NFL Buffalo Bills Miami Dolphins New England Patriots New York Jets Baltimore Ravens Cincinnati Bengals Cleveland Browns Pittsburgh Steelers Houston Texans Indianapolis Colts Jacksonville Jaguars Tennessee Titans Denver Broncos Kansas City Chiefs Oakland Raiders San Diego Chargers Dallas Cowboys New York Giants Philadelphia Eagles Washington Redskins Chicago Bears Detroit Lions Green Bay Packers Minnesota Vikings Atlanta Falcons Carolina Panthers New Orleans Saints Tampa Bay Buccaneers Arizona Cardinals St. Louis Rams San Francisco 49ers Seattle Seahawks
Notícias Agora :

[DOC NFL] Joe Montana usando a #19?!


Por GB



Você imagina Joe Montana, 4 vezes campeão do Super Bowl e ídolo dos 49ers, em outra equipe ? 




Pois é, nem eu. Mas, por incrível que pareça, ele jogou suas duas últimas temporadas no Kansas City Chiefs, time da AFC West. 


Pergunta-se: Como ele foi parar lá? Simples. Após seguidas contusões no início da década de 1990 e com Steve Young (literalmente jovem se comparado ao com trinta e tantos anos Joe) dando conta do recado, em abril de 1993 o mítico quarterback foi trocado para o Chiefs.



Montana chegou nos Chiefs como uma estrela se chega. Contrato milionário - dez milhões de dólares por três anos), uma série de expectativas criadas em cima e ainda teve como escolher qual camisa usaria, com as opções de usar a 3, número que usara na NCAA (em Notre Dame), a número 19, que ele usou no Training Camp em 1979 com os 49ers e quando era criança, nas Little Leagues, e a tradicional 16, número que imortalizou jogando em San Francisco. Detalhe: a camisa 16 dos Chiefs era aposentada. O dono dela, o quarterback Len Dawson, deixou Montana recuperar a camisa e usá-la. Para a surpresa de alguns e nem tanto de outros, Joe foi humilde: escolheu usar a 19 e manteve a camisa 16 aposentada. Acabou por ser uma decisão política. A #16 estava imortalizada em SanFran e em Kansas City. Melhor deixá-la quieta, né?


Número escolhido! Vamos de 19 mesmo. Joe Montana já poderia estrear.



E não decepcionou. Na temporada de estréia, Montana, mesmo sofrendo com contusões (perdeu 5 jogos), levou os Chiefs à final da conferência americana com dois “Comebacks” sensacionais. O sonho, porém, acabou: perdeu para os Bills e a equipe de Kansas ficou de fora do Super Bowl daquele ano. Inclusive foi o último Super Bowl no qual a  equipe de Buffalo chegara. 




No seu último ano como jogador profissional Montana estava saudável e disputou 14 jogos, passando para 3,283 jardas e anotando 16 TD’s, com apenas 9 interceptações. 


Destaque da temporada regular de Montana ficou nos jogos contra o Broncos de John Elway, num Monday Night vencido por Joe por 31-28 e um jogo na week 2 contra os 49ers de Steve Young , e mais uma vitória dos Chiefs. Esse jogo, inclusive, foi de longe um dos melhores da temporada. Steve Young chegara duas vezes à final da NFC - perdendo em ambas ocasiões. O fantasma de Joe Montana continuava perseguindo o scrambler. Naquele jogo, então, acabou por domá-lo. A dor o fez crescer e o fortalecer naquele ano - culminando com a vitória no Super Bowl.



Quanto a Joe... Bem, no Wild Card Game, contra os Dolphins de Dan Marino, os Chiefs e Joe Montana foram eliminados. 

Joe Clifford Montana jogou apenas duas temporadas em Kansas - mas foi o suficiente para marcar o torcedor e dar algumas alegrias. Se aposentou no final de 1994, e está no Hall da Fama desde 2000. 



The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que 
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL 
até curiosidades históricas das mesmas.
Compartilhe este Artigo :
 

© Copyright BACKUP The Concussion 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com .