Por RM
Sexta semana de NFL e desta vez o destaqueinicial vai para 49ers, Bills e Lions. O trio, que nas cinco primeiras rodadasdo ano passado somava apenas uma vitória, este ano tomou um rumo melhor e jáalcançaram juntos 14 vitórias.
Comecemos pelo jogo de Nova Iorque. Adisputa pré-anunciada era o ataque que mais sofre turnovers, estrelando EliManning, contra a defesa que mais força turnovers, pelo lado dos Bills. E...Nada disso aconteceu. O que vimos no primeiro tempo foi um jogo de RB’s: Bradshawsendo o homem dos TDs dos Big Blues e Fred Jackson correndo para todos os ladospelo ponto de vista do time de Buffalo. Aliás, por parte do mesmo Fred Jackson,tivemos um recorde interessante: A maior corrida dos Bills desde 1990, com 80jardas – como demos no twitter. Àquela época o No Huddle offense era a tônicanum time com Reed, Kelly e Thomas (o RB do record) que venceu a AFC quatrovezes. No segundo tempo a secundária do Giants se acertou e ,quando o jogoparecia ir para a prorrogação, as coisas mudaram graças a três nomes: Bradshaw,Fitzpatrick e Webster. O primeiro era o ataque do time de NY, o segundo foiinterceptado e bloqueado em momentos importantes e o terceiro foi autor de duasinterceptações. Fim de jogo e vitória dos Blues que lideram sua divisão.
Na barbada da rodada deu a lógica: Vitóriado time de Green Bay, que jogou sozinho e precisou apenas do segundoquarto para atropelar os Rams. Dissemos que valia a pena apostar dinheironesse jogo, não? Rodgers, lançando para Jordy Nelson e Greg Jennings, desmoronoucom a secundária de St. Louis. Do segundo tempo em diante não houve pontuação eos Packers desaceleraram. Mas você, torcedor dos Green Bay Packers, não penseque tudo são flores... Afinal o uniforme utilizado esse fim de semana émuito feio. Legal pela homenagem e esteticamente estranho! Enfim, 6-0e temos o favorito do ano. Tá pintando um 16-0 aí? Em breve The Concussioncomentará sobre.
Se os Colts não conseguiram vencer osChiefs, a perspectiva para essa semana não seria agradável. E a realidaderealmente não foi nada boa! Ostreinadores de Indianapolis parecem até ter traçado um bom plano de jogo -porém, a execução foi ruim. Há, no entanto, alguns pontos de melhorasrelevantes nos Colts como a corrida e a proteção a Painter... É uma temporada perdida,mas o 0-16 não deve ocorrer – mais fácil acontecer com Miami. Nos Bengals o rookie Andy Dalton vemsuperando todas as expectativas e mais uma vez foi muito bem, contando aindacom uma melhora expressiva do seu WR Jerome Simpson: 353 jardas na temporada euma visível evolução. Concorrendo apenas com os Ravens, as chances de play-offsdo time de Cincinnati existem - mas são reduzidas. A real perspectiva dos anosfuturos dos Bengals que é animadora - quem sabe com boas picks no draft o timevenha a brigar por algo em 2012/2013.
No jogo entre Panthers e Falcons vimosmuita movimentação e no fim o time de Cam Newton saiu derrotado – de novo. O QBde Carolina tem números controversos na temporada: Já sofreu 9interceptações, sendo 3 no jogo desta rodada e correu para 210jardas, sendo 50 no jogo desta rodada. No entanto o drive que marcou o jogo foio último do segundo quarto, quando Newton na linha de 10jardas acabou sofrendo sua primeira interceptação dodia. Se os Panthers fossem para o intervalo com um saldo positivo ou umadiferença de saldo menor o jogo podia ter sido outro. Cabe, ainda,reforçar que ano passado nesta mesma semana os Panthers tinham o mesmo 1-5 quetêm hoje. É de se pensar. Como dissemos outrora, uma andorinha só não fazverão. Pelo lado dos Falcons as coisas começam a se equilibrar. Michael Turnerfez ótima partida e aparece como o destaque correndo para 139 jardas -marca que não alcançava desde a week 5 do ano passado, num jogo contra osBrowns, quando correu para 140 jardas. A offensive line também merece mençãopositiva, já que abriu os caminhos para as corridas do járeferido running back e efetuou muito bem a proteção ao QB Matt Ryan.
No FedEX Field acabou o pesadelo da cidadedo amor fraterno. O ‘’dream team’’ resolveu mostrar o que tem de dream. Ótimapartida de Vick que lançou e correu muito bem e sensacional volta de KurtColeman com 3 interceptações e 7 tackles totais. Ainda há tempo para os Eaglesmostrarem a que vieram este ano, apenas não há mais espaços para tropeços. OsRedskins têm sérios problemas com seus cornerbacks e com seusquarterback também! E Rex Grossman, ah, Rex Grossman. A carroagem virouabóbora de novo. Um péssimo jogo e falhas estupidas em certos momentos. Foram 4interceptações e 9/22! John Beck, seu reserva, parece estar em melhor formafísica e ter o apoio da torcida, que já esta saturada com o Rex – já vimos essefilme em Chicago antes. O coordenador ofensivo de Washington declarou, ao fimdo jogo, que não tem certeza de quem iniciará o jogo da semana que vem contraos Panthers. E para jogar mais lenha na fogueira Grossman declarou ''Euacredito em mim mesmo. Não importa se a torcida não acredita, não importa se acomissão técnica não acredita''. Bom, alguém tem que acreditar. Nessa altura docampeonato, tendo sua possível última chance na NFL, só ele deve acreditar.Com tudo isso, a NFC leste ganha mais equilíbrio e ainda deixachances de play-offs para todas as franquias. Eagles vivo? Giants aostrancos e barrancos? Cowboys injustiçado pelo schedule e um Redskins a beira doabismo.
Agora vamos ao Texas. O Texans perdeu maisuma, desta vez para o Baltimore Ravens e atestou que a AFC sul é a mais fracadivisão da temporada. A equipe da cidade da NASA (sendo que nem esta entende o que acontece com a "favorita" equipe) tinha TUDO para garantir adivisão neste ano. Está jogando a chance pro espaço. Sim, Andre Johnson eMario Williams fizeram falta aos texanos, mas isso não justifica a derrota.Positivamente para o time de Houston temos o desempenho de Jacoby Jones quedepois de infindáveis criticas obteve 76 jardas recebidas e fez umtouchdown. Nos Ravens as coisas andam melhores, Joe Flacco passou das 300jardas neste jogo e já soma 1278 jardas com 7 TDs e um rating de 79,6, o que éótimo. Na verdade, o que se pode retirar de Baltimore, como um geralaté aqui, é uma grande solidez defensiva, sem duvidas o ponto forte do time queé favorito a vencer a AFC norte. Como falamos no [GAMEDAY] de domingo: essetime muito lembra a equipe de 2000.
![]() |
| Oh Niners, estás de volta? |
E no candidato ao melhor jogo da rodada... Tivemoso melhor jogo da rodada! Os 49ers ganharam dos Lions num jogo equilibradíssimoonde os Lions estavam com a vitória até 01:51 do último quarto, quando AlexSmith (sim, ele mesmo. Bust, de mãopequena, escolhido antes de Rodgers e que foi pra reserva diversas vezes emSanFran) encontrou Delanie Walker e juntos levaram a vitória para SãoFrancisco. Assim, os 49ers disparam no favoritismo para conquistar a NFC oeste,já que seus concorrentes vêm mostrando-se extremamente limitados – e isso nãoacontece há uns 10 anos. Frank Gore é sem duvidas o nome dos 49ers para estatemporada, já sendo a terceira vez seguida em que o RB corre para mais de 100jardas. O linebacker Aldon Smith também merece ser lembrado, pois também peloterceiro jogo seguido aplica ao menos 1 sack e meio. Do ponto de vista dosLions, não há motivos para se desesperar. Aliás, há apenas um: A NFC norteé também divisão dos Packers, ganha-la não será tarefa fácil. E temosaltas chances dos Bears furtarem umas vitórias de ambos. No fim das contas oque realmente chamou a atenção foi a briga entre os técnicos no fim dapartida...
Pelos lados de Pittsburgh outra vitória dotime da casa que parece, finalmente, ter embalado. Rashard Mendenhall ésem duvida o destaque! Correu para 148 jardas e bateu seu recordepessoal de corrida mais longa com 68 jardas. Mendenhall só havia feito um jogoem tão alto nível, como este, nas finais da AFC ano passado contra os Jets,quando correu para 120 jardas. E para os Jaguars não sobrarão criticas! O timeevoluiu bem do último jogo para este, chegando a ameaçar os donos da casa com abola final, que se convertida em touchdown levaria a vitória para Jacksonville.Destaque para o sempre coeso RB Jones-Drew correndo para quase 100 jardas.
Noprimeiro jogo em casa depois da morte de Al Davis o time dos Raidersvenceu, e as homenagens ao antigo proprietário tomaram conta do jogo. Antigos jogadores voltarampara homenageá-lo e num momento mais que emocionante, durante o intervalo,estes mesmos ex-jogadores ficaram de pé fazendo um circulo no gramado ao redordo símbolo dos Raiders. Uma espécie de caldeirão também foi aceso, em homenagema Davis. Com um clima tão positivo, os Raiders venceram mais uma. JasonCampbell começou como QB titular e não foi nada bem, um turnover amador marcousua presença. Logo depois ele mesmo sofreu uma contusão e talvez nem volte ajogar esta temporada! Como ponto positivo temos um excelente retorno de JacobyFord com 68 jardas e a entrada do veterano Kyle Boller que sem surpresas teveum desempenho regular, garantindo a vitória. Quem sabe ganha confiança, poisagora será com ele. Campbell está fora para o resto da temporada, valesalientar.
A surpresa da rodada fica por conta dos Buccaneers,que após uma derrota humilhante para os 49ers, venceram bem os Saints. JoshFreeman lançando para mais de 300 jardas e a grata surpresa Graham Earnest, quesubstituindo o lesionado LeGarrette Bloun, correu para mais de 100 jardas. Jáos Saints cometeram 4 turnovers e jogaram a partida fora! E quem analisa apenasas estatísticas e observa que Drew Brees não foi sacado, pode pensar que aoffensive league fez um bom trabalho. Engano! Brees sofreu pressão boa partedo jogo e isto interferiu muito no resultado. Único jogo que falamos besteirano [GAMEDAY]. Mas temos handicap, vai.
Os Patriots receberam os Cowboys e passarampor um sufoco, mas, no fim conseguiram sair com a vitória. Analisando o time de New England podemosconcluir que realmente não foi um bom jogo: Os dois primeiros fumbles da equipena temporada e o Brady sendo interceptado 2 vezes. Isso, deixando de analisar adefesa dos Patriotas que honestamente é uma das piores da NFL. Mas, quem temTom Brady sempre tem uma esperança maior e no último drive o QB de New Englandacertou 8 de 9 passes e avançou 78 jardas, lançando ainda para o TD. Enquantoisso os Cowboys tem problemas sérios a serem resolvidos na offensive line: Trêsrookies que não conseguem dar conta do recado Tyron Smith, Bill Nagy e KevinKowalski. E, para piorar, o time de Dallas cometeu 10 faltas cedendo assim 77jardas, uma péssima marca. Os Cowboys precisam de ajustes pontuais na hora deatacar e um pouco menos de nervosismo, para cometer menos faltas.
![]() |
| Bears vence e convence em casa |
Atente-se leitor, não vamos nesta coluna reclamar da ofensive line dos Bears – para alegria do Editor Chefe! Sim, Jay Cutler ficou bem protegido ao longo de todo o jogo e foram abertos bons espaços para as corridas de Matt Forte. Resultado: Vitória fácil e passeio do time de Chicago, com direito a baile da defesa. Cabem ainda os destaques para o cornerback Charles Tillman com 11 tackles totais e para Devin Hester com seu retorno de 98 jardas para TD. Já pelo lado dos Vickings, péssima atuação de McNabb, sua offensive line, seus recebedores e corredores. Para exemplificar, podemos citar Adrian Peterson que correu 68% menos jardas que no jogo contra os Cardinals. Atuação negativamente surpreendente do time de Minnesota. Cena ainda mais triste a mãe de McNabb deixando o Soldier Field após a última campanha do filho no jogo. Possivelmente, na carreira. Peppers manda lembranças.
No MNF os Jets receberam os Dolphins e opré-jogo não era nada animador, afinal Matt Moore e Mark Sanchez não empolgam amaioria dos fãs de futebol americano. E pra começar bem, Moore foi interceptadopara TD! Darrelle Revis correu 100 jardas e anotou os 6 primeiros pontos daequipe nova-iorquina. A defesa dos golfinhos é que certamente merece atenção,pois anda mal das pernas. Mark Sanchez um dos QBs que mais sofreu sachs natemporada teve enorme liberdade para lançar e foi sacado apenas uma vez –liderando a equipe à vitória. E no ataque os Dolphins não criam nada, não temum pingo de adrenalina, emoção, etc. #SuckforLuck?
· O time da rodada: SanFrancisco 49ers
· O QB da rodada: Aaron Rodgers· O RB da rodada: Ahmad Bradshaw· WR da rodada: Anquan Boldin· Equipe Fênix da rodada: PhiladelphiaEagles
· O defensor da rodada: Kurt Coleman
· O fail-team da rodada: Miami Dolphins· O fail-QB da rodada: Rex Grossman (tava na horade colocar ele aqui)

