Por GB em 31/10/2011
Passadas oito semanas de NFL em 2011 e já podemos ver um desenho dos playoffs. Além disso, alguns times já se preparam para 2012. Faaalando nisso, em breve tem coluna nova em TC: [PLAYOFF RACE]. Fique ligado para saber as chances do seu time neste ano.
>> Começamos, então, com o jogo de Houston - envolvendo os Texans e os Jaguars. A equipe da Flórida vinha de vitória em cima dos Ravens; e poderiam aprontar de novo. Mas… Não aprontaram.Arian Foster correu para 112 jardas e um touchdown, terceiro jogo de 100+ para ele na temporada, e os texanos venceram a equipe do QB rookie Blaine Gabbert, interceptado 2 vezes, pelo placar de 24 x 14. Vitória importante dos Texans, que lideram a AFC South com 5-3, e são os favoritos para vencê-la pela primeira vez na sua curta história.
Aproveitando o assunto de AFC South, hora de falar sobre a vitória dos Titans sobre o saco de pancadas (Quem diria!) Colts. Destaque da partida para a defesa de Tennessee, que interceptou Curtis Painter 2 vezes, e para o QB do time, Matt Hasselbeck, que lançou para 224 jardas e 1 TD para o WR Nate Washington. Os Titans seguem na luta pela AFC South com 4-3 na temporada, enquanto os Colts continuam o “Suck for Luck”, ao que tudo indica.
Ontem, no Bank of America Stadium, o anunciado pelo [GAMEDAY] duelo dos QB’s rookies: Cam Newton de Carolina versus Christian Ponder dos Vikings. E o menos badalado - mas não menos talentoso - Ponder levou a melhor com a ajuda de AP.
O destaque da partida vem sendo Jared Allen, que é o líder de sacks da NFL. Ontem seus números foram cinco tackles, um sack, um fumble forçado e um fumble recuperado. Baita jogo do #59.
Agora, aquele momento onde nós, do The Concussion, dizemos para vocês: Nós avisamos! A imprensa do mundo inteiro apostou no Patriots. Nós não. Patriots e Steelers se enfrentaram no grande pote de mostarda, o Heinz Field. E como nos documentamos no [TC OPINA], e comentamos no [GAMEDAY], a fraca defesa de New England se mostrou mais vulnerável aos passes, e Big Ben aproveitou-se disso, lançando para 365 jardas e 2 TD’s. Resultado: 25 x 17 Pittsburgh..Tom Brady não fez uma má partida, lançou para 198 jardas e os mesmos 2 TD’s. Porém, aquela velha e emblemática frase ressurge: “Offense wins games.Defense wins championships.”
![]() |
| Eu disse que esses uniformes davam sorte, não disse? |
Sabe aquele dia onde nada dá certo, e o adversário acorda inspirado? Pois é, para você que é torcedor dos Saints, esse dia foi ontem. Tudo indicava uma vitória para o time de New Orleans. Porém o St. Louis Rams, equipe que vinha de 6 derrotas em 6 jogos, contrariaram todas as expectativas e conseguiram importante vitória diante de sua torcida pelo placar de 31 x 21. A.J Feeley, substituto de Sam Bradford, teve boa atuação e lançou para 175 jardas e 1 TD. O grande nome da partida foi Steven Jackson, RB de St. Louis. O camisa 39 correu para 159 jardas e 2 TD’s, acabando com a defesa dos Saints. Mesmo com a derrota, os campeões de 2009 ainda são favoritos ao título da NFC South, e a lideram. Um detalhe especial foi que o Rams usou suas throwback jerseys (camisas com layout antigo), as azul royal e amarela. Num último [OQUEACHEI] disse que o Rams tinha que mudar de uniforme para vencer e voltar ao (lindo) uniforme usado até o Super Bowl vencido em 1999 - e que brilhou com Dickerson. Não deu outra.
E se inspirando nos Rams, Dolphins e Giants tinham tudo para ser aquele jogo onde nada dá certo e tudo dá errado para o favorito. Pois é, mas não foi. Após um excelente começo de Miami, onde chegaram a abrir 14x3 no placar, mais uma vez a equipe volta do intervalo com outra postura e perde de virada. Foi assim com os Broncos e ontem, contra os Giants. Eli Manning fez uma bela partida, lançando para 349 jardas e 2 TD’s, último deles restando 5:38 no relógio, para o sempre decisivo Cruz. Do lado de Miami Reggie Bush passou das 100 jardas corridas e anotou um TD. Tony Sparano está com a corda no pescoço, e os Dolphins estão sem vitórias na temporada. Aliás, bole prediction: Sparano será dispensado em breve.
Outra zebra quase passeou nos gramados americanos ontem. E foi no M&T Bank Stadium, em Baltimore. Olhando o placar no fim do primeiro tempo você pensaria que o jogo estava praticamente resolvido. 24 x 6 mostrava o telão. Porém, no maior comeback da história da franquia e numa boa atuação de Ray Rice, que correu para 3 TD’s, os Ravens viraram o placar e venceram o jogo por 30 x 27 no Birds Bowl contra o Arizona Cardinals.
Agora, a sessão surras: O Denver Broncos vinha de uma grande virada contra os Dolphins e enfrentavam os Lions, sensação do começo da temporada, que vinham de derrota para os Falcons. Porém, mesmo fora de casa, os Lions atropelaram os Broncos e voltaram a vencer. Tim Tebow, que comandou o chamado “Miami Miracle” semana passada, teve uma atuação regular, passando para 172 jardas, 1 TD e uma INT. Não foi páreo para a pass-rush defence de Detroit, como a gente anunciou no [GAMEDAY]. Matthew Stafford, que se recuperou de lesão no tornozelo, fez excelente partida e lançou para 267 jardas e 3 TD’s.
![]() |
| O Toronto Bills segue na briga pela AFC East |
Outra surra veio por parte de outra sensação da temporada, os Bills, jogando na sua própria "International Series" em Toronto, Canadá. Passaram fácil pelos Redskins, que precisam reencontrar as vitórias rapidamente se quiserem disputar uma vaga no wildcard (ou ainda brigar pela NFC East). Ryan Fitzpatrick e Fred Jackson jogaram bem, e os Bills continuam na briga por uma vaga nos playoffs. Fitz, aliás, fez jus à recém assinada extensão de contrato.
O jogo a seguir não foi uma surra, mas uma boa vitória dos Bengals de Andy Dalton, o prático, como TC abordou no [TC OPINA]. O torcedor de Seattle sente saudades de Matt Hasselbeck, que para os Seahawks é como um Peyton Manning, guardadas as devidas proporções. E também porque confiar em Tarvaris Jackson - cá entre nós - não é uma boa coisa.
Agora sim uma surra. Jogando em casa, os Eagles de Michael Vick e LeSean McCoy atropelaram os Cowboys de Tony Romo (Saudades de Troy Aikman...). 34 x 7. Nnamdi Asomugha conseguiu mais um interceptação e vem mostrando que o alto investimento em sua contratação está valendo a pena. Mais uma temporada sem playoffs para os Cowboys? Ao que tudo indica, sim.
Para fechar, o jogo dos 49ers não por ter sido mágico ou emocionante, mas sim pelo grande momento vivido pela equipe de SanFran - que volta à empolgar (coisa que não acontecia desde os tempos T.O-Garcia). 20 x 10 nos Browns, que sofrem numa divisão com Ravens e Steelers. O Niners caminha a passos largos rumo aos Playoffs.
Ei, TC, não falta nada não? Sim senhor leitor. Falta o Monday Night Football. Eis a mudança para aproveitar a ressaca de domingo. Dividimos o [OQUEACHEI] em [OQUEACHEI] principal e [OQUEACHEI] do Monday Night. Assim podemos aproveitar que a rodada ainda está fresquinha na sua cabeça.
Segue os TC Awards da semana.
· O time da rodada: St. Louis Rams
· O QB da rodada: Matthew Stafford
· O RB da rodada: LeSean McCoy
· WR/TE da rodada: Calvin Johnson
· Equipe Fênix da rodada: Baltimore Ravens
· O defensor da rodada: Jared Allen
· O fail-team da rodada: New Orleans Saints
· O fail-QB da rodada: Tim Tebow
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.

