NFL Buffalo Bills Miami Dolphins New England Patriots New York Jets Baltimore Ravens Cincinnati Bengals Cleveland Browns Pittsburgh Steelers Houston Texans Indianapolis Colts Jacksonville Jaguars Tennessee Titans Denver Broncos Kansas City Chiefs Oakland Raiders San Diego Chargers Dallas Cowboys New York Giants Philadelphia Eagles Washington Redskins Chicago Bears Detroit Lions Green Bay Packers Minnesota Vikings Atlanta Falcons Carolina Panthers New Orleans Saints Tampa Bay Buccaneers Arizona Cardinals St. Louis Rams San Francisco 49ers Seattle Seahawks
Notícias Agora :

[GREATEST GAMES] O bom santo à casa torna


Por GO

Hoje vamos mudar um pouco o panorama por aqui. Normalmente nesta coluna falamos de algum jogo emocionante - provavelmente um Super Bowl decido por um field goal no último segundo ou por um passe de 50 jardas com o cronômetro zerado. Mas não desta vez. Hoje nós vamos falar de um jogo que terminou 23 a 3 e aconteceu no dia 25/09/2006.

Alguns de vocês que estão lendo já até sabem de qual jogo estou falando - foi o Atlanta @ New Orleans da Week 3 de 2006. O primeiro jogo no Louisiana Superdome desde 24 de Dezembro de 2004. O primeiro jogo depois do furacão Katrina que devastou a cidade em agosto de 2005.

Mas antes de passar para o jogo, entendamos rapidamente o que ocorreu em Nova Orleans.

O estado do Superdome após o Katrina
No dia 23 de agosto de 2005 o furacão Katrina se formou no Caribe e atingiu a cidade de Nova Orleans quatro dias depois, deixando mais de 1800 pessoas mortas no seu caminho pelo sul da Flórida e pelo Estado de Louisiana. Como a cidade possui parte de seu território abaixo do nível do mar, foi uma catástrofe inevitável, uma vez que os diques se romperam. Ou até poderia ser evitável, mas o aviso de evacuação contra furacões do exército americano falhou naquele dia. The Concussion trata de gridiron, então deixemos isso de lado. 

Alguns sobreviventes e até mesmo a cruz vermelha se abrigaram no Louisiana Superdome, estádio dos Saints, porém nem mesmo ele resistiu à força do furacão. Parte do teto cedeu e o estádio inundou, sendo necessária uma operação de resgate para tirar as pessoas de dentro dele. Pela primeira vez, em anos, a festiva cidade de Nova Orleans não tinha o que comemorar. Eles não tinham nem onde comemorar.

O furacão Katrina foi o pior em termos econômicos da hjistória dos EUA, dando um prejuízo total de cerca de 108 bilhões de dólares para o governo federal. Por causa das inúmeras mortes, da grande destruição e das lembranças horríveis que o nome Katrina traria para os cidadãos americanos, o nome foi oficialmente retirado da lista de nomes para furacões do Atlântico a pedido dos EUA - e, possivelmente nenhum casal irá dar esse nome a seus filhos.

Agora passemos aos Saints.

Naquele ano de 2005 apenas 2 jogos foram sitiados no Louisiana Superdome antes do furacão. Depois a cidade foi evacuada e os Saints não tinham mais um estádio para mandar suas partidas. Então… O que fazer?

A solução foi jogar todos os jogos fora de "casa", mandando algumas partidas no estádio da universidade de LSU… jogar no Alamodome, TX e até mesmo inaugurar a temporada no Giants Stadium. Não é preciso dizer muito para saber que não foi a melhor temporada para os torcedores de New Orleans. Um recorde de 3-13 e a demissão do HC Jim Haslett.

Então, em 2006, as coisas começaram a mudar. A equipe contratou para o cargo de HC Sean Payton, HC assistente em Dallas. Também contrataram o QB Drew Brees que estava em San Diego. Do Draft vieram peças importantes, como o WR Marques Colston e o RB Reggie Bush. Os torcedores tinham finalmente novas esperanças.

A temporada começou com uma visita aos Browns, vitória por 19-14. Na rodada seguinte visita aos Packers de Favre & Cia; outra vitória, 34-27. E, na terceira rodada, o primeiro jogo em casa. A volta depois de mais de um ano sem jogar em New Orleans. Como será que a equipe seria recebida pela torcida? Como os jogadores se comportariam? 

O jogo não poderia ser melhor: um Monday Night Football contra um grande rival de divisão, o Atlanta Falcons liderado por Michael Vick. A atmosfera era incrível; não há como descrever o que se passava naquele estádio quando as equipes entraram em campo. Um ano longe de casa, um ano de frustrações presas na garganta finalmente podendo sair. Era puro êxtase o que os torcedores de New Orleans sentiam.

E a equipe retribuiu, logo na primeira campanha dos Falcons, Vick não conseguiu fazer nada, pelo contrário, na 3ª descida sofreu um fumble perto da linha lateral que por pouco não foi recuperado pelos Saints - a bola saiu de campo. O punter Michael Koenen entra para chutar a bola de volta aos Saints. Porém, Steve Gleason bloqueou o chute e o CB Curtin Deloatch retornou para o TD.



O punt bloqueado que levantou o estádio


Durante o primeiro quarto, o ex-Saints Morten Andersen chutou um field goal de 26 jardas para a única pontuação de Atlanta durante o jogo, depois Devery Henderson correu um reverse de 11 jardas para TD ainda no primeiro quarto, e durante o segundo e o terceiro quartos John Karney chuteou 3 field goals (37, 51 e 20 jardas) e deu números finais ao jogo.

Atlanta vinha de duas vitórias seguidas, assim como os Saints. Só que pararam em uma defesa excepcional (que sackou Vick 5 vezes); uma defesa que cedeu apenas 101 jardas terrestres - incluindo as corridas de Vick. Atlanta parou não só nos 11 homens em campo, não só nos quase 50 homens na sideline, Atlanta parou em mais de 70.000 jogadores. Mais de 70.000 defensores marcando os recebedores. Mais de 70.000 homens pressionando o QB.

Este pode não ter sido o jogo mais emocionante, mais tenso, com a jogada mais linda de todos os tempos; este jogo pode ter sido apagado da memória da maioria como um jogo qualquer, os torcedores podem se lembrar mais do NFCCG que os Saints chegaram nesta mesma temporada e perderam para o Chicago Bears. Mas uma coisa é certa: Não houve, e provavelmente não haverá, um jogo com uma atmosfera melhor. Um clima de saudosismo, misturado com uma certa nostalgia e esperança de dias melhores.

Existe luz ao final do túnel. E ela veio de Miami em 2010.


Este foi, sem dúvida, um dos maiores jogos da história da NFL. Veja, abaixo, resumo da NFL Films sobre.


The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que 
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL 
até curiosidades históricas das mesmas.


Compartilhe este Artigo :
 

© Copyright BACKUP The Concussion 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com .