Quinta semana de NFL e já tivemos as primeiras folgas. Ravens, Browns, Cowboys, Dolphins, Rams e Redskins não jogaram. De anormal tivemos um jogo em especial: Tampa Bay Buccaneers 3 x 48 San Francisco 49ers. Bucs atropelados e com a maior perda da história da franquia.
Aproveitando o tema já enunciado vamos aprofundar um pouco mais no jogo de Tampa Bay, mesmo porque, alguns dados se destacam dos demais: Os Bucs foram penalizados nove vezes num total de 96 jardas! E, para, completar, Josh Freeman (QB de Tampa) acertou apenas 16 de 33 passes, foi sacado duas vezes e interceptado duas vezes (sendo que em uma destas oportunidades o retorno resultou em touchdown). Pelo lado dos 49ers o destaque vai para o jogo corrido que vai muito bem, obrigado! Fran Gore correu para 125 jardas. Porém, no time vermelho e preto, a palavra-chave foi mesmo equilíbrio: 11 first downs através de corrida e 11 first downs aéreos.
![]() |
| Detalhe para o adesivo com o nome do grande Davis |
Alguns jogos ficaram dentro do esperado: Os Oakland Raiders ganhando do Houston Texas e o Kansas City Chiefs ganhando dos Colts. Os Raiders entraram em campo com uma motivação a mais, era o jogo de homenagem ao grande Al Davis. Os jogadores entraram em campo com a inscrição no capacete “AL”. Enfim, o clima estava favorável. Jason Campbel passou para 190 jardas e o time converteu quatro field goals! Quanto ao Texans, extremamente dependente da dupla Schaub-Foster, faltou aproveitamento. Dos 21 first downs adquiridos o Texas só conseguiu 20 pontos... Ao chegar perto da Endzone, o time vem falhando demais. Tem que ficar de olho nessa Redzone.
Já no outro jogo citado, não vamos chover no molhado dizendo “O Manning faz falta”! Sim, faz falta. Falemos de outros pontos: A ausência de Manning não é desculpa para a péssima temporada de Dallas Clark, se o Manning estivesse em campo os números de Jacob Lacey frente ao Dwayne Bowe não seriam melhores... Os Colts têm sérios problemas com os CBs e com os STs também. Tão sérios quanto a falta do próprio Manning.
![]() |
| Cadê você, Vick? |
“Para a temporada 2011/2012 os Eagles vão ter um dream time” Já sabemos que não. Os números do time de Philadelphia são bons, porém, a realidade é um duro 1-4. Sobretudo, este dado sobre as estatísticas do Eagles é um horizonte melhor para seus torcedores. Um time que lidera o jogo corrido além de ser o décimo time a mais marcar pontos por jogo, não continuará a perder tão freqüentemente.
É preciso um espaço especial para falar de Cam Newton. O QB de Carolina já está com 1610 jardas e sete touchdowns! Estes números são melhores que os de Peyton Manning quando rookie. Manning após 5 semanas tinha feito 1129 jardas e quatro touchdowns... A verdade é que estamos assistindo nascer um grande nome do futebol americano. Focando na partida, pois, o jogo corrido dos Panthers ficou mais uma vez a cargo DeAngelo Williams que com um TD e 115 jardas. Um dos destaques da partida. Pelo lado do Saints, a velha jogada “Brees lança e Graham recepciona na Redzone” funcionou mais uma vez. Graham foi um dos melhores tight ends da week 5.
O pré-candidato a melhor jogo da rodada, era Jets e Patriots. O time de New England saiu com a vitória e mais uma vez mostrou porque seu QB é um dos melhores da história. Brady, que ficou abaixo da sua média em jardas, distribuiu bem as jogadas mesclando jogo aéreo e corrido e levou seu time a mais uma vitória. Green Ellis também merece menção honrosa: Correu pra 136 jardas e foi fundamental. Do ponto de vista dos Jets, a defesa com 4 sacks e 1 interceptação conseguiu muitas vezes parar o jogo de Brady. Só que... O jogo corrido deu conta do recado. Não é segredo para ninguém que a defesa dos Pats não é das melhores... Mesmo sabendo disso os Jets começaram o jogo com muita lentidão, outra vez! E pra completar, o time de NY falhou excessivamente nas terceiras descidas. O Sr. Mark Sanchez, que ao fim do jogo disparou ''é frustrante'' referindo-se a lentidão do time, tem muita culpa nisto também, são muitas situações de terceira descida desperdiçadas para um time que almeja aos playoffs.
Na ensolarada San Diego muita polêmica em torno da arbitragem. Último lance do jogo, bola nas mãos de Tim Tebow que tinha de acertar seu wide receiver a uma distância de 38 jardas! Durante impensados 15 segundos o QB de Denver ficou com a bola antes de lançar e ser bloqueado. Os torcedores dos Broncos reclamam de uma interferência de passe do CB dos Chargers Dante Hughes, que a princípio parece realmente ter ocorrido, porém não marcada. Vitória do time de Philip Rivers e ótima atuação de Ryan Mathews que já soma 413 jardas corridas no ano.
Já na partida entre Seattle e Giants, o time de NY jogou fora a chance que tinham de mostrar-se como um candidato sério aos play-offs. Os Big Blues tem uma segunda metade de tabela complicadíssima e perdeu exatamente quando a derrota não cabia. Foram cinco turnovers cometidos pelos Giants e uma enorme ineficácia do jogo corrido. Bom para os Seahawks, onde o destaque fica por conta da rápida OL e do eficiente DE Chris Clemons com dois sacks, já somando quatro na temporada. A equipe da capital dos Estados Unidos não jogou nesta semana. Ao que parece, a equipe da capital do Mundo também não.
No Sunday Night vimos uma incrível reviravolta dos invictos Packers! O melhor time da NFL até agora surpreendeu quem não aguentou e dormiu após o segundo quarto... Os Falcons dominavam o jogo, a DL de Green Bay deixava Matt Ryan pensar, pensar, pensar e executar. Aí veio o segundo tempo e B.J. Raji foi movido de lugar e voltou a sua posição original de nose tackle, o que contribuiu muito para a reviravolta dos Packers e principalmente para o impedimento dos avanços de Michael Turner. Em suma, os dois últimos tempos foram dos Packers com dois belos TDs. Mesmo com Finley dropando algumas bolas, Aaron Rodgers lançou 70 jardas para o primeiro TD e no segundo um sensacional catch-and-run do WR Greg Jennings. Packers é o time a ser batido, não só pelas cinco vitórias, mas pela forma como elas vêm acontecendo.
Foram vencedores também as franquias de Pittsburgh e Minnesota. Vamos começar pelos Vikings que tiveram um começo arrasador e desproporcional! Atropelaram a defesa dos Cardinals no primeiro quarto fazendo 28-0! A última vez que o time de Minnesota conseguiu essa façanha foi em 1986, num jogo contra os Packers. O destaque vai para Adrian Peterson com três TDs! Já os Steelers se recuperaram dos jogos ruins e venceram os Titans. A OL do time amarelo e preto voltou a atuar bem e conseguiu facilitar as coisas para o Big Ben: Cinco passes para touchdown! Mantendo-se assim, o Pittsburgh Steelers é candidato forte aos play-offs, mesmo tendo que competir com a boa campanha dos Ravens e tendo a maldição do vice do Super Bowl às costas.
No jogo entre Cincinnati Bengals e Jacksonville Jaguars, Andy Dalton, QB dos Bengals, chamou a responsabilidade no ultimo tempo e decidiu o jogo. Após um jogo equilibradíssimo e empate até o terceiro quarto, Dalton surgiu e com dois passes para TD trouxe a vitória para Cincinnati que tem a segunda campanha da AFC norte. Já os Jaguars não aspiram a nada este ano e só não tem a pior campanha do grupo por pertencerem a AFC sul, junto com os Colts...
No Monday Night o jogo começou feio! Nem os Bears nem os Lions conseguiam evoluir, graças ao enorme numero de faltas. Duas coisas precisam ser ditas, sobre o time dos Bears, primeiro que não é possível que essa OL não melhore nunca, cadê o treinador? E em segundo, Matt Forte é responsável por mais de 50% das jardas do time de Chicago, quando o time adversário encaixar uma boa marcação nele, o Bears vai sofrer. O segundo quarto foi um pouco melhor, pois surgiram duas figuras: Megatron e Jay Cutler. Cutler, saindo do pocket, conseguiu encontrar seus recebedores algumas vezes enquanto pelo lado de Detroit o elenco fez a diferença: Boas corridas, bons passes, boas jardas aéreas e ótima marcação! O destaque fica por conta de Calvin Johnson, que mudou o jogo e levou o 5-0 pra casa.
· O time da rodada: Green Bay Packers
· O QB da rodada: Ben Roethlisberger (Pittsburg Steelers)
· O RB da rodada: Adrian Peterson (Minnesota Vikings)
· WR da rodada: Calvin Johnson (Detroit Lions)
· O defensor da rodada: Chris Clemons (Seatle Seahawks)
· O fail-team da rodada: Tampa Bay Buccaneers
· O fail-QB da rodada: Kyle Orton (Denver Broncos)
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.

