Querido leitor, quero que você responda com sinceridade a minha indagação a seguir: Você conhecia Andy Dalton antes de ser draftado pelos Bengals? E se conhecia, esperava uma boa temporada por parte do mesmo? Não, né? Nem eu.
Mas o mundo dá voltas, amigos. E não é que o calouro, 35ª escolha do Draft 2011, é titular e acumula boas atuações e uma campanha 4-2 na temporada? Pois é.
Nem nós imaginávamos isso. E tem mais: Se não fosse uma briga entre o proprietário dos Bengals, Mike Brown (filho do mítico Paul Brown), e o antigo QB, o até então Franchise QB Carson Palmer, nada disso estaria acontecendo. Isso porque Andy Dalton era apenas para ser apenas o reserva de Palmer. Quis o destino que não.
E foi ele também um dos fatores que possibilitaram a troca entre Bengals e Raiders, envolvendo Palmer e duas escolhas nas primeiras rodadas dos próximos drafts, 2012 e 2013.. Troca que, aliás, irá munir o Bengals como uma franquia em potencial para os próximos anos.
No college, Andy jogou pela TCU, a Texas Christian University, mesma faculdade onde jogou Tomlinson. Por lá, acumulou títulos individuais e bons números. Foi eleito o MVP do Texas Bowl em 2007,do Poinsettia Bowl em 2008, Jogador Ofensivo do Ano da Mountain West Conference em 2009 e 2010, e MVP Ofensivo do Rose Bowl em 2011. Completou 812 passes de 1317 tentados, para 10,314 jardas e 71 TD’s, com 30 INT. Números de QB de College? Não senhor. São números estáveis de quem não joga naquelas offenses absurdas Run 'n Gun que a gente vê na NCAA.
Na sua primeira temporada na NFL, até agora, Andy Dalton tem 118 passes conectados em 189 tentados, 1,311 jardas e 7 TD’s, com 5 INT. Tirando o número de INTs relativamente acima da média, Dalton possui números... Práticos.
Resta saber se Dalton manterá o nível, as atuações seguras e sólidas. O ponto é que, após domingo, saudade de Palmer ninguém deve ter. O ponto é: uma progressão na awareness de Dalton leva-lo-á a patamares de top 10 QB na liga. Quem aposta?
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.
