![]() |
| Tackles agressivos dão a tônica ao embate |
>>A maior rivalidade de toda a história da NFL é sem duvidas Cowboys x Redskins. Atualmente, porém, a maior rivalidade é entre os times da AFC North: Baltimore Ravens x Pittsburgh Steelers.E hoje, o TC conta a história desta rivalidade.
Baltimore e futebol americano sempre tiveram uma relação estreita. Entre 1947-1983, o Baltimore Colts era o time e o orgulho da cidade. Em 1984 a surpresa: os Colts rumaram para Indianápolis - e a cidade do estado de Maryland sofreu sem ao menos uma equipe caseira. E este hiato de 12 anos já deixavam os habitantes aflitos com medo de nunca mais ter um time que jogasse a NFL. Na expansão de 1995 quase chegaram lá - mas os felinos Panthers e Jaguars "ganharam a vaga".
E foi em 1996 que esta angústia teve fim. O staff do Cleveland Browns saiu de Ohio e resolveu reerguer uma equipe em Baltimore. Nascia então o Ravens, e junto a rivalidade com os Steelers.
Como nós abordamos em outro [RIVALIDADES], os Steelers e os Browns sempre se odiaram. Fica fácil entender o nascimento da rivalidade dos Corvos com os Metalúrgicos. Se Baltimore nasceu do staff de Cleveland, o ódio trazido por eles foi absorvido e jogar com os Steelers tinha um sabor especial.
Entretanto, mesmo com a empolgação trazida de Cleveland, os Ravens sofreram nos primeiros anos de confronto.De 1996 até 2000, foram 10 jogos e 7 vitórias de Pittsburgh, incluindo um humilhante 37 x 0. E do outro lado, apenas 3 vitórias para Baltimore.
Em 2001, o primeiro dos 3 confrontos entre as equipes na pós-temporada. Vitória dos Steelers, que ganharam todos os jogos de playoffs contra os rivais de Maryland. E no ano seguinte a rivalidade ganhou ainda mais força.
Começou quando o WR dos Steelers Plaxico Burress (Sim torcedor dos Jets e Giants, este mesmo) e o CB dos Ravens James Trapp foram expulsos do jogo em 2002, após briga descabida. Foi este o estopim.
Além de brigas físicas, a rivalidade sempre ficou marcada pelo pré-jogo e as brigas psicológicas. O “trash-talk” é a tônica do duelo. As provocações são marcantes, e já foram até mesmo caso de polícia. Em 2008, Terrell Suggs, LB dos Ravens, disse que em Baltimore queriam a cabeça de Hines Ward. O polêmico WR de Pittsburgh, autor da frase “Apenas bata em qualquer coisa preta e roxa” é taxado de jogador sujo e provocador... Persona non grata em Maryland. Enfim, as polêmicas declarações do linebacker geraram até boatos de que o jogador queria matar Ward e ele acabou investigado pela polícia. Contudo, as acusações foram retiradas.
O ápice da rivalidade aconteceu em 2008. Nesse ano, 3 jogos entre as equipes, sendo que o último dele aconteceu nada mais nada menos que no AFC Championship game, o jogo que dá vaga no Super Bowl. É preciso falar algo? Naquele ano os 3 jogos foram vencidos pelos Steelers! Mas com placares sempre apertados. 23 x 20 (OT), 13 x 9 e 23 x 14 na final da conferência.
Ravens e Steelers, ao se confrontarem, jogam pelo orgulho. Aliás, essa é a palavra que define o duelo: Orgulho. Nenhum time gosta de ceder uma polegada, uma jarda, um first down ao inimigo. Eles não se consideram bons times, eles sabem que são. E tanto em Baltimore quanto em Pittsburgh, o ódio ao adversário é pregado!
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.
