Por GB
Você imagina Joe Montana, 4 vezes campeão do Super Bowl e ídolo dos 49ers, em outra equipe ?
Pois é, nem eu. Mas, por incrível que pareça, ele jogou suas duas últimas temporadas no Kansas City Chiefs, time da AFC West.
Pergunta-se: Como ele foi parar lá? Simples. Após seguidas contusões no início da década de 1990 e com Steve Young (literalmente jovem se comparado ao com trinta e tantos anos Joe) dando conta do recado, em abril de 1993 o mítico quarterback foi trocado para o Chiefs.
Montana chegou nos Chiefs como uma estrela se chega. Contrato milionário - dez milhões de dólares por três anos), uma série de expectativas criadas em cima e ainda teve como escolher qual camisa usaria, com as opções de usar a 3, número que usara na NCAA (em Notre Dame), a número 19, que ele usou no Training Camp em 1979 com os 49ers e quando era criança, nas Little Leagues, e a tradicional 16, número que imortalizou jogando em San Francisco. Detalhe: a camisa 16 dos Chiefs era aposentada. O dono dela, o quarterback Len Dawson, deixou Montana recuperar a camisa e usá-la. Para a surpresa de alguns e nem tanto de outros, Joe foi humilde: escolheu usar a 19 e manteve a camisa 16 aposentada. Acabou por ser uma decisão política. A #16 estava imortalizada em SanFran e em Kansas City. Melhor deixá-la quieta, né?
Número escolhido! Vamos de 19 mesmo. Joe Montana já poderia estrear.
E não decepcionou. Na temporada de estréia, Montana, mesmo sofrendo com contusões (perdeu 5 jogos), levou os Chiefs à final da conferência americana com dois “Comebacks” sensacionais. O sonho, porém, acabou: perdeu para os Bills e a equipe de Kansas ficou de fora do Super Bowl daquele ano. Inclusive foi o último Super Bowl no qual a equipe de Buffalo chegara.
No seu último ano como jogador profissional Montana estava saudável e disputou 14 jogos, passando para 3,283 jardas e anotando 16 TD’s, com apenas 9 interceptações.
Destaque da temporada regular de Montana ficou nos jogos contra o Broncos de John Elway, num Monday Night vencido por Joe por 31-28 e um jogo na week 2 contra os 49ers de Steve Young , e mais uma vitória dos Chiefs. Esse jogo, inclusive, foi de longe um dos melhores da temporada. Steve Young chegara duas vezes à final da NFC - perdendo em ambas ocasiões. O fantasma de Joe Montana continuava perseguindo o scrambler. Naquele jogo, então, acabou por domá-lo. A dor o fez crescer e o fortalecer naquele ano - culminando com a vitória no Super Bowl.
Quanto a Joe... Bem, no Wild Card Game, contra os Dolphins de Dan Marino, os Chiefs e Joe Montana foram eliminados.
Joe Clifford Montana jogou apenas duas temporadas em Kansas - mas foi o suficiente para marcar o torcedor e dar algumas alegrias. Se aposentou no final de 1994, e está no Hall da Fama desde 2000.
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.
