>> The Concussion inaugura uma nova coluna, Greatest Games. Falaremos sobre grandes jogos da história da liga. Acho que isso diz tudo, né?
Por GO em parceria com AC.
O Super Bowl XXV foi disputado na cidade de Tampa no dia 21/01/1991 e vencido pelo New York Giants. Foi o primeiro e único Super Bowl decidido por apenas 1 ponto. Isso é o que todo mundo sabe só de ir na Wikipedia. Mas que tal irmos mais a fundo?
Primeiramente vamos ver como Giants e Bills chegaram a decisão.
![]() |
| Taylor mostrando como se joga como OLB |
Os Giants tinham uma bela equipe - lideradas por um dos melhores linebackers de todos os tempos, Lawrence Taylor. A equipe terminou em 2º lugar em quantidades de jardas cedidas (4392) e em primeiro lugar em quantidade de pontos cedidos (211). Os Giants terminaram a temporada com um recorde de 13-3, derrotando Eagles, Cowboys, Dolphins, Cowboys, Redskins, Cardinals, Redskins, Colts, Rams, Lions, Vikings, Cardinals e Patriots. E perderam para Eagles, 49ers e Bills apenas. Sim, apenas. No jogo contra os Bills, na week 15, o quarterback Phill Simms quebrou a perna e teve de ser substituído pelo inexperiente backup Jeff Hostetler. Eis o tempero dessa história.
Nos playoffs a equipe de New York enfrentou os Bears na rodada divisional, ganhando por massacrantes 31 a 3 com uma grande atuação do running back Ottis Anderson, que correu para 80 jardas em 21 tentativas. Eis mais um tempero dessa história. Anderson e Hostetler eram renegados, pois. Quase abandonaram o gridiron. Mas tiveram sua segunda chance na Florida - terra natal de Ottis, diga-se de passagem.
No jogo pelo título da NFC os Giants tiveram que enfrentar os atuais campeões: os 49ers de Joe Montana e Jerry Rice. Em um jogo muito disputado, o kicker Matt Bahr acertou um chute de 41 jardas para dar a vitoria aos Giants no último lance da partida. A pressão em cima de Montana foi constante - o que o deixou fora de ritmo.
![]() |
| Kelly posiciona o Bills para o FG |
Os Bills tinham o grande quarterback Jim Kelly para liderar o ataque juntamente com o running back Thurman Thomas, 2º na NFL em jardas terrestres, ficando atrás apenas de Barry Sanders. Ao contrário dos Giants, que tinham mais êxito na defesa do que no ataque, os Bills possuíam um ataque explosivo. Jim Kelly frequentemente usava o no-huddle para posicionar seus jogadores e só chamar a jogada após ler a defesa adversária (bem como causar mismatches - linebackers cobrindo WRs, por exemplo, uma vez que a defesa não teria tempo de substituir).
Os Bills terminaram a temporada com um recorde igual ao da equipe das Meadowlands: 13-3, derrotando no caminho Colts, Broncos, Jets, Raiders, Jets, Patriots, Browns, Cardinals, Patriots, Eagles, Colts, Dolphins e o próprio Giants. Perderam para o Dolphins de Marino, Oilers e Redskins.
Na decisão, que foi regada a muito patriotismo devido à Guerra do Golfo, os Bills entraram como favoritos devido ao seu poderoso ataque no-huddle, que havia marcado 95 pontos em 2 jogos nos playoffs e muitos especialistas achavam impossível de ser parado até mesmo pela impressionante defesa dos Giants. Já falo mais sobre isso.
Além disso havia muita dúvida sobre o ataque de New York. Na week 15 da temporada regular as duas equipes se enfrentaram em Nova York e os Bills venceram por 17-13.
Durante o jogo, a estratégia de New York para vencer era simples: ser muito dura na defesa e consumir quanto tempo fosse possível durante o ataque. Pode parecer muito simples - mas ninguém pensou nisso o ano todo. Precisou de um gênio de sobrenome Belichick para pensar no gameplan acima descrito. Não é a toa, aliás, que o referido gameplan hoje se encontra no Pro Football HOF.
Pulemos para o fim. 19 a 17 Giants. Depois de um punt para cada equipe, Buffalo retomou a posse da bola na sua linha de 10 jardas com apenas 2:16 para o fim do jogo. Kelly misturou scrambles, passes e corridas para levar seu time até a linha de 27 jardas do campo de ataque faltando apenas 8 segundos para o fim do jogo.
Então aconteceu. O momento mais dramático do jogo. O momento que originou o nome “Wide Right Game”. O kicker Scott Norwood entra em campo para dar a primeira vitória na primeira aparição no Super Bowl da história dos Bills. O snap acontece. O holder apóia a bola. Norwood chuta.
O field goal de Scott Norwood.
A bola passa a aberta à direita (wide right) das traves. Os Giants são campeões do Super Bowl XXV.
Esta foi a primeira das 4 (únicas) decisões seguidas de Super Bowl da história dos Bills. Perderam todas. Algumas dinastias tem jogadas características. O Niners tem o catch de Clark. O Patriots a Tuck Rule. O Bills tem a jogada que gerou uma dinastia inversa; Nas palavras de Al Michaels, No Good, Wide Right.
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.

