG. A vitória estava selada e os Blues estavam nos playoffs sem nem mesmo fazer um TD! Os destaques da partida foram Montana e Taylor, sem a menor dúvida.
Bom, o que vem a diante o torcedor dos Giants sabe de cor. Imagino que os torcedores dos Bills também lembrem, com muito pesar é claro. Mas o que fica de lição é: Na NFL jamais menospreze qualquer time que tenha chego aos playoffs. Playoff é outro campeonato! Esta semana vimos exemplos, como Broncos, Texans ou o próprio Giants. Agora é aguardar e presenciar a história: Vamos ter a vingança dos Niners ou os Giants irão adquirir um freguês em playoffs?
>> Por RM
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.
>> Se você quiser escrever um texto e quer que ele seja publicado, mande para gente em contato@theconcussion.com !
>> Participe do único e exclusivo Fórum sobre NFL no Facebook: www.facebook.com/groups/
>> Não esqueça de participar de nossa promoção no Twitter, o prêmio é uma camiseta do New York Jets! Segue o regulamento: www.theconcussion.com/2011/12/