Bom, criaremos uma nova coluna. Clássicos trará textos históricos de The Concussion, em sua maioria escritos por mim, editor chefe, ou por Victor Sorensen. Alguns deles são inéditos e serão publicados pos mortem. Para estrear, nada melhor do que o preview do Super Bowl XLV publicado na comunidade da NFL no Orkut para ilustrar o tópico oficial da partida. Vendo hoje parece até que o texto foi um review. Não o foi. Foi escrito antes da partida e previu com precisão a maioria dos pontos chave.
Pegue a pipoca e acompanhe.
_______________________
E finalmente chegou o Super Bowl. Aquele jogo que a gente espera o ano inteiro e fica triste depois que ele passa.
The Concussion mais uma vez faz um pequeno preview especial do jogo. Óbvio, não existe certeza absoluta do que vai acontecer - até porque se tivéssemos, estaríamos ricos com sites de aposta. Mas, baseado no papel e no que as equipes fizeram durante a temporada, podemos prever esse jogo. E que jogo será: duas das mais populares franquias da NFL no big game.
Primeiro: essa defesa do Steelers é monstruosa. Não é a toa que o DC do time, Dick LeBeau, está no Hall da Fama. Mas a defesa de Green Bay não fica para trás não: Clay e Charles terão um papel decisivo na partida no dia 6.
Teremos a explosiva unidade ofensiva do Packers contra a confiável unidade defensiva do Steelers. E aí, leitor, defesas ganham campeonatos?
Mesmo que venha de um #6 spot nos POs, a equipe de Wisconsin tem uma chance e tanto de vencer essa partida. Aliás, em Vegas eles são favoritos por +2. E se você pensa que Aaron Rodgers é o playmaker dessa partida, engana-se.
Tudo resume-se em James Starks (que tem que fazer jus ao sobrenome parecido do Homem de Ferro). Se ele mantiver a média de 3,7 yds por carregada que teve nessa pós-temporada, o Steelers está em maus lençóis. Isso porque uma grande partida de James abre espaços cabulosos para Aaron passar a bola contra cobertura simples dos DBs. Esse é o grande ponto da partida. Eu, Victor Sorensen, pessoalmente, não creio em mais de 70 jardas corridas do RB citado. Mais que isso é milagre, honestamente.
Assim sendo, minha previsão é: O jogo corrido do Packers vai forçar Rodgers a ter sua atuação mais joemontenesca da vida. Daqui a pouco eu falo mais disso.
The Pitt, por sua vez, tem o QB e a defesa mais "tough" da NFL. Isso, por si só, já faz de black and gold um time digno de vencer o Super Bowl. Só que uma coisa me preocupa: a inconsistência de Mendenhall. Por mais que ele tenha tido mais de 100 jardas no AFCCG, não vejo, de verdade, ele destruindo de novo. E novamente eu digo: Esse é o grande ponto da partida.
Ou seja; em ambos os casos o jogo corrido será crucial. Se o jogo corrido engrenar, esses dois QBs sairão do pocket em Play Action e lançarão "down field". E isso é ainda mais perigoso contra Green Bay: Roeths é ÓTIMO lançando fora do pocket - e tem Wallace, Ward e Miller para passar a bola.
Na defesa a coisa fica mais ou menos como os previews das finais de conferência. A OL do Steelers é ruinzinha e o Pass Rush do Packers, lindo. Só que de novo digo: chegar em Roeths é uma coisa: derrubá-lo é outra.
Em suma, vejo dois cenários para a partida: Num cenário Big Ben destrói. No outro Aaron destrói. Bem simples. E para que cada um deles possa destruir, duas coisas tem que acontecer: O "pobre" jogo corrido das equipes tem que engrenar e suas defesas, temidas, tem que se provar vitoriosas.
Nota: Não perca esse Super Bowl. Você verá o nascimento de mais uma lenda que usa o #12.
>>Playmakers
* James Starks, para o Packers.
* Rashard Mendenhall, para o Steelers.
>> Chaves para a vitória:
.
Steelers:
I) Parar o jogo corrido do Packers, forçando o jogo de Green Bay ser unilateral.
II) Controlar o relógio.
III) Parar Aaron Rodgers. Só. De resto Big Ben resolve.
Packers:
I) Fazer Big Ben comer grama.
II) Proteger a bola - turnovers do jogo corrido entregarão esse jogo.
III) Fazer Starks correr pela vida
IV) Eu ia falar do Rodgers. Mas não precisa: ele vai mitar por si só.
V) Cobrir bem Wallace e Ward.
>> Previsão: Packers vence por um Field Goal
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.
