O Browns na década de 1980 era bom. Bom não, era ótimo. E a década de 80 não podia começar melhor senão com Cleveland indo aos Playoffs.
Aí você pensa: uai, já li isso aqui hoje. O termo "cardíaco" nos esportes americanos, como você pode perceber, é bem notório. As Crianças Cardíacas eram os Cleveland Browns de 1980. Ganharam esse nome por ter decidido vários jogos nos momentos finais. Naquele ano Cleveland chegou ao primeiro título da AFC Central (hoje AFC North) desde 1971, vencendo apenas por critérios de desempate - pobre Oilers.
Seis foram os jogos que fizeram com que aquele time fosse, como diria Galvão Bueno, teste pra cardíaco. Vamos a eles.
Na semana sete a equipe marrom enfrentaria o Packers. Com apenas 16 segundos no cronômetro e 3rd and 20, o Packers viu Brian Sipe completar um passe de 46 jardas. Hail Mary neles. Na semana seguint era hora de rivalidade contra o Steelers. 26-14 virou vitoria numa arrancada fenomenal. Era o fim da dinastia do aço na AFC Central.
Mais uma franquia história na linha. Chicago Bears em casa. Brian Sipe nesse jogo lançou para 298 jardas - e uma corrida de 56 jardas de Pruitt venceu o jogo. 27 a 21. O Steelers teria sua vingança na week 11. Com 11 segundos no cronômetro a equipe da cidade do aço venceu de virada, marcando mais uma derrota para Cleveland no Three Rivers Stadium.
Numa outra derrota, os Vikings venceram a equipe de Ohio com um Hail Mary. É mole? Isso depois do Browns estar vencendo por 23-9. Finalmente, no último jogo, uma vitória com o Field Goal sagrou o título da AFC Central contra o Bengals. Chegara a hora dos playoffs.
Numa fria tarde, Raiders e Browns esquentaram a cidade. Perdendo por 14 a 12 nos Playoffs Divisionais da AFC, o Browns fez um drive de 72 jardas. Estava em Field Goal Range, certo? Na linha de 13 jardas de Oakland, com menos de um minuto faltando, era second down. O que você faria no Madden? Eu correria e gastaria o cronômetro. Mas o kicker de Cleveland já havia errado dois chutes naquela partida devido ao vento. O coach do browns, Sam Rutigliano escolheu ser mais agressivo e tentar o TD.
Chamou a jogada icônica: Red Right 88. Aí você pensa: se o vento atrapalhou os field goals, por que não atrapalharia um quarterback? Foi o que aconteceu. Uma interceptação de Mike Davis terminou aquela temporada mágica para Cleveland, que ainda teria suspiros na AFC em 86 e 87. Nesses anos, Denver acabou com os sonhos: The Drive e The Fumble. A saga das tragédias de Cleveland continua. Até quando?
>> AC, Editor Chefe The Concussion
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.
>> Se você quiser escrever um texto e quer que ele seja publicado, mande para gente em contato@theconcussion.com !
>> Participe do único e exclusivo Fórum sobre NFL no Facebook: www.facebook.com/groups/
>> Não esqueça de participar de nossa promoção no Twitter, o prêmio é uma camiseta do New York Jets! Segue o regulamento: www.theconcussion.com/2011/12/