>> The Catch foi o nome dado para uma das jogadas mais memoráveis da história da NFL e que teve lugar no NCFCG entre Cowboys e 49ers da temporada de 1981/82.
Os 49ers entravam na temporada de 81 desacreditados, pois vinham de uma série de temporadas com menos de 6 vitórias, o lendário QB Joe Montana havia estreado na liga 2 anos antes, na temporada de 1979 e ainda não mostrara porque entraria para o hall da fama do esporte. Mas como na NFL tudo pode acontecer, em 81 os 49ers surpreenderam a todos ganhando 13 jogos e perdendo apenas 3. No caminho até os playoffs a equipe vermelha e dourada conseguiu passar por Saints 2x, LA Rams 2x, Falcons, Cowboys, Bears, Redskins, Steelers, Packers, Giants, Bengals e Houston Oilers (atual Tennessee Titans), perdendo somente para Falcons, Lions e Browns, ganhando uma folga na primeira rodada da pós-temporada.
Do outro lado do jogo tínhamos os Cowboys, tradicional time da NFL e que vinha de uma seqüência de 6 temporadas seguidas com pelo menos 11 vitórias. Naquela não foi diferente, ganharam 12 jogos e perderam somente 4. Os Cowboys pegaram a segunda vaga na NFC, ficando atrás somente dos 49ers. Os Cowboys passaram por Redskins 2x, Eagles 2x, Giants, Cardinals, Patriots, LA Rams, Dolphins, Bills, Bears e Colts, e perderam os jogos diante de Cardinals, Lions, Giants e os próprios 49ers, este último numa lavada 45 a 14. Nos offs a equipe azul e branco facilmente derrotou os Bucs em casa por 38 a 0, isso mesmo, 0 num jogo de playoffs.
Agora de volta à final.
O jogo todo foi muito bem disputado por duas grandes equipes. Os 49ers saíram na frente, anotando um TD logo no começo em um passe de 8 jardas de Montana para Solomon. Os Cowboys responderam com um field goal de 44 jardas, parando a campanha seguinte dos 49ers e anotando um TD de 26 jardas em um passe de Danny White. Montana então mostrou toda sua habilidade e lançou um passe de 20 jardas para TD e retomou a liderança no placar, em 14-10. Então as zebras, sempre elas, tiveram sua pequena participação. Em uma terceira descida os juízes marcaram uma interferência defensiva no passe muito controversa até hoje, o que deu aos Cowboys a chance de virar antes do intervalo, pois começariam da linha de 12 jardas do campo de ataque, então Tony Dorsett anotou um TD curto de 5 jardas e os times foram para os vestiários com Dallas na frente, 17-14.
No terceiro período, San Francisco retomou a ponta com um TD de 2 jardas percorridas pelo RB Johnny Davis. As defesas resolveram apareceram e pararam as campanhas seguintes no terceiro período, que não teve mais nenhuma pontuação.
Pontuação essa que veio bem no começo do último quarto em um field goal de 22 jardas dos Cowboys para deixar o jogo 21-20. A defesa do time do Texas estava jogando muito bem e forçou um fumble que foi recuperado pelo CB Everson Walls e Danny White não deixou barato. Achou o TE Doug Cosbie na end zone com um belo passe de 21 jardas para deixar o placar em 27-21. Com 4:54 ainda por jogar os 49ers precisavam de um TD e começariam de sua própria linha de 11 jardas, tendo que caminhar 89 para vencer. Então a estrela de Joe Montana apareceu.
Logo na primeira jogada, o RB dropou um passe razoavelmente fácil, aí o torcedor podia achar que não era o seu dia, mas eles tinham Montana. Misturando corridas e passes precisos, o camisa 16 conduziu sua equipe até a linha de 6 jardas do campo de ataque com cerca de 1 minuto ainda restando. Numa terceira descida crucial, o momento mais memorável da partida. Montana recebeu o snap e correu para a direita em uma jogada chamada “Sprint right option”, mas 3 defensores de Dallas correram para amassar sua cabeça, então Montana lançou a bola para a end zone em um passe alto, estava jogando a bola fora para tentar na quarta descida. Isso foi o que muitas pessoas, inclusive o treinador de San Francisco Bill Walsh, pensaram. “Achei que ele estava se livrando da bola e já comecei a pensar na próxima jogada quando ouvi os gritos da torcida.” Gritos da torcida? Sim. O WR Dwight Clark se esticou todo no fundo da end zone e agarrou a bola com a ponta de seus dedos. Touchdown 49ers e a vitória por 28-27.
Essa jogada abriu caminho para os 4 títulos de Super Bowl dos 49ers na década de 80, formando assim uma dinastia naquela década.
The Concussion é um site e blog de Futebol Americano que
abrange desde a cobertura da temporada da NCAA e da NFL
até curiosidades históricas das mesmas.
>> Participe do único e exclusivo Fórum sobre NFL no Facebook: http://www.facebook.com/groups/288334057875424/
>> Não esqueça de participar de nossa promoção no Twitter, o prêmio é uma camiseta do New York Jets! Segue o regulamento: http://www.theconcussion.com/2011/12/off-regulamento-da-promocao-concussion.html
