>> Por AC, Editor Chefe The Concussion
>> Dando continuidade à nossa querida coluna [ENTREVISTA], hoje entrevistamos um homem que tem muita responsabilidade no crescimento do Futebol Americano no Brasil. Seu nome é Jayson Braga, e há cinco anos começou um blog que seria referência na cobertura do FA nacional: o Sideline Brasil.
Responsável pela cobertura do FA nacional nos quatro cantos, Jayson cedeu um pouco de sua agenda para nos contar como vem sendo essa empreitada. Acompanhe.
![]() |
| Home do Sideline Brasil em 14/12/2011 |
TC: Quando começou o site?
Jay: O Sideline Brasil começou em 2006 no formato deBlog, meio diversão no início, o mesmo foi ganhando adeptos ao longo dotrabalho. Mas foi na temporada de 2009 que o portal oficialmente foi criado,ganhando um conteúdo ainda mais abrangente sobre o futebol americano 100%praticado no Brasil.
TC: Quais são as dificuldades de cobrir um esportecomo F.A?
Jay: A maior dificuldade é de não poder estar presenteaos estádios. Com isso, sou obrigado a criar textos, tendo como base, as informaçõesque o pessoal me passa no final de semana. Atualmente, recebo cerca de 110 a130 e-mails do Brasil todo, sobre jogos, times em formação, resultados,amistosos, jogadores, fotos, etc... Se eu fosse publicar tudo que chega, achoque não teria muito tempo, para fazer outras coisas na minha vida. O SidelineBrasil é alimentado, atualizado e editado por apenas uma pessoa. Confesso quejá tive mais tempo para isso tudo...
"Atualmente recebo cerca de 110 a 130 e-mails do Brasil todo [...] o Sideline Brasil é alimentado, atualizado e editado por apenas uma pessoa"
TC: Porque só focarno F.A nacional?
Jay: Sou apaixonado pelo Futebol Americano desde 1992,onde ano que vem estarei completando 20 anos que procuro acompanhar de pertoesse esporte. Em 2004 eu assisti a uma partida de beach football, na praia deBotafogo – RJ foi então que percebi que não estava sozinho nessa “loucura”,aliás, acabei confirmando que existiam caras piores... risosss
Com o intuito de poder divulgar essa paixãolouca, uma paixão que foi a campo em diversos estados no Brasil, nasceu oSideline Brasil.
Já existiam muitos outros sites e blogs sobre ofutebol americano, 98% divulgava a NFL, na época eu não queria ser mais um,busquei esse diferencial, em prol desses caras que fazem o esporte acontecer nopaís. Atualmente, outros blogs e sites foram criados e a história esta sendocontada, isso me deixa muito satisfeito, pode acreditar!
TC: Qual estado maisdesenvolvido no F.A? (RJ,SP..)
Jay: Sinceramente acho que não há um estado melhor oupior, podemos classificar em maior e menor. Explico: Hoje temos 3 estados quepossui um campeonato estadual com mais de 4 equipes, deixando de ser umtorneio. Destaco o Catarinense, mais longo e com mais times disputando essacompetição. Tem seus problemas internos, como qualquer outro, mas vale a penacobrir. Depois classifico Paraná e São Paulo, dois estados com bastantesequipes equipadas, sem contar com o tradicional estadual de flag football emsampa.
No RJ, chegamos a três times totalmenteequipados, mas tendo como forte o principal campeonato de Beach Football dopaís. São mais de 10 temporadas de muita rivalidade e o principal, revelandonovos adeptos ao esporte. Os capixabas estão prometendo o primeiro estadualtotalmente equipado em 2012, fator importante para um estado que abraçou a bolaoval. Hoje, muitos sabem da existência do Vila Velha Tritões a AssociaçãoAtlética Ferroviária (principal time capixaba de soccer).
Ainda temos um crescimento forte de equipes nocentro do país, muito em função do sucesso do Cuiabá Arsenal e no norte enordeste os campeonatos vão ganhando a cada temporada uma melhor estrutura, comequipes totalmente equipadas.
TC: Porque o Torneio Touchdown e o campeonatoorganizado pela LBFA não se extinguem para que haja a criação de um só, comcobertura mais amplificada?
Interesses e pensamentos diferentes fazem com queainda não temos um campeonato único. Eu como divulgador do esporte, trato deforma igual, dando a mesma importância para cada competição nacional...
Jay: Seu sitecontribuiu para o crescimento do esporte?
Creio que o pessoal curte o que escrevo, hajavista, a quantidade de acessos únicos que recebo ao longo desses anos. Em trêstemporadas full pads no Brasil, o Sideline Brasil soma nada menos que 153.896acessos únicos (IPs diferentes). Espero que todo esse trabalho tenha servidopara um pouquinho desse crescimento.
TC: Hoje em dia, o Sidelinebrasil.com é reconhecidonacionalmente pela excelente cobertura do esporte aqui praticado. No começo, oquão difícil foi conquistar esse reconhecimento?
Jay: Não faço o Sideline Brasil para ser reconhecido,para ser o melhor, ou qualquer coisa do gênero. Se ele chegou a isso tudomesmo, gostaria muito de agradecer a todos que contribuíram de certa forma. Sãocom as informações que lotam minha caixa de e-mails, tornando viável acobertura constante do futebol americano no Brasil através do Sideline Brasil.
TC: Existia algumsite que já fazia a cobertura do esporte?
Jay: Existiam alguns sim na época, mas infelizmenteesses colegas não deram continuidade, muito em função da falta de tempo. Mascomo já disse, outros já estão fazendo acontecer e merecem ser acompanhados.Recomendo o site do Junior Martins, inclusive é jornalista de profissão e outroda antiga, o Futebol Americano.com.br, editado pelo grande parceiro Renato SPY.
TC: Pretende cobrir aNFL também?
Jay: Não, tem muita gente boa por ai... A NFL não precisado Sideline Brasil para ser divulgada!
TC: Já praticou F.A?Se sim, em qual equipe e porque parou?
Jay: Não, nunca joguei uma partida de futebolamericano! Já bastam os tackles da vida...
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.
>> Participe do único e exclusivo Fórum sobre NFL no Facebook: http://www.facebook.com/groups/288334057875424/
>> Não esqueça de participar de nossa promoção no Twitter, o prêmio é uma camiseta do New York Jets! Segue o regulamento: http://www.theconcussion.com/2011/12/off-regulamento-da-promocao-concussion.html
